Um grupo de pesquisadores das universidades de Newcastle e Leeds, no Reino Unido, realizou um estudo intrigante sobre o papel da banana verde na prevenção do câncer, especialmente em indivíduos com predisposição genética à doença.
Segundo publicação do Jornal O GLOBO, a pesquisa focou em mil pessoas com a síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de cânceres como os do intestino, ovário, estômago, útero e pâncreas.
Durante quatro anos, esses cientistas investigaram os efeitos de uma dose diária regular de suplemento de amido resistente, equivalente à quantidade encontrada em uma banana verde.
Os resultados foram notáveis, com uma redução de até dois terços (ou seja, quase 60%) em alguns tipos de câncer. Essa pesquisa foi publicada na revista científica da Associação Americana para a Pesquisa sobre o Câncer.
No estudo, 460 participantes receberam instruções para ingerir uma dose diária de 30 gramas de amido resistente, o principal componente presente na biomassa de banana verde, ao longo do período de pesquisa. Enquanto isso, outro grupo recebeu doses de placebo.
Uma descoberta fascinante foi que o suplemento manteve seu impacto mesmo uma década após a interrupção do consumo. Os pesquisadores planejam um acompanhamento de dez anos e continuarão investigando o papel da aspirina na redução do câncer no intestino grosso, uma vez que pesquisas anteriores sugeriram uma redução de 50% nesses casos.
+ Reajuste de 9%: Lula sanciona lei que beneficia servidores federais e pensionistas
Veja receitas que auxiliam na prevenção de doenças
O médico nutrólogo, Eduardo Magalhães, compartilhou nas redes sociais, duas receitas utilizando o amido resistente, encontrado na banana verde e na batata yakon, que auxilia na saúde intestinal, perda de peso e prevenção de doenças. Veja as receitas:
- Biomassa de Banana Verde:
- Cozinhe 6 bananas verdes orgânicas, com casca, em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-las.
- Após o pino da panela começar a apitar, cozinhe por mais 8-10 minutos e desligue o fogo.
- Descarte a água do cozimento e as cascas.
- Em seguida, processe a polpa ainda quente.
- Armazene a biomassa em um recipiente de vidro na geladeira ou em formas de gelo para facilitar o uso futuro.
- Batata Yakon:
- A batata yakon pode ser consumida crua, em saladas e sucos.
- Experimente fazer um purê com leite de coco e açafrão, uma combinação deliciosa.
Magalhães explicou que os brasileiros podem adicionar a biomassa de banana verde ou a batata yakon lentamente na rotina do dia a dia, a exemplo do uso em sucos matinais ou omeletes.
“As fontes que gosto mais e indico muito é justamente a banana verde, mais precisamente sua biomassa, que pode ser utilizada como espessaste em sopas e sucos por exemplo, gosto também nos omeletes, e a batata yakon, ótima em sucos e saladas, em sua forma crua mesmo, ou então pode-se fazer um purê com leite de coco e açafrão que fica uma delícia”, escreveu.
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil