Baixe o material de estudo
Os Recursos Polícia Penal GO podem ser interpostos a partir de hoje e até às 17h do dia 18/09/2024. Os recursos devem ser enviados para o endereço eletrônico www.ibfc.org.br.
As avaliações do concurso da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás foram aplicadas neste domingo, 15 de setembro de 2024.
Acompanhe neste conteúdo os comentários dos mestres do GRAN sobre os possíveis recursos PP GO!
Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:
LÍNGUA PORTUGUESA – Questão 8
Enunciado: “Na passagem ‘os partidários de Hitler tiveram de testemunhar vários esportistas negros na disputa” (7º§) a segunda ocorrência da preposição ‘de’ revela uma”.
ANÁLISE
A preposição “de”, em sua ocorrência, conecta verbo auxiliar (tiveram) e verbo principal (testemunhar) para formar locução verbal. Não se trata de verbo “ter” (tiveram) seguido de complemento verbal preposicionado (de testemunhar). Não se trata, então, de caso de regência verbal para ser possível considerar como se afirma na opção “a) variação de regência verbal”. Isso pode ser confirmado mediante consulta a diversos estudiosos renomados da língua portuguesa, a exemplo de Luft, Dicionário Prático de Regência Verbal (no verbete “ter”), a exemplo de Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo (7ª ed. Lexikon, pp. 474-75), e a exemplo de Bechara, Moderna Gramática Portuguesa (37ª edição, editora Nova Fronteira) na análise de locuções verbais e de formas nominais.
A opção “b) especificação do adjunto adverbial” também não corresponde à construção “tiveram de testemunhar”.
A opção “c) complementação do substantivo” não pode ser resposta, porque a preposição “de” conectou verbo “ter” (tiveram) e outro verbo (testemunhar), ou seja, não introduziu complementação de nenhum substantivo.
A opção “d) exigência de concordância verbal” não se aplica ao uso da preposição “de” em “tiveram de testemunhar”, pois concordância verbal avalia adequação de flexão verbal para combinar com sujeito, e não avalia relação de conectar verbo auxiliar (ter: tiveram) e verbo principal (testemunhar) numa locução verbal (tiveram de testemunhar).
A opção “e) adequação à concordância nominal” também não se aplica ao uso da preposição “de” em “tiveram de testemunhar”, pois concordância nominal avalia adequação de flexão nominal entre adjetivos ou numerais ou artigos ou pronomes com um substantivo no papel de núcleo de sintagma nominal, e não avalia relação de conectar verbo auxiliar (ter: tiveram) e verbo principal (testemunhar) numa locução verbal (tiveram de testemunhar).
CONCLUSÃO. Não existe resposta para esta questão.
PEDIDO deste recurso. Anular a questão, por não existir resposta adequada, à luz da norma gramatical.
Recursos Polícia Penal GO: Questões Passíveis de Recurso
Participe da live hoje, às 18h30, com Lorena Ocampos e confira as questões passíveis de recurso do concurso Polícia Penal GO.
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do concurso Polícia Penal GO
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Concursos Abertos
Concursos 2024
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Telegram
Fonte: Gran Cursos Online