Apostilas em PDF – veja inscrição, resultado e documentação

Baixe o material de estudo



baixar curso online

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital dos programas de seleção, bolsas e financiamento estudantil para o segundo semestre. Por isso, a seguir confira os principais pontos do edital Prouni 2023, além dos principais dados sobre Sisu e Fies!

Cabe lembrar que as inscrições para os programas são gratuitas e feitas somente de forma online pelo site oficial do MEC, portanto, cuidado com golpes!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é o Prouni?

Em síntese, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) para estudantes que querem cursar o ensino superior em instituições privadas e se enquadram nos critérios de renda.

Podem se candidatar no programa, estudantes com renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.

Ou seja, ao somar a renda bruta de todas as pessoas e dividir pelo valor total de pessoas que residem na mesma casa, você deve dividir esse valor pelo salário-mínimo vigente.

Por exemplo, João mora com dois irmãos menores de idade, a mãe e o pai, para calcular faríamos a seguinte conta:

Renda bruta da mãe + renda bruta do pai/5 (total de pessoas na residência) = X e X/1.320 (salário-mínimo vigente desde maio de 2023)

Caso o resultado seja de até 1,5, João seria elegível à bolsa integral e, caso fique entre 1,5 e 3,0, à bolsa parcial de 50%.

Além disso, a seleção e classificação ocorre por meio da nota das edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo critérios mínimos:

  • No mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
  • Nota maior que zero na prova de redação do Enem;
  • Não ter participado do exame na condição de treineiro (comumente feito por pessoas que ainda não concluíram o exame e querem apenas praticar a prova, mas não podem utilizar seu resultado).

Edital Prouni 2023

O Prouni ocorre em média a cada seis meses, sendo que em junho e julho estará aberto o cronograma de inscrições, vagas e o resultado do Prouni 2023 do 2º semestre.

Para o edital Prouni 2023.2, serão aceitas as notas das edições de 2021 e 2022 do Enem para preencher as vagas ofertadas por instituições credenciadas e vinculadas ao programa em todo o país.

Vale ficar de olho nas datas de inscrição e resultado para consultar o site do Prouni e seguir os passos necessários em cada etapa:

Inscrição Prouni 2023: quando abre?

De 27 a 30 de junho, estarão abertas as inscrições para o Prouni 2023 do 2º semestre. Para fazer a sua inscrição, acesse o site do Prouni e siga o passo a passo.

Na página do participante, preencha seus dados atualizados e confirme as informações e etapas no sistema.

Resultado Prouni 2023: quais as datas de divulgação?

O resultado do Prouni 2023 do 2º semestre está previsto para duas datas: 4 de julho a primeira chamada e 24 de julho para a segunda chamada.

Como ver a classificação no Prouni 2023?

Tanto as inscrições quanto os resultados do Prouni 2023 podem ser feitas no site do Prouni. Portanto, os estudantes devem se atentar ao cronograma oficial e consultar frequentemente a plataforma.

O Ministério da Educação não envia nenhum comunicado via e-mail, telefone ou qualquer outro meio de contato comunicando o resultado ou outras notificações sobre o processo. Cuidado com golpes.

Documentação Prouni: o que precisa?

Se você quer se inscrever, precisa ver a documentação do Prouni para ter certeza que poderá usufruir da bolsa de estudos. Basicamente, a documentação exigida consiste em vias originais e cópias de:

Comprovante de conclusão do ensino médio

Para realizar matrícula no ensino superior, é preciso apresentar certificado de conclusão de ensino médio regular ou por meio do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Documentos de identificação com foto do candidato e das demais pessoas da mesma residência

Podendo ser aceitos um dos seguintes documentos nesta categoria:

  • Carteira de Identidade emitida por órgãos de segurança pública das unidades da Federação;
  • Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, no prazo de validade;
  • Carteira funcional emitida por repartição pública ou por órgãos de classe de profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para membros ou dependentes;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso;
  • Passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Comprovante de residência

Sendo aceita uma das seguintes opções de comprovante de residência:

  • Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone (fixo ou móvel);
  • Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel;
  • Declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel;
  • Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Contracheque emitido por órgão público;
  • Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional;
  • Fatura de cartão de crédito;
  • Extrato ou demonstrativo bancário de outras contas, correntes ou de poupança, bem como extrato ou demonstrativo bancário de empréstimo ou aplicação financeira;
  • Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Guia ou carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Comprovante de renda

A documentação Prouni exige comprovação de renda aceitando diversas opções de documentos para 7 diferentes grupos de atividades:

  • Assalariados;
  • Trabalhadores de atividade rural;
  • Aposentados e pensionistas;
  • Autônomos;
  • Profissionais liberais;
  • Sócios e dirigentes de empresas;
  • Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens.

Você pode consultar as opções de comprovantes no site do Prouni (prouniportal.mec.gov.br).

Outros documentos exigidos eventualmente pelo Prouni

Além disso, a documentação Prouni pode solicitar documentos complementares e específicos. Por exemplo:

Para pessoas com deficiência, é solicitado laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).

Caso um dos pais do estudante não more na mesma casa, será preciso apresentar comprovante de separação, divórcio ou óbito. Caso não resida por outro dos motivos apresentados, será preciso apresentar declaração, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a situação, a critério do coordenador do Prouni.

Professores da rede pública de ensino, que desejam cursar licenciatura por meio do Prouni precisam apresentar comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica pública como integrante de quadro de pessoal permanente da instituição.

Prouni 2023: como saber se minha documentação foi aceita?

Após a divulgação dos resultados, é preciso fazer a matrícula na instituição de ensino e comprovar as informações dadas no cadastro. Cada instituição possui sua própria lista de documentos exigidos e avalia se aceita ou não o que foi entregue.

Nesse caso, é preciso validar a documentação do Prouni 2023 na própria instituição de ensino, juntamente à pessoa coordenadora do programa na instituição. Essa pessoa, pode ainda pedir outros documentos eventualmente, caso julgar necessário para comprovar as informações prestadas pelo candidato, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.

Além disso, no momento da matrícula, aproveite para perguntar como funciona a atualização regular (semestral) para a manutenção da bolsa de estudos ao longo de todo o curso naquela instituição

Edital Sisu 2023

Para quem busca vagas em instituições de ensino públicas e fez a edição 2022 do Enem, é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o Edital Sisu 2023, de 19 a 22 de junho estarão abertas as inscrições e o resultado deve ser divulgado no dia 27 de junho.

Vale lembrar que para manter a bolsa de estudos do Prouni, não é possível estar matriculado(a) em mais de uma instituição de ensino simultaneamente.

Por isso, não é possível ser beneficiado(a) ao mesmo tempo por Prouni e Sisu. Diferentemente do que acontece com o Fies.

Edital Fies 2023

Já para quem quer financiar as mensalidades do curso em instituições privadas, pode se inscrever ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O edital Fies 2023 prevê inscrições entre 4 e 7 de julho e resultados para o dia 11 de julho.

Isso acontece, inclusive, para que pessoas que obtiveram aprovação em bolsa parcial pelo Prouni possam se inscrever e financiar o restante da mensalidade.

Podem participar pessoas que fizeram alguma edição do Enem desde 2010.

Quer ficar por dentro do edital Prouni 2023.2 e dos outros programas de acesso ao ensino superior, além de conferir vantagens e valores imperdíveis da Gran Faculdade? Então, siga acompanhando nosso blog!

 


Acompanhe a Faculdade Digital mais inovadora do Brasil, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Fonte: Gran Cursos Online

Download disponível – veja inscrição, resultado e documentação



Baixar video aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile