Acesse o conteúdo completo – como funciona a Lista Nacional?
O concurso do Ministério Público da União (MPU) está com edital publicado e oferta de 152 vagas imediatas, e nós preparamos este artigo com as principais informações sobre a Lista Nacional.
A Classificação Nacional ocorre quando o candidato aprovado tem uma classificação estadual referente à Unidade da Federação para a qual se candidatou. Além disso, existe uma classificação geral no âmbito nacional, comparando todos os candidatos aprovados para o mesmo cargo.
A Nomeação Nacional se aplica aos estados que não possuem vagas no edital, mas onde surgirem oportunidades durante o certame. A Lista Nacional é publicada no Diário Oficial da União, com a convocação de candidatos conforme a classificação nacional.
Para manifestar interesse na vaga, o candidato deve preencher um formulário disponível no Edital de Convocação Nacional. Caso o candidato não tenha interesse na vaga, ele continua na lista de aprovados, mas será considerado desistente da convocação nacional.
O candidato pode indicar sua preferência por vagas, organizando-as por cidade em ordem numérica (1-2-3). A lotação, porém, será feita pelo critério de conveniência da administração, respeitando, sempre que possível, a ordem de preferência do candidato.
A nomeação ocorrerá por ordem de classificação nacional, entre os candidatos que manifestarem interesse na mesma vaga. Se o candidato aceitar a nomeação, ele será excluído das demais listas do mesmo cargo, impedindo novas nomeações estaduais.
Confira mais detalhes do concurso MPU, além da lista nacional, através do link abaixo:
Saiba mais: concurso MPU
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Que tal estudar para o concurso MPU?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos
Fonte: Estratégia Concursos