O novo concurso Ministério do Planejamento e Orçamento já está autorizado. A seleção foi anunciada na manhã desta terça-feira, 18 de julho, pela ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, dentro de um pacote de 2.480 vagas anunciadas para diversos órgãos do governo federal. No caso do ministério do Planejamento, a oferta será de 100 oportunidades. A seleção já havia sido anunciada por Dweck em maio.
A portaria autorizativa do concurso Ministério do Planejamento deve ser publicada a qualquer momento no diário oficial da União. A partir da liberação, o governo contará com um prazo de seis meses para a publicação do edital, ou seja, até janeiro.
Os cargos que serão contemplados ainda não foram divulgados, o que deve ocorrer com a publicação da portaria no diário oficial
Concurso Ministério do Planejamento: saiba como foi a última seleção
O último concurso Ministério do Planejamento ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 556 vagas de nível superior no Ministério do Planejamento (MPOG) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A banca organizadora na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
No caso do Planejamento, na ocasião chamado de Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a oferta foi de 534 vagas, da seguinte forma:
- analista de tecnologia da informação – 300 vagas
- analista técnico administrativo – 83 vagas
- administrador – 6 vagas
- arquivista – 9 vagas
- arquiteto – 16 vagas
- assistente social – 7 vagas
- contador – 14 vagas
- economista – 7 vagas
- engenheiro – 54 vagas
- geógrafo – 17 vagas
- geólogo – 16 vagas
- médico – 4 vagas
- técnicos em assuntos educacionais – 1 vaga
Para o Inep foram 22 vagas, em duas carreiras:
- técnico em assuntos educacionais – 18 vagas
- técnico de nível superior – 4 vagas
A prova objetiva foi composta de 120 questões, distribuídas da seguinte forma:
- conhecimentos básicos – 50 questões
- conhecimentos específicos – 70 questões
Para a classificação final também foram considerados títulos, que contaram apenas com caráter classificatório no resultado final.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores