Conteúdo liberado – Concurso SEMED Maricá: veja os recursos possíveis!

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Após a aplicação das provas do concurso SEMED Maricá (Secretaria de Educação do Município de Maricá) no último domingo, 19 de maio, a banca Coseac, responsável pela condução do certame, divulgou os gabaritos preliminares para o cargo de Docente I – Ciências Físicas e Biológicas. Veja abaixo!

Agora, fica aberto até às 16h de amanhã, 20 de maio, o prazo para interposição de recursos contra as respostas da prova.

O Estratégia Concursos esteve presente durante toda a sua preparação, inclusive realizando a correção extraoficial. Agora, vamos te ajudar em mais essa etapa!

Nosso time de professores elaborou sugestões de recursos contra o gabarito provisório da seleção. Veja a seguir!

Recursos possíveis: concurso SEMED Maricá

Questão 16

Na alternativa A, o autor Luiz Antônio Cunha não reforça a perspectiva “salvadora” da educação em
sua obra Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Logo, a alternativa está errada.

As duas alternativas (B, C e D) estabelecem o conceito de análise sociológica do sistema escolar brasileiro, conforme descreve:

De acordo com BRANDÃO (2014):
“A análise sociológica do sistema escolar brasileiro, desenvolvida por Cunha, oferece uma percepção
rigorosa e fortemente ancorada em material empírico e bibliográfico pertinente para a interpretação das
conexões estruturais e sociais da educação. Estas questões normalmente permanecem camufladas, para o
público em geral, pela ideologia da educação como “motor” do desenvolvimento das sociedades. Cunha
com este livro demonstra a procedência do contraste que Luiz Pereira indicara entre o pensamento dos
educadores e o dos sociólogos. Embora tenha havido progressos no estilo do pensamento pedagógico entre os “educadores”, ainda hoje estamos longe do consenso na área de que a educação é parte de um conjunto de fatores, e não o principal problema da sociedade brasileira.“

“Os cinco capítulos que o autor caracteriza como ensaios autônomos guardando uma estrita relação entre eles apresentam ao leitor um conjunto de recortes analíticos da escola e da escolarização que gradativamente vão explicitando os diferentes aspectos das relações que estabelecem com a economia, a cultura, a política e as hierarquias sociais, contestando a suposta precedência e autonomia da educação. Este é a meu ver o aspecto fundamental da obra – desconstruir o mito da educação como agente principal da transformação da sociedade.”

Diante das citações da obra acima, as três alternativas (letras B, C e D) apresentam uma análise
sociológica do sistema escolar brasileiro, mesmo sendo o aspecto principal seja desconstruir o mito da
educação como agente principal da transformação da sociedade (letra C). Todas as três alternativas estão
corretas, conforme a bibliografia Educação e Desenvolvimento Social no Brasil, de Luiz Antônio Cunha.

Isso não significa dizer que os demais itens devem ser inviabilizados, pois todos os três pontos são citados como relevantes na obra, o que leva a confusão no candidato em marcar a alternativa correta.

A alternativa E enfatiza a necessidade de valorizar as funções da educação, em detrimento das
condições de trabalho das escolas públicas. A palavra “em detrimento” significa “em prejuízo”, o que deixa a assertiva errada.

Portanto, solicito a anulação da questão, pois conforme a bibliografia as alternativas (B, C e D) estão corretas.

Saiba mais: concurso SEMED Maricá


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Fonte: Estratégia Concursos

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