Acesse o conteúdo completo – Diferenças entre Liderança e Chefia para o TCU

Neste artigo você terá um resumo acerca das diferenças entre Liderança e Chefia, o qual auxiliará você na preparação para o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU).
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso do Tribunal de Contas da União foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.
Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca das diferenças entre Liderança e Chefia, que está no conteúdo de Administração Pública.
Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.
Considerações iniciais

Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.
A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação.
Liderança – conceitos gerais
Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:
- Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
- De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas.
Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.
De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Nessa seara, a banca Cebraspe já cobrou essa parte introdutória em algumas questões de concursos. Portanto, fique atento!
Vejamos como esse tópico já apareceu em questões da banca:
Cebraspe (2024) – CNJ
Em relação a aspectos comportamentais da organização e a convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada, julgue o item que se segue.
A liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos organizacionais.
Gabarito: Certo
Teorias da liderança
Há diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderar pessoas.
Nosso objetivo, neste resumo, é trazer para você as diferenças entre liderança e chefia, mas para uma abordagem mais aprofundada, o Estratégia Concursos disponibiliza para você cursos e assinaturas que, certamente, colaborarão para os seus estudos.
As teorias da liderança podem ser divididas em 03 diferentes abordagens, a saber;
- Teoria dos traços de personalidade
- Teoria dos estilos de liderança
- Teorias situacionais
No entanto, neste resumo nós falaremos acerca das diferenças entre liderança e chefia. Esse é um ponto bastante comum nas provas de concurso, por isso, fique atento ao conteúdo a seguir.
Liderança x Chefia

Agora falaremos acerca das diferenças entre Liderança e Chefia.
Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que Líder e Chefe não são sinônimos, ou seja, liderança e chefia são conceitos diferentes.
Líder
É importante enfatizar que o líder é aquela pessoa que possui a capacidade de influenciar outras pessoas a alcançarem os objetivos. Logo, por meio de suas relações interpessoais e capacidade de comunicação, o líder consegue liderar, motivar e orientar as pessoas a atingirem objetivos que estão além de seus próprios interesses e objetivos pessoais. O líder inspira as pessoas a superar os obstáculos.
Nem sempre o líder possui uma posição hierárquica superior, ou seja, nem sempre o líder é o chefe.
Chefe
Em contrapartida, o chefe é aquela pessoa que utiliza a sua posição hierárquica na organização para, por meio da autoridade que lhe é conferida, obter o comprometimento das outras pessoas.
De acordo com Ribas, o gerente representa a autoridade formal, sendo o produto de um único fator, qual seja, o cargo a ser ocupado, de tal modo que o gerente é obedecido em decorrência da relação de comum acordo com a chefia e os subordinados.
Portanto, você pode observar que o líder utiliza as suas próprias qualidades pessoais. O chefe, por sua vez, utiliza a sua posição hierárquica.
Para finalizar
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Liderança para o concurso do Tribunal de Contas da União. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.
Bons estudos e até mais!
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Fonte: Estratégia Concursos

