Acesse o conteúdo completo – Concurso IBAMA – Cargo 2 (Tema 1): recursos possíveis!
Após a aplicação das provas do concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no último domingo, 06 de abril de 2025, o Cebraspe, responsável pela condução do certame, liberou o acesso aos gabaritos provisórios da etapa.
Com isso, os interessados poderão interpor recursos entre os dias 08 e 10 de abril. O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial. Agora, vamos te ajudar em mais essa importante etapa!
Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!
Concurso IBAMA – Analista Ambiental (Cargo 2 – Tema 1): recursos possíveis
Em relação aos impactos do fogo nos ecossistemas, julgue os itens a seguir.
79 A redução dos níveis de auxinas desencadeada pela passagem do fogo em plantas adaptadas é uma resposta hormonal para a sobrevivência em savanas, pois estimula o crescimento de gemas laterais, evidenciado pela arquitetura tortuosa das árvores.
GABARITO PRELIMINAR: E
GABARITO SUGERIDO: C
À Banca Organizadora,
Venho interpor recurso contra o gabarito da seguinte questão, que trata dos impactos do fogo em ecossistemas de savana, como o Cerrado. A banca considerou a assertiva como incorreta, mas com base na literatura científica, é possível afirmar que ela está correta.
Justificativa:
Fundamento técnico:
- Dominância apical – A auxina é produzida na gema apical e inibe o crescimento das gemas laterais. Sua redução (como em casos de poda ou perturbações como o fogo) permite o crescimento dessas gemas laterais (TAIZ et al., 2017; MASON et al., 2014).
- Resposta ao fogo – Em ambientes de savana, onde o fogo é recorrente, muitas plantas apresentam adaptações morfológicas e fisiológicas. A arquitetura tortuosa é uma dessas respostas adaptativas, associada à brotação de gemas laterais após a destruição da parte aérea (ou supressão da dominância apical) por queimadas (BONILLA, 2011; Fagan et al., 2015).
A literatura científica em fisiologia vegetal explica que a auxina, produzida na gema apical, regula a dominância apical, inibindo o crescimento das gemas laterais. Quando há redução dos níveis de auxina – como após a passagem do fogo – ocorre estímulo ao crescimento de gemas laterais, processo bem descrito como uma adaptação em ambientes de savana, o que leva à formação de uma arquitetura aérea tortuosa, típica de plantas desses biomas.
Tais mecanismos fisiológicos estão amplamente descritos em obras de referência, como TAIZ et al. (2017), FAGAN et al. (2015), e em pesquisas como a de MASON et al. (2014), reforçando que a questão possui embasamento técnico-científico.
Referências Bibliográficas:
TAIZ, Lincoln et al. Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
FAGAN, E. B. et al. Fisiologia Vegetal: Reguladores Vegetais. São Paulo: Andrei, 2015.
BONILLA, G. A. E. Seleção de Bactérias Diazotróficas Solubilizadoras de Fósforo e seu Efeito no Desenvolvimento de Plantas de Arroz. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MASON, M. G. et al. Sugar demand, not auxin, is the initial regulator of apical dominance. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 16, p. 6092–6097, 2014.
Solicito, portanto, a alteração do gabarito de Errado para Certo ou, no mínimo, anulação da questão.
Para mais informações do concurso IBAMA, cujos recursos para o cargo 2 você confere neste artigo, acesse o link abaixo. Preparamos uma página completa para você!
Saiba mais: concurso IBAMA
Quer estudar para o concurso IBAMA?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos