Acesse o conteúdo completo – 80% dos candidatos interessados na lista de espera
Vagas remanescentes do CNU 2024 tem 80% dos candidatos interessados; lista de espera abert!
Desde o dia 9 de setembro, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) abriu o prazo para que candidatos demonstrem interesse na lista de espera referentes às vagas remanescentes do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024.
Para esclarecer dúvidas sobre a medida, a pasta realizou uma live no YouTube e, durante o ao vivo, integrantes do MGI divulgaram o número, até o momento, de candidatos interessados em participar da lista.
Segundo informações divulgadas por esses servidores, 80% dos candidatos que realizaram as provas e seguem na expectativa de convocação demonstraram interesse em participar da lista.
O registro, no entanto, é obrigatório e gratuito, já que, segundo o MGI, o procedimento serve para informar aos organizadores se o inscrito deseja ou não concorrer às oportunidades futuramente abertas.
Aqueles que ainda não fizeram o registro devem acessar o site do SouGov.br, com login em conta de nível Pra ou Ouro, e enviar a resposta até o dia 18 de setembro.
“Esse procedimento é gratuito e deve ser realizado mesmo por quem não deseja continuar concorrendo. Nesses casos, a pessoa aprovada deve acessar o sistema e marcar que não tem interesse. No sistema do SouGov, ao clicar para registrar o interesse, cada candidato terá acesso a informações como: cargo, ministério supervisor e remuneração prevista. Assim, cada pessoa pode refletir melhor e decidir com clareza se quer ou não seguir na disputa para aquele cargo.”, afirmou o MGI.
É importante ressaltar que até aqueles inscritos no ENEM dos concursos de 2025 podem manifestar interesse, desde que esteja em lista de espera do CNU de 2024.
- NÃO podem participar: pessoas eliminadas em todos os cargos ou que não fizeram o CPNU 1.
Como vai funcionar o chamamento do CNU de 2024?
Segundo o assessor especial do MGI, Pedro Assumpção, a ordem de preferência de chamamento ocorrerá a partir de cargo por cargo.
Isso significa que o candidato poderá desistir pontualmente de qualquer um dos cargos que estão em sua lista, vinculados ao bloco temático escolhido anteriormente, até que a prioridade que você indicou ou pretende seja alcançada.
Pedro Assumpção ressaltou que o ranking da ordem de preferência já está registrado e não é porque a pessoa desiste de um cargo de maior preferência que perderá os de menor preferência. O sistema foi desenhado justamente para permitir que o candidato escolha quais cargos deseja se desvincular”, explicou.
Para mais informações sobre o CNU 2024, além da listAa de espera, acesse o link abaixo!
Saiba mais: CNU 2025
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos