Conteúdo liberado – Como otimizar o tempo de prova

Acesse o conteúdo completo – Como otimizar o tempo de prova



Baixar apostila para concurso

Otimizar o tempo

Olá, futuro aprovado! Hoje vamos dar dicas para você aprender a otimizar o tempo de prova

A gestão das horas disponíveis para resolução da prova é um dos principais pontos a serem observados. Existe o grande risco de acontecer a reprovação não por erros, mas pela impossibilidade de resolver todas as questões.

É recorrente a má gestão do tempo em provas de concursos, sendo esse um fator imprescindível para o concurseiro aprimorar. De nada adianta o domínio do conteúdo, sem o domínio das horas disponíveis para colocá-lo em forma de marcações em provas objetivas ou texto nas provas discursivas.

Por isso, com base na experiência de concurseiros capazes de gerir as horas de prova de forma eficaz, vamos dar dicas de como otimizar o tempo. Dessa forma, esse será menos um empecilho para alcançar a tão sonhada nomeação.

1 – Primeiro passo para iniciar a gestão do tempo de prova

Caso o seu concurso contemple questões objetivas e discursivas, seja estudo de caso ou dissertação, aqui vai uma dica de ouro:

Ao iniciar a prova, vá até a questão discursiva, leia o comando da questão ou tema de redação. Somente depois inicie a resolução das objetivas.

Ao agir dessa maneira, você evita surpresas com o assunto a ser discutido somente no final da prova. Cria familiaridade com a questão. Além de conseguir otimizar o tempo, tem a possibilidade de verificar assuntos correlatos e que podem ajudar como argumentos na própria prova objetiva.

E, outro ponto importante, o subconsciente trabalha o assunto em modo stand by, buscando meios de desenvolvimento e escrita de um bom texto.

2 – Gestão de tempo está relacionada a fazer primeiro o assunto que tem domínio

Não se apegue a ordem das questões no caderno de provas.

O examinador não se preocupa com a subjetividade de cada candidato. Dessa forma, cabe a cada um utilizar da melhor estratégia para garantir o maior número de questões.

Ao iniciar a prova pelo seu conteúdo de domínio ou de maior facilidade, é possível adquirir confiança e determinação para resolver os assuntos mais complexos. Além disso, evita a possibilidade de errar conteúdos de que tem conhecimento, por já estar cansado na hora de resolvê-los.

3 – Se não sabe a questão, pule e volte depois

Muitos candidatos ficam travados ao se depararem com questões que não sabem, não se lembram ou que já estudaram, mas não tem certeza da resposta.

Nessa hora, não vale a pena deixar o relógio correr sem controle.

Lembre-se, a resposta não vai cair do céu! A perda de tempo nesse momento, pode custar a resolução de outras questões mais fáceis, comprometendo pontos que seriam certos.

Então a dica é: marque a questão de dúvida para voltar após a resolução do restante da prova.

4 – Não deixe a questão discursiva para o final

Após terminar as questões objetivas, ainda sem voltar nos pontos de dúvidas, rascunhe a questão discursiva.

Mas, cuidado! Não é necessário elaborar o texto perfeito no documento provisório. Basta anotar as principais ideias, os pontos chaves e os argumentos que irá utilizar para a defesa do seu ponto de vista. 

No caso de estudo de caso, faça da mesma forma, anote os pontos principais da resposta.

Em seguida, já passe o texto a limpo no gabarito definitivo. Essa é uma ótima maneira de otimizar o tempo de prova! Pois assim, ainda no meio da prova, você já estará com a questão discursiva elaborada e com letra legível.

Deixar esse importante item do edital por último, concentra todo o estresse para o final da prova.

Pois, o correr do tempo e o medo de não conseguir entregar, compromete, inclusive, a legibilidade da letra.

5 – Comece a preencher o gabarito

Em seguida, após a elaboração da discursiva, retome a análise do caderno das provas objetivas. E comece a preencher a folha de respostas com as questões resolvidas.

E, à medida que os pontos de dúvidas forem aparecendo, pare, revise e pense. Contudo, não havendo solução, deixe para o final, continue a marcação do gabarito.

Portanto, apenas após transpor o que tem certeza para a folha de respostas final é que o candidato deve se dedicar à resolução das questões de maior dúvida.

Essa dica é fundamental, pois é recorrente em concursos, candidatos que não sabem gerir o tempo, não preencherem o gabarito definitivo ao longo da prova.

Deixar para fazer tudo ao final, gera a possibilidade de marcações erradas ou em branco. Isso porque, os avisos constantes dos fiscais sobre a proximidade do fim do tempo de prova gera um estado de ansiedade que compromete a concentração.

Pronto, você terminou sua prova. Dentro do prazo previsto, sem estresse e sem se deparar com o desespero do tempo acabar e não conseguir passar por todas as questões por falta de estratégia.

Seja seu maior aliado no alívio do estresse no dia de seu concurso, começando por aprender a otimizar o tempo de prova.

Abraço a todos!

https://www.youtube.com/@EstrategiaConcursosBrasil

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Como otimizar o tempo de prova



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile