Baixe o material de estudo
O concurso STJ para ingresso no Superior Tribunal de Justiça terá a aplicação das provas objetivas no dia 1° de dezembro de 2024. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Com vagas para a formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista Judiciário, em diversas especialidades, a remuneração pode chegar a até R$ 13 mil, além de benefícios.
Entenda como funcionará o critério de desempate.
Saiba tudo sobre o concurso do STJ.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Concurso STJ: conheça o critério de desempate
Em caso de empate na nota final, o edital seguirá a seguinte ordem de preferência para a seleção do candidato:
- Idade: ter 60 anos ou mais até o último dia de inscrição, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003).
- Nota na Prova Objetiva: o candidato que obtiver a maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos (P2) terá preferência.
- Número de Acertos em P2: se o empate persistir, será considerado o número de acertos na mesma prova.
- Nota na Prova Discursiva: em seguida, a maior nota na prova discursiva será um critério de desempate.
- Acertos na Prova de Conhecimentos Básicos (P1): o maior número de acertos na prova objetiva de conhecimentos básicos também será levado em conta.
- Idade: o candidato com maior idade terá prioridade.
- Exercício da Função de Jurado: candidatos que já exerceram a função de jurado (conforme o art. 440 do Código de Processo Penal) também terão vantagens nesse desempate.
Convocação para verificação
Se o empate ainda não for resolvido após a aplicação dos critérios acima, os candidatos serão convocados para apresentar a certidão de nascimento, a fim de verificar a hora de nascimento, que servirá como critério final de desempate.
Aqueles convocados devem apresentar uma imagem legível da certidão de nascimento. Se não o fizerem, será considerada a hora de nascimento como 23h59min59s.
Documentação para jurados
Candidatos que se enquadram no exercício da função de jurado serão convocados antes da divulgação do resultado final para entregar a documentação necessária que comprove essa função. Os documentos aceitos incluem certidões, declarações ou atestados emitidos pelos Tribunais de Justiça Estaduais e Regionais Federais.
Resumo do concurso STJ
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Fonte: Gran Cursos Online