Acesse o conteúdo completo – confira aqui as possibilidades de recursos
Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso MEC para Técnico em Assuntos Educacionais? Confira as possibilidades neste artigo!
O concurso MEC (Ministério da Educação) teve suas provas aplicadas no último domingo, 8 de outubro. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa.
Pretende interpor recurso para o concurso público do Ministério da Educação? Todo o processo deve ser realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no site do Cebraspe.
E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:
Concurso MEC: recursos de Português
QUESTÃO 1
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CERTO
FUNDAMENTAÇÃO
A partir da forma verbal “depreende-se”, é possível identificar que se trata de uma questão de inferência, isto é, uma questão de dedução, a partir dos pressupostos textuais. O texto diz que “a passagem de uma época para outra caracteriza-se por fortes contradições que se aprofundam”, deixando claro que as contradições residem no confronto entre “valores emergentes em busca de afirmações” e “valores do ontem em busca de preservação”.
Esses “valores do ontem em busca de preservação” é justamente uma perífrase para “conservadorismo”, uma vez que este termo é definido como “característica de conservador, que não aceita inovações, mudanças morais, sociais, políticas, religiosas, comportamentais” (Dicionário Aurélio).
Aliado a isso, é possível concluir, a partir da ideia contida no texto de aprofundamento das contradições, que tais contradições se intensificam, se exacerbam. Logo, a assertiva não extrapola as informações textuais, caracterizando-se como um uma inferência possível.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
QUESTÃO 3
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO
FUNDAMENTAÇÃO
De acordo com o último parágrafo do texto, a emoção (ou seja, a “não razão”, o irracionalismo) é característica das fases de transição (o vocábulo ‘característica’ faz referência a ‘emoção’, que, por sua vez, refere-se a ‘irracionalismos’). Observe: “Mais do que nunca se faz indispensável o desenvolvimento de uma mente crítica, com a qual o homem possa se defender dos perigos dos irracionalismos, encaminhamentos distorcidos da emoção, característica dessas fases de transição.”
O desenvolvimento de uma mente crítica, segundo o texto, é uma ferramenta que pode ser usada pelo homem para se defender desse irracionalismo. Portanto, não se trata de algo que se possa evitar (evitar, de acordo com o dicionário, é impedir; impor obstáculos para que algo não aconteça), pois é inerente ao períodos de mudança, e sim de algo do qual possa se defender.
Com base nisso, solicita-se a mudança de gabarito.
QUESTÃO 4
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CERTO
FUNDAMENTAÇÃO
A banca considerou incorreta assertiva trazida na questão 4. Nela, afirma-se que o texto é predominantemente dissertativo, o que condiz com tipo de texto apresentado, pois sua intenção é a de discorrer sobre um determinado assunto. Na sequência, afirma-se também que se verificam nele TRAÇOS do tipo narrativo, o que também se confirma em passagens do quarto, quinto e sexto parágrafos em que se verificam acontecimentos que se sucedem. Como no item se usa o vocábulo TRAÇOS, conclui-se que aqui não está se falando da essência, e sim dos vestígios, sinais, como nos parágrafos acima citados.
Realmente não há trechos que podem ser categorizados como narrativos, mas há traços característicos da narração: a sucessão de ações no tempo, como se pode observar em “Quando, por fim, estes temas começam a esvaziar e a perder sua significação, emergindo novos temas, a sociedade começa a passar para outra época.” (último parágrafo).
Portanto, solicita-se a alteração do gabarito para considerar o item como CERTO.
QUESTÃO 5
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ERRADO
FUNDAMENTAÇÃO
A banca considerou opinativo o segundo período do primeiro parágrafo do texto. No entanto, a compreensão global do primeiro parágrafo indica que esse período é a continuação do primeiro, em que há constatação de um fato: “À medida que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo como deve participar nessas épocas”.
Segundo o dicionário Michaelis:
Fato é coisa ou ação feita; acontecimento; aquilo de que se trata; o que é real.
Opinião é modo de ver pessoal; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto.
Não há, no segundo período, nenhum modalizador (isto é, elementos gramaticais ou lexicais por meio dos quais o autor manifesta determinadas atitudes e/ou posições em relação a um conteúdo e/ou tema específicos) que indique se tratar da opinião do autor do texto, podendo ser considerado, a exemplo do primeiro período, um fato, e não opinião.
O trecho opinativo se inicia no terceiro parágrafo, identificado pelo vocábulo destacado em: “É por isso que obtém melhor resultado toda vez que, integrando-se no espírito delas, se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas concretas.”
Portanto, solicita-se a mudança de gabarito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dicionário Michaelis. Disponível em:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=fato
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=opini%E3o
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos