Acesse o conteúdo completo – MGI mantém exigência de nível médio para técnicos
A proposta de manter a escolaridade do cargo foi encaminhada por meio de ofício ao Sindicato
O Ministério da Gestão e Inovação enviou um ofício à FENASPS com propostas de melhorias para a Carreira do Seguro Social, em resposta às várias reivindicações apresentadas pela Federação.
No entanto, o MGI não concordou com um dos pedidos feitos pelo sindicato, que era a alteração da escolaridade exigida de nível médio para superior no cargo de Técnico do INSS.
Além disso, o Ministério da Gestão também propõe estabelecer 20 níveis (padrões) para a carreira. Em resposta, o sindicato afirmou que a proposta não atende às pautas da categoria.
“A proposta vai em contradição com a pauta de incorporação da GDASS ao VB, atualmente inferior ao salário-mínimo. Ou seja, a proposta apresentada ao estabelecer 20 níveis (padrões) piora a Carreira do Seguro Social”, afirmou a FENASPS.
Confira abaixo alguns pontos elencados na proposta do governo:
- Reajuste – As tabelas serão corrigidas em 9,0% em janeiro 2025 e 3,5% em maio de 2026;
- Redução da diferença salarial entre Técnico e Analista – A distância salarial entre o Cargo de Técnico e o de Analista do Seguro Social encontra-se dentro dos padrões praticados em outras carreiras
- Tabela com 20 níveis (padrões) – As novas tabelas propostas constarão com 20 padrões.
- Exigência de nível superior para o cargo de Técnico do Seguro Social – As diretrizes de carreiras e o entendimento técnico do Órgão Central do SIPEC partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida.
>>>Veja o ofício na íntegra!
A exigência do sindicato inclui não apenas a mudança de escolaridade do cargo, mas também a contratação urgente de novos servidores e modernização dos sistemas para uma melhor condição de trabalho nas agências.
A FENASPS também enfatiza a necessidade de se implementar medidas que visem a valorização dos trabalhadores do INSS, reconhecendo a importância de seu papel na garantia dos direitos previdenciários dos cidadãos brasileiros.
Ademais, o último concurso público do INSS foi prorrogado até 04 de maio de 2025. Nesse prazo, a autarquia espera nomear mais candidatos aprovados no cadastro de reserva.
Até o momento, foram duas convocações, sendo a primeira para as mil vagas imediatas e a segunda para 276 excedentes no sentido de reduzir as enormes filas de atendimento no Instituto.
Para saber mais sobre as informações das Carreiras do INSS, salários, requisitos e possíveis novos concursos, acesse agora mesmo o link abaixo!
Saiba mais: concurso INSS
Cursos para o concurso INSS:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:
Fonte: Estratégia Concursos