Conteúdo liberado – Estudar atualidades com filtros

Acesse o conteúdo completo – Estudar atualidades com filtros



Baixar apostila para concurso

Estudar atualidades com filtros

O presente artigo visa dissertar sobre como estudar atualidades com filtros, para concursos públicos aplicados por bancas como, por exemplo, a Vunesp.

É sabido que concursos para diversos cargos cobram a disciplina atualidades. Seja em questões objetivas, em questões discursivas, redações, ou em contexto com outras questões.

Porém, a possibilidade de temas e abordagens, baseados em notícias e conhecimentos gerais é enorme. Então, estudar todos os temas possíveis, junto com a necessidade de estudar todo o restante do edital, é algo muito difícil.

E a cobrança da disciplina geralmente traz poucas questões e com pouco peso na nota final, nas provas

Desse modo, o artigo visa trazer dicas de filtros e facilitadores para tornar o estudo de atualidades para concursos mais fácil.

Iniciando a análise sobre estudar atualidades com filtros, aborda-se o peso da disciplina nos concursos públicos.

Quando a disciplina está prevista nas questões objetivas, geralmente caem poucas questões, e sem muito peso na nota final. 

Apesar de um número pequeno, questões de atualidades podem apresentar conteúdo fácil e mediano. Mas pode haver questões que possuem conteúdo que podem ser de difícil conhecimento. Assim, quem acerta uma questão dessa, acaba desempatando com muitos, em uma prova de alta concorrência.

Já na discursiva ou na redação, o tema vem de maneira mais aberta, para o candidato desenvolver seu texto. Desse modo, o concurseiro vai ter que transformar uma tese curta em um raciocínio desenvolvido nas linhas fornecidas.

Além disso, a redação pode não mencionar o tema de atualidades de maneira expressa. Porém, o candidato pode utilizar os conhecimentos de atualidade como repertório no desenvolvimento de seu texto.

Traduzindo o edital e uso de filtros

Continuando a analisar como estudar atualidades com filtros, aborda-se como traduzir o edital do concurso e utilizar filtros.

Como já apontado anteriormente, a disciplina atualidades por si só é imensa, e as notícias novas e atualizações são publicadas a cada minuto. Assim, é quase impossível acompanhar notícias para estudar o tema.

É possível dividir os conhecimentos em atualidades em grandes eixos: geopolítica e relações internacionais; política nacional e instituições, economia e finanças públicas. Além de sociedade e direitos humanos; meio ambiente e sustentabilidade, ciência, tecnologia e inovação; cultura, esporte e sociedade digital.

Além disso, o próprio edital também costuma ajudar. Pois a maneira que ele coloca os tópicos de atualidades em tópicos e subtópicos, acaba indicando em que eixos as cobranças se enquadram. Muitas vezes, também o edital mostra o foco que a prova vai ter nos conhecimentos de atualidades.

É importante, então, mapear como a banca examinadora escreve seus editais de atualidades. E também como cobra a disciplina nas provas objetivas e discursivas anteriores que aplicou, para facilitar o entendimento do edital em estudo.

Prosseguindo com o tema estudar atualidades com filtros, aborda-se a utilização de fontes confiáveis e atualizadas para os estudos da disciplina.

Atualmente, existe muita fakenews e fontes duvidosas na mídia. São muitas informações sem assinatura, ou inverídicas, que se viralizam muito rapidamente. Algumas são tomadas como verdade, e demora um tempo para se desmentir.

Além disso, pode haver notícias desatualizadas. Ao mesmo tempo que se atualiza muito rápido, podem não ser atualizadas a tempo de serem consumidas, principalmente para os estudos de concurso.

É muito importante que as informações utilizadas para estudar sejam confiáveis, autênticas e atualizadas. Assim, é mais um filtro a se utilizar nos materiais a ser estudado. Assim, utilizar jornais e mídias de confiança e atualizados é bem importante.

Fechando o artigo “Estudar atualidades com filtros”, abordam-se os materiais a utilizar para estudar.

Existem materiais prontos, elaborados por professores especializados, em vídeo e PDF. Inclusive no próprio Estratégia Concursos.

Fica muito mais fácil estudar um conteúdo imenso, com risco de fontes desatualizadas ou falsas, quando o material já vem montado por um especialista. Além disso, o material traz exercícios pertinentes ao edital, e também dicas de como fazer uma boa discursiva e abordar o tema.

Exercícios anteriores da banca são excelentes fontes de estudo, pois mostram a abordagem recente da banca, fazendo com que o candidato mapeie a cobrança usual dela em concursos públicos.

O uso de material também facilita a revisão, que também pode ser feita por meio de vídeos, como a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos.

Apesar do grande volume do conteúdo, das poucas questões em prova e do pequeno peso na nota final, um acerto em questão de atualidades pode ser o que diferencia um candidato de ficar aprovado ou não. Então, vale a pena, sim, estudar atualidades com bons filtros.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Estudar atualidades com filtros



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *