Acesse o conteúdo completo – Gabarito Extraoficial SEEDF – Ciências Naturais: veja!
Neste domingo (19) foram realizadas as provas do concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Com isso, os candidatos na especialidade de Ciências Naturais poderão conferir o gabarito extraoficial desta importante etapa. A correção será feita ao vivo pelo nosso time de especialistas!
Abaixo, você confere os gabaritos das questões corrigidas pelos nossos professores. À medida em que as correções forem realizadas, o artigo será atualizado.
QUESTÃO 1: De acordo com o texto, no debate político a polarização tem como consequência a produção de convicções opostas que ocupam esse debate e negam posições que não se encaixam em nenhum dos lados.
Resposta:
QUESTÃO 2: Segundo o texto, a morte das ideias acontece quando os argumentos deixam de ser importantes, sendo substituídos pela força, pelo grito.
Resposta:
QUESTÃO 3: O autor caracteriza a convicção como uma prisão porque uma pessoa que acredita ter toda a razão desconhece diálogo, reduz a possibilidade de pensar e se mostra sem condições de aprender. Resposta:
QUESTÃO 4: Consoante as ideias do texto, o problema da ideologia é que ela cria uma realidade clara e evidente sobre a qual inexiste qualquer dúvida, o que inviabiliza o questionamento e reforça a certeza de que o viés ideológico afeta somente os outros.
Resposta:
QUESTÃO 5: O texto é construído com base nas tipologias informativa e argumentativa.
Resposta:
QUESTÃO 6: No período “Quando acredito que tenho toda a razão e o outro nenhuma, não existe diálogo”, o emprego de cada uma das vírgulas é justificado por uma regra específica.
Resposta:
QUESTÃO 7: No segundo parágrafo do texto, o presente do indicativo é empregado na descrição de propriedades abstratas e na narrativa de fatos que se estendem aos dias atuais. Resposta:
QUESTÃO 8: Na oração “Trocam-se palavras de ordem e memes”, a substituição de “Trocam-se” por Troca-se é gramaticalmente correta, sendo motivada pela indeterminação do sujeito da oração.
Resposta:
QUESTÃO 9: O pronome “isso”, em “isso é muito perigoso”, atua como um elemento de coesão referencial, uma vez que resume todo o conteúdo do parágrafo.
Resposta:
QUESTÃO 10: O Distrito Federal apresenta o maior produto interno bruto (PIB) per capita do Brasil – mais do que o dobro da média nacional – porém convive com intensa desigualdade interna, possuindo um dos maiores Índices de Gini entre as unidades federativas.
Resposta:
QUESTÃO 11: Entre 2010 e 2022, a maioria dos municípios do entorno do DF (RIDE-DF) cresceu demograficamente em ritmo superior ao do próprio Distrito Federal.
Resposta:
QUESTÃO 12: O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, criado em 1960, no ano de inauguração da capital federal, consolidou-se como um marco cultural da capital federal..
Resposta:
QUESTÃO 13: O pico do Roncador é o ponto mais alto localizado dentro dos limites do Distrito Federal, situando-se na região administrativa de São Sebastião.
Resposta:
QUESTÃO 14: Considerando o aumento das importações para a China, o Distrito Federal estabeleceu como requisito obrigatório, em sua Lei Orgânica..
Resposta:
QUESTÃO 15: Prezando pela neutralidade do ensino, o calendário escolar não deverá incorporar a temática da igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres..
Resposta:
QUESTÃO 16: Suponha-se que uma pedagoga do Distrito Federal tenha decidido reunir vários professores para estabelecer que, a cada ano, seja realizada uma atividade avaliativa integrando, no mínimo, três disciplinas, abordando temas do currículo ensinado..
Resposta:
QUESTÃO 17: Um professor deseja dar aula na educação pública do Distrito Federal para o ensino médio. Ele possui um curso de pedagogia e cursos de extensão em matemática..
Resposta:
QUESTÃO 18: Suponha-se que um professor de matemática do ensino fundamental do Distrito Federal tenha ensinado aos seus alunos que a sua disciplina tem como objetivo fornecer formatos para que eles possam resolver as questões..
Resposta:
QUESTÃO 19: Suponha-se que um homem e uma mulher, sendo casados, desejassem atuar como conselheiros tutelares na mesma região administrativa do Distrito Federal..
Resposta:
QUESTÃO 20: Suponha-se que uma mulher esteja desempregada desde 2019 e, sem perspectiva de melhorar na carreira, estivesse enfrentando dificuldades para se reinserir no mercado de trabalho..
Resposta:
QUESTÃO 21: Suponha-se que uma servidora do Distrito Federal tenha sido convocada por sua gestão a participar de um treinamento sobre assédio moral no ambiente de trabalho..
Resposta:
QUESTÃO 22: Suponha-se que, na escola do campo X, a defesa de provas padronizadas como instrumento exclusivo de avaliação contraria o princípio da contextualização curricular (LDB, art. 28) e o da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI)..
Resposta:
QUESTÃO 23: A adoção de um projeto interdisciplinar que se baseia em educação ambiental e integração de áreas do conhecimento está em consonância com a BNCC (2017)..
Resposta:
QUESTÃO 24: Suponha-se que a intermitência da conectividade digital da escola do campo X pode justificar a limitação do uso de TICs com acesso pedagógico, desde que alternativas analógicas sejam previstas..
Resposta:
QUESTÃO 25: A prática docente de adotar exclusivamente provas padronizadas, rejeitando metodologias interdisciplinares e o uso pedagógico de tecnologias, aproxima-se mais da tendência..
Resposta:
QUESTÃO 26: O modelo de avaliação processual proposto pelo projeto interdisciplinar contrapõe-se ao modelo de responsabilização individualizado presente nas avaliações externas..
Resposta:
QUESTÃO 27: Na revisão do PPP, caso a escola considere apenas diretrizes nacionais (BNCC, PNE e LDB), sem dialogar com legislações específicas como as Diretrizes da Educação do Campo e da Educação Especial..
Resposta:
QUESTÃO 28: Aplicar o mesmo planejamento das turmas regulares diurnas para a EJA pode ser interpretado como garantia de equidade, já que assegura aos jovens e aos adultos..
Resposta:
QUESTÃO 29: O protagonismo do conselho escolar ao propor um projeto interdisciplinar é expressão da gestão democrática (CF/1988, art. 206, VI; LDB, art. 14)..
Resposta:
QUESTÃO 30: Suponha-se que o projeto de tempo ampliado da escola do campo X pode ser considerado uma ação de educação integral em consonância com a Meta 6 do PNE…
Resposta:
QUESTÃO 31: Suponha-se que essa escola tenha decidido priorizar a oferta de alguns materiais acessíveis à aluna com baixa visão, enquanto outros seriam mantidos no formato padrão devido à alta complexidade da adaptação..
Resposta:
QUESTÃO 32: No caso do aluno com deficiência intelectual leve, é correto afirmar que a Política Nacional de 2008 orientará..
Resposta:
QUESTÃO 33: O atendimento educacional especializado (AEE) passará a substituir a escolarização comum do aluno com deficiência intelectual..
Resposta:
QUESTÃO 34: A Lei Berenice Piana (2012) garantirá à aluna, na condição de pessoa com TEA, o direito a um acompanhante especializado em sala de aula..
Resposta:
QUESTÃO 35: O fornecimento de materiais em Braille e fonte ampliada para a aluna com baixa visão é um dever da escola, devendo ser consideradas..
Resposta:
QUESTÃO 36: A ausência de estratégias formais no PPP isenta a escola de garantir, de forma imediata, recursos de acessibilidade, já que o Parece..
Resposta:
QUESTÃO 37: A Resolução CEDF nº 3/2023 estabelecerá que a acessibilidade comunicacional – incluindo a presença de intérprete de Libras, os recursos..
Resposta:
QUESTÃO 38: Ao orientar que o AEE seja planejado em articulação com o ensino regular, o Currículo em Movimento da Educação Especial reafirmará o paradigma inclusivo..
Resposta:
QUESTÃO 39: A coexistência do currículo em movimento da educação especial e da Orientação Pedagógica da Educação Especial..
Resposta:
QUESTÃO 40: A compreensão do AEE como atividade paralela e substituta ao ensino regular, defendida por alguns docentes, vai ao encontro da proposta estipulada pelo..
Resposta:
QUESTÃO 41: A interpretação de que a Orientação Pedagógica da Educação Especial não possui caráter vinculante, restringindo-se à função meramente consultiva, ignora que esse documento..
Resposta:
QUESTÃO 42: A alegação de que softwares de leitura e comunicação alternativa podem produzir dependência tecnológica reflete as preocupações abordadas no Caderno de Orientação Pedagógica da Educação..
Resposta:
QUESTÃO 43: A leitura correta do caderno de orientação pedagógica 2025 implica reconhecer que a tecnologia assistiva não é opcional ou acessória, mas instrumento..
Resposta:
QUESTÃO 44: A afirmação da gestão de que o AEE pode substituir parte do currículo comum do aluno com deficiência intelectual leve encontra respaldo..
Resposta:
QUESTÃO 45: Ao afirmar que AEE pode substituir parte do currículo do aluno com deficiência intelectual leve, a equipe gestora demonstrou alinhamento com as práticas..
Resposta:
QUESTÃO 46: O questionamento de alguns docentes a respeito do uso de Braille e leitores de tela como privilégios para a aluna com deficiência visual..
Resposta:
QUESTÃO 47: A situação do aluno diagnosticado com dislexia, mas avaliado exclusivamente por provas padronizadas, pode ser tratada da mesma forma que..
Resposta:
QUESTÃO 48: A alegação de que o professor deverá esperar por orientações externas para adequar o currículo do aluno com deficiência intelectual leve ignora..
Resposta:
QUESTÃO 49: Ao afirmar que apenas laudos médicos devem fundamentar as estratégias pedagógicas para o aluno com TEA, a coordenação pedagógica..
Resposta:
QUESTÃO 50: A divergência entre os professores quanto ao papel do AEE evidencia equívoco, pois, segundo a Orientação Pedagógica da Educação Especial da SEEDF…
Resposta:
QUESTÃO 51: A decisão de restringir a participação de estudantes com deficiência física das atividades esportivas pode ser substituída por tarefas de registro em planilhas..
Resposta:
QUESTÃO 52: Os comentários depreciativos contra os estudantes com deficiência física configuram práticas capacitistas, que deverão ser enfrentadas..
Resposta:
QUESTÃO 53: O professor deve observar, registrar e analisar sistematicamente os padrões comportamentais, cognitivos e sensoriais da estudante com TEA..
Resposta:
QUESTÃO 54: Aplicar atividades em grupo de forma uniforme para os três alunos, sem ajustes de ritmo, conteúdo ou suporte pedagógico individualizado, é uma prática..
Resposta:
QUESTÃO 55: Planejar atividades de enriquecimento e desafios adicionais para o aluno com altas habilidades/superdotação é obrigatório para garantir acesso pleno..
Resposta:
QUESTÃO 56: A construção do currículo para o aluno de 34 anos de idade deve, necessariamente, valorizar saberes prévios, experiências de vida e contexto sociocultural..
Resposta:
QUESTÃO 57: A promoção da aprendizagem significativa da aluna de 42 anos de idade e do aluno de 28 anos de idade pode ser alcançada por meio de atividades individualizadas e isoladas, pois a EJA prioriza a instrução formal e padronizada como estratégia equitativa.. Resposta:
QUESTÃO 58: O planejamento de matemática e língua portuguesa, para o aluno de 28 anos de idade e para o aluno de 34 anos de idade, deve considerar contexto sociocultural…
Resposta:
QUESTÃO 59: A Resolução CNE/CEB nº 4/2009 assegura que os objetivos pedagógicos das turmas da EJA devem considerar, sempre que possível, as necessidades específicas de cada estudante..
Resposta:
QUESTÃO 60: É juridicamente aceitável que a matrícula de estudantes com deficiência ou TEA siga exclusivamente a ordem cronológica de inscrição, ainda que isso resulte…
Resposta:
QUESTÃO 61: A organização das turmas da EJA, segundo os documentos norteadores da SEEDF, incluindo o Currículo em Movimento da Educação de Jovens e Adultos..
Resposta:
QUESTÃO 62: A omissão de estratégias sistemáticas de ensino a respeito das noções básicas da Lei Maria da Penha no currículo da escola classe não configurará descumprimento..
Resposta:
QUESTÃO 63: A promoção de atividades lúdicas e pedagógicas, com debates sobre respeito à diversidade sexual, no Dia de Combate à LGBTFobia…
Resposta:
QUESTÃO 64: Conforme a Lei Distrital nº 7.395/2024, admite-se o diferimento da matrícula em CEI, mediante autorização prévia e específica da autoridade..
Resposta:
QUESTÃO 65: A escola classe deve implementar estratégias pedagógicas específicas para estudantes indígenas, incluindo ensino intercultural e bilíngue, respeito..
Resposta:
QUESTÃO 66: Sendo o CEI uma instituição de educação infantil da rede pública, aplica-se a ele a prioridade de matrícula para crianças indígenas..
Resposta:
QUESTÃO 67: A ausência de uma rotina estruturada de educação em direitos humanos na turma da estudante está em desacordo com a Resolução..
Resposta:
QUESTÃO 68: Os materiais didáticos deverão incluir, a partir do 2º ano do ensino fundamental, conteúdos relativos à história e à cultura afro-brasileira e africana..
Resposta:
QUESTÃO 69: A Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ) prevê que a implementação de ações estruturadas para a promoção..
Resposta:
QUESTÃO 70: Diante do caso apresentado, a medida adequada e alinhada às políticas públicas será revisar o planejamento e os materiais didáticos para garantir..
Resposta:
QUESTÃO 71: As briófitas não possuem vasos condutores, dependendo da difusão para transporte de água e nutrientes.
Resposta:
QUESTÃO 72: As pteridófitas dependem exclusivamente de polinização por insetos para a reprodução.
Resposta:
QUESTÃO 73: As gimnospermas produzem frutos carnosos para proteger suas sementes e atrair dispersores.
Resposta:
QUESTÃO 74: A independência da água para a fecundação foi conquistada pelas gimnospermas, que utilizam o grão de pólen para transportar os gametas masculinos.
Resposta:
QUESTÃO 75: Nas pteridófitas, o gametófito é independente e pode realizar fotossíntese, sendo responsável por abrigar os gametângios.
Resposta:
QUESTÃO 76: Como a membrana plasmática é rígida e impermeável, o transporte entre o meio intracelular e extracelular ocorre pela parede celular.
Resposta:
QUESTÃO 77: Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA e ribossomos próprios, fortalecendo a teoria endossimbiótica.
Resposta:
QUESTÃO 78: O retículo endoplasmático rugoso sintetiza proteínas destinadas à secreção, à membrana ou a organelas.
Resposta:
QUESTÃO 79: O retículo endoplasmático liso é responsável pela fosforilação oxidativa e produção de ATP. Resposta:
QUESTÃO 80: Cílios e flagelos eucarióticos não possuem microtúbulos, sendo feitos de filamentos de actina.
Resposta:
QUESTÃO 81: O tecido adiposo (representado na figura A) atua como reserva de energia, isolante térmico e proteção mecânica de órgãos.
Resposta:
QUESTÃO 82: O tecido ósseo (representado na figura B) possui abundante vascularização para nutrir os osteócitos.
Resposta:
QUESTÃO 83: O tecido muscular estriado esquelético (representado na figura C) é responsável por movimentos involuntários como batimentos cardíacos.
Resposta:
QUESTÃO 84: As células maiores presentes na figura (D), com núcleo segmentado e coloração mais escura, são polimorfonucleares.
Resposta:
QUESTÃO 85: A gonorreia e a clamídia são causadas por vírus, sendo tratadas com antivirais específicos. Resposta:
QUESTÃO 86: Quando não tratadas, gonorreia e clamídia podem levar à infertilidade e aumentar o risco de gravidez ectópica.
Resposta:
QUESTÃO 87: A sífilis primária é caracterizada por uma ferida indolor no local de entrada da bactéria, sendo altamente contagiosa.
Resposta:
QUESTÃO 88: A principal forma de prevenção da sífilis é a vacinação, recomendada para homens e mulheres sexualmente ativos.
Resposta:
QUESTÃO 89: A vacinação contra HPV é recomendada apenas para mulheres adultas acima de 40 anos de idade.
Resposta:
QUESTÃO 90: A adaptação é resultado do acúmulo de variações hereditárias que aumentam a sobrevivência de uma espécie em determinado ambiente.
Resposta:
QUESTÃO 91: Na adaptação, os indivíduos desenvolvem novas características ao longo da vida para se ajustar ao ambiente e as transmitem aos descendentes.
Resposta:
QUESTÃO 92: A seleção natural atua no nível da espécie, garantindo que todas sobrevivam igualmente. Resposta:
QUESTÃO 93: A variabilidade entre os indivíduos de uma mesma população é fundamental para que ocorra a seleção natural.
Resposta:
QUESTÃO 94: Em (A), tem-se o emprego da centrifugação que acelera a decantação por meio da força centrífuga, separando sólidos (hemácias) em suspensão de líquidos (plasma sanguíneo).
Resposta:
QUESTÃO 95: A filtração é um processo de separação que utiliza um meio poroso para reter líquidos de uma mistura. Como exemplo, pode-se citar o aspirador de pó (B), que retém a água presente no ar.
Resposta:
QUESTÃO 96: A levigação é um processo que utiliza corrente de água para arrastar as partículas mais leves, deixando as mais densas no fundo, sendo muito empregada na mineração artesanal (C).
Resposta:
QUESTÃO 97: A evaporação, empregada para a obtenção de sal marinho (D), é usada para separar sólidos de líquidos miscíveis sem perda de nenhum componente.
Resposta:
QUESTÃO 98: A separação magnética (E) é ineficaz para metais não ferromagnéticos, como alumínio e cobre.
Resposta:
QUESTÃO 99: Na miopia, representada na figura pelo esquema (C), a imagem se forma atrás da retina e a correção é feita com lentes convexas.
Resposta:
QUESTÃO 100: O astigmatismo, representado na figura pelo esquema (A), é causado por irregularidade na curvatura da córnea ou cristalino, gerando imagens distorcidas e sua correção é feita com lentes cilíndricas.
Resposta:
QUESTÃO 101: Na hipermetropia, representada na figura pelo esquema (B), existe uma diminuição do globo ocular, dificultando a visão de objetos próximos.
Resposta:
QUESTÃO 102: O movimento de convecção do ferro fundido presente no núcleo externo cria a geodinamo.
Resposta:
QUESTÃO 103: As placas tectônicas são os blocos rochosos em constante movimento presentes integralmente na crosta terrestre.
Resposta:
QUESTÃO 104: A crosta oceânica é mais espessa e menos densa que a crosta continental. Resposta:
QUESTÃO 105: O núcleo é a mais profunda das camadas que compõem o globo terrestre e é separado do manto pela Descontinuidade de Gutenberg.
Resposta:
QUESTÃO 106: A transversalidade de temas ambientais na escola é incentivada pela Base Nacional Comum Curricular e está vinculada à formação cidadã.
Resposta:
QUESTÃO 107: A educação ambiental visa desenvolver consciência, conhecimentos, atitudes, habilidades e participação para enfrentar problemas ambientais.
Resposta:
QUESTÃO 108: A educação ambiental foca apenas ações individuais e descarta dimensões coletivas e políticas públicas.
Resposta:
QUESTÃO 109: No Brasil, a educação ambiental não está fundamentada em previsão legislativa.
Resposta:
QUESTÃO 110: A educação ambiental trabalha problemas reais (água, resíduos, clima), articulando dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e éticas.
Resposta:
QUESTÃO 111: Os doadores do PGH foram identificados publicamente e todos os resultados obtidos vieram de uma única pessoa.
Resposta:
QUESTÃO 112: O sequenciamento Sanger com terminadores fluorescentes e eletroforese capilar foi a base de alto desempenho do Projeto Genoma Humano.
Resposta:
QUESTÃO 113: Em 2003, o Projeto Genoma Humano entregou um genoma 100% completo, incluindo centrômeros e telômeros.
Resposta:
QUESTÃO 114: O Projeto Genoma Humano foi realizado principalmente com o emprego de Next Generation Sequencing como Illumina/Nanopore.
Resposta:
QUESTÃO 115: A meta central do PGH foi gerar a primeira sequência do genoma humano.
Resposta:
QUESTÃO 116: A organização didático-pedagógica eficaz em ciências depende exclusivamente de aulas expositivas, pois as metodologias ativas não apresentam evidências de eficácia.
Resposta:
QUESTÃO 117: Projetos interdisciplinares do tipo PBL (Project-Based Learning) podem elevar engajamento e promover competências do século XXI, como colaboração e resolução eficiente de problemas.
Resposta:
QUESTÃO 118: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza ciências da natureza no ensino fundamental em três unidades temáticas: matéria e energia, vida e evolução e terra e universo, sendo essa divisão mantida no currículo em movimento do Distrito Federal.
Resposta:
QUESTÃO 119: Na educação fundamental, garantir acesso à diversidade de conhecimentos científicos e uma aproximação gradativa aos processos de investigação é um objetivo central da área.
Resposta:
QUESTÃO 120: Nos anos finais da educação fundamental, a distribuição volta ao modelo antigo, com biologia nos três primeiros anos e física/química apenas no 9º ano, de acordo com o currículo em movimento do Distrito Federal.
Resposta:
Quer estudar para o concurso SEDF?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos