O concurso ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) não deve fazer parte do Concurso Nacional Unificado, de acordo com as últimas informações divulgadas pela própria agência. A seleção, autorizada em 19 de julho pela ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, já conta com comissão organizadora formada desde 9 de agosto. A publicação do edital está prevista para ocorrer, no mais tardar, até a segunda quinzena de janeiro.
O concurso ANAC contará com uma oferta de 70 vagas para o cargo de especialista em regulação de aviação civil. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 16.413,35.
De acordo com a portaria que autoriza a seleção, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a publicação do edital de abertura de inscrições.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso ANAC ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 150 vagas, para cargos com exigência de níveis médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 11.974,49. A banca organizadora, na ocasião, foi o Esaf.
No caso de ensino médio, as opções foram as seguintes:
- técnico administrativo – 15 vagas
- técnico em regulação de aviação civil – 45
Para nível superior:
- analista administrativo – 25 vagas
- especialista em regulação civil – 65
No caso de especialista, a distribuição por áreas foi a seguinte:
- “área 1” (24 vagas): qualquer área de formação;
- “área 2” (18): engenharia mecânica, engenharia aeronáutica ou engenharia de produção;
- “área 3” (7): economia ou ciências contábeis;
- “área 4” (10): engenharia civil, engenharia de produção ou arquitetura; e
- “área 5 (6): superior em qualquer área de formação, acrescido de licença de piloto de linha aérea ou de piloto de linha de helicóptero, com Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido ou Certificado de Capacitação Física (CCF) válido e Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores