Acesse o conteúdo completo – como será a prova dissertativa para Soldado?
Concurso PM SP Soldado terá provas aplicadas em 30 de novembro!
Você que vai participar do concurso PM SP 2025 (Polícia Militar do Estado de São Paulo), para o cargo de Soldado, já conferiu como será realizada a prova dissertativa?
O edital está na praça, corujas! Ao todo, são ofertadas 2.200 vagas e salário inicial de R$ 5.055,53.
Como será realizada a prova dissertativa do concurso PM SP Soldado 2025?
A etapa será composta de uma redação, na qual o candidato deve produzir uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, sendo considerados os critérios a seguir:
- Tema: avalia-se, neste critério, se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.
- Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. Na avaliação do gênero/tipo de texto, observa-se como o candidato sustenta a sua tese, em termos argumentativos, e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Sabe-se que é comum, em textos dissertativos, a exposição de fatos e opiniões, mas é imprescindível que haja um posicionamento por parte do autor da redação, a partir da defesa (clara) de um ponto de vista. No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação-argumentativa, deve-se prezar pela objetividade. Sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado.
- Língua (modalidade e registro): avalia-se, neste critério, a adequação do texto à modalidade escrita e ao registro formal da língua portuguesa. Serão examinados, neste item, aspectos gramaticais e de convenção da escrita, tais como concordância (verbal e nominal), regência, ortografia, acentuação, pontuação etc., bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expresso em palavras e expressões.
- Coesão: avalia-se, neste item, o emprego dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.), responsáveis por tornar mais clara e precisa a relação entre palavras, orações, períodos e parágrafos do texto. Serão considerados aspectos negativos o emprego inadequado ou ausência de conectivos, a falta de divisão do texto em parágrafos (redações em forma de monobloco), as quebras indevidas entre frases ou parágrafos, a repetição excessiva de um mesmo recurso coesivo e a predominância de parágrafos muito curtos ou muito longos, constituídos de apenas um período.
A prova será avaliada na escala de 0 a 40 pontos, sendo habilitado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 20 pontos, já considerada a pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas.]
As inscrições já estão abertas e os interessados podem se candidatar até o dia 23 de outubro, no site da banca organizadora, Fundação Vunesp, ao custo de R$ 85,00.
Para mais informações do concurso PM SP Soldado, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo e exclusivo para você!
Saiba mais: concurso PM SP
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso Polícia Militar SP?
Assinatura de Concursos
Assinatura 1 ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos