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Olá, pessoal. Tudo certo com vocês? No artigo de hoje (Ferramentas Estratégicas para o CNU) veremos um tema bem relevante para a matéria de Administração do Concurso Nacional Unificado.
Na gestão estratégica e no planejamento estratégico, são empregadas várias ferramentas estratégicas. Neste resumo, examinaremos as principais ferramentas que geralmente são abordadas em concurso.
Preparado (a)? Vamos lá.
Diagnóstico organizacional
Iniciemos o artigo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU pela Matriz SWOT, ou em português, matriz “FOFA”.
Análise SWOT (Matriz SWOT): buscar entender a “posição atual” da organização
- Análise do ambiente interno: Strengths (forças) e Weakness (fraquezas) -> bizu: “forças e fraquezas internas”
- Análise do externo: Opportunities (oportunidades) e Threats (Ameaças)
Com essas informações já é possível responder quase todas as questões de prova sobre o tema.
Análise de Portfólio
Em termos de análise de portfólio, podemos citar a Matriz GE/McKinsey e a Matriz Ansoff, entretanto a mais cobrada em prova e que será tratada neste artigo é a Matriz BCG.
Matriz BCG (Matriz de Crescimento e Participação): classifica os produtos de uma organização de acordo com o “crescimento do mercado” e “participação do produto nesse mercado”
![Ferramentas Estratégicas para o CNU](https://concursoeapostilas.com.br/wp-content/uploads/2023/12/image-111.png)
Estrela: alta participação no mercado num mercado de elevado crescimento, ou seja, há grande possibilidade de lucratividade, mas é necessário grande investimento.
Interrogação: a organização está fazendo investimentos, mas não está obtendo o retorno esperado (devido à baixa participação de seu produto no mercado). Se nada for feito, o produto tende a se tornar um abacaxi.
Vaca Leiteira (mina): O mercado está estabilizado e não demanda grandes investimentos -> melhor momento para lucrar.
Abacaxi (Cachorros): produtos que sugam recursos da empresa e que devem ser, em regra, abandonados.
Compreendido esses conceitos, vejamos um ciclo de vida padrão.
Ciclo de vida:
- 1º – interrogação: fase de crescimento
- 2º – estrela: consolidação de mercado
- 3º – vacas leiteiras: mercado maduro, não é necessário fazer grandes investimentos
- 4º – abacaxi: quando as vendas começam a cair
Vantagem Competitiva
Dando continuidade ao resumo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU, vamos analisar sobre vantagem competitiva.
As Cinco Forças de Porter é um modelo desenvolvido por Michael Porter em 1979 para analisar a competitividade de uma indústria e sua atratividade. Elas são:
- Rivalidade entre concorrentes (concorrentes no setor): A intensidade da competição entre empresas estabelecidas na indústria afeta a lucratividade.
- Poder de barganha dos fornecedores: Os fornecedores têm influência quando são poucos e fornecem insumos essenciais.
- Poder de barganha dos compradores/clientes: Os compradores têm poder quando são poucos, compram em grande quantidade e podem trocar facilmente de fornecedores.
- Ameaça de novos entrantes: A facilidade ou dificuldade de novas empresas entrarem na indústria.
- Ameaça de produtos ou serviços substitutos: Produtos que podem satisfazer as mesmas necessidades dos clientes e impactar a demanda e a lucratividade.
Porter também descreveu estratégias competitivas genéricas que visam lidar com as cinco forças competitivas.
- Liderança de custo (liderança em custo total): fabricação de produtos mais baratos (eficiência)
- Diferenciação: produtos diferenciados, ou seja, “únicos” e “inigualáveis”.
- Enfoque (Focalização): atuação em determinados nichos de mercado.
![](https://concursoeapostilas.com.br/wp-content/uploads/2023/12/image-112.png)
Ainda, Porter desenvolveu um modelo chamado “Cadeia de Valor” que descreve atividades específicas para criação de valor aos seus clientes e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O modelo consiste em dividir as atividades da empresa entre atividades principais e secundárias.
Atividades principais (ou primárias): relacionadas ao “caminho” completo que um produto percorre.
- Logística interna;
- Operações;
- Logística externa;
- marketing e Vendas; e
- Serviços (pós venda)
Atividades de apoio (ou secundárias): dão suporte às atividades primárias. Sendo elas:
- Aquisição (compras)
- Desenvolvimento de tecnologia
- Gerência de Recursos Humanos
- Infraestrutura da empresa
Elaboração do Plano de Ação
Continuando com o resumo, vamos à Elaboração do Plano de Ação que busca responder 7 perguntas por meio da ferramenta 5W2H.
Ferramenta 5W2H: o objetivo é facilitar o planejamento das atividades, a ferramenta é basicamente um “check-list” que auxilia o gestor a traçar os planos de ação.
- What? (O que?):
- Why? (Por que?):
- Who? (Quem?):
- Where? (Onde?)
- When? (Quando?)
- How? (Como?)
- How much? (Quanto?)
Análise de Desempenho
Para finalizar o artigo sobre as Ferramentas Estratégicas para o CNU, saibamos sobre BSC e Matriz GUT.
Balanced Scorecard – BSC: sistema de monitoramento de resultados que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do estabelecimento de indicadores, objetivos e metas.
Perspectivas do BSC:
- Perspectiva financeira: análise de receita e a produtividade -“Como a organização atende aos interesses dos acionistas?”
- Perspectiva do cliente: analisa a satisfação dos clientes -“Como os clientes veem a organização?”
- Perspectiva dos processos internos: identifica os processos internos críticos nos quais a empresa deve focar -“Em quais processos a organização deve ser realmente boa e eficiente?”.
- Perspectiva do aprendizado e crescimento (ou inovação): são os ativos intangíveis, como capital humano, informações (sistemas) e procedimentos organizacionais – “Como podemos continuar melhorando e adicionando valor agregado ao que fazemos?’’
Ainda, é interessante saber que o mapa estratégico permite a visualização das relações de causa e efeito entre as quatro perspectivas estratégicas e os objetivos estratégicos da organização
Matriz GUT: uma ferramenta utilizada para priorizar tarefas ou problemas em uma organização com base em seu impacto.
Fatores para avaliar o problema:
- Gravidade: Analisa-se o grau de dano ou prejuízo (impacto sobre a organização)
- Urgência: “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver
- Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. – Estabilidade; Agravamento ou Atenuação
Após atribuir as pontuações para cada fator, multiplicam-se esses valores para calcular a pontuação GUT para cada item. Quanto maior a pontuação GUT, maior a prioridade.
Considerações Finais
Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre Ferramentas Estratégicas para o CNU, espero que o artigo tenha sido útil para seu entendimento sobre o assunto.
Trata-se de um tema relativamente tranquilo, mas que vale a pena reforçar o entendimento por meio de questões, assim treine por meio do nosso sistema de questões.
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Fonte: Estratégia Concursos