Está formada a comissão que organizará o concurso para guarda de Manaus, no estado do Amazonas. A portaria que institui a comissão foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 24 de agosto.
De acordo com o documento, a comissão especial de acompanhamento e apoio técnico do concurso público destinado ao provimento do cargo de guarda municipal será composta pelos seguintes membros:
- Alberto de Siqueira Santos Barbosa Neto, coordenador;
- Carlos José de Oliveira Filho, membro;
- Jean Michel Amorim de Souza, membro;
- Jorcelia Farias Dantas Pires, membro; e
- Luiz Guilherme da Silva Morais, membro.
Entre as atribuições da comissão, estão:
- Fornecer todos os dados e informações precisas à empresa contratada, para que a mesma possa elaborar os editais necessários para a abertura do concurso público;
- Fiscalizar a prestação dos serviços da empresa contratada;
- Analisar os editais e os comunicados relacionados ao concurso público;
- Receber e analisar os relatórios diversos;
- Responder, no que couber, aos órgãos públicos, como TCE, sindicatos e demais entidades, quanto a possíveis questionamentos pertinentes ao processo de seleção, assessorados pela empresa Contratada; e
- Aprovar os atos realizados pela empresa contratada, tais como: cronograma de execução de acordo com as fases do concurso público; minuta do edital; a matéria técnica pertinente ao conteúdo programático, entre outros atos necessários ao andamento do concurso.
Mais informações sobre o novo concurso
O concurso para guarda de Manaus é aguardado desde 2021, quando anunciado pelo prefeito David Almeida. Em fevereiro deste ano, o prefeito voltou a confirmar a seleção, inclusive dando a previsão de publicação do edital no primeiro semestre de 2023 – o que não ocorreu. Na ocasião, ele reforçou que a realização do certame é uma das prioridades do plano de metas para este ano.
Agora, com a formação da comissão especial de acompanhamento do concurso, cresce a expectativa pela publicação do edital até o final de 2023. Os próximos passos serão a definição da banca organizadora e assinatura do respectivo contrato.
Ao todo deverão ser oferecidas 200 vagas para preenchimento imediato. Para concorrer é necessário possuir ensino médio completo e altura mínima de 1,60m para homens e 1,50m para mulheres. A remuneração inicial, no último certame, foi de R$ 900. O valor atualizado ainda deve ser confirmado.
Ao anunciar o concurso, em 2021, o prefeito explicou que as contratações deverão ser feitas em decorrência de 122 servidores que já contavam, na época, com previsão de se aposentar. “Por isso, vamos lançar o edital do concurso da guarda municipal. Serão 200 vagas, sem cadastro reserva”, disse.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso para guarda de Manaus ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 293 vagas imediatas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Funcab.
A seleção foi composta de quatro etapas:
- provas objetivas;
- avaliação médica;
- exames psicológicos; e
- testes de aptidão física.
A parte objetiva contou com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
- língua portuguesa;
- matemática; e
- atualidades.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso para guarda de Manaus.
* Notícia útil para o Estado do Amazonas. Confira mais informações sobre a região aqui.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosconcursos am (amazonas)concursos 2023provas anteriores