Conteúdo liberado – MP entra com ação judicial para suspender concurso TCE MS!

Acesse o conteúdo completo – MP entra com ação judicial para suspender concurso TCE MS!



Baixar apostila para concurso

Concurso TCE MS não apresenta reserva para Lei de Cotas; Ação judicial do MP quer suspensão para aplicação da medida

O concurso TCE MS (Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul) pode ser suspenso a qualquer momento!

Isso porque, o Ministério Público (MP) entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) para aplicação efetiva da Lei de Cotas, que, segundo o MP, não consta regularmente no edital de abertura.

A ação judicial foi protocolada na última segunda-feira (18) e alega que tem o “objetivo assegurar a observância dos princípios constitucionais da legalidade, da isonomia e da inclusão social, promovendo a correção imediata de dispositivos do edital que ferem direitos fundamentais.”

O MP diz, em nota, que o não cumprimento das cotas compromete a legitimidade do concurso, contribuindo para o reforço de desigualdades históricas no acesso ao serviço público.

Além da suspensão, a medida pede a readequação das etapas do certame para garantir a acessibilidade.

Vale lembrar que são ofertadas 6 vagas imediatas mais cadastro reserva para cargos de nível superior e com salários de até R$ 14,2 mil e R$ 39,7 mil (Conselheiro, que exige 10 anos de experiência e idade mínima 35 anos).

Antes de ação judicial, MP havia recomendado republicação de edital ao TCE MS

Antes de sequer entrar com ação judicial contra o TCE MS, o MP já havia recomendado a republicação do respectivo edital com a devida aplicação da Lei de Cotas.

O ministério analisou o edital e identificou a ausência dessas cotas, mesmo com legislações vigentes que obrigam a respectiva reserva.

O despacho do dia 1º de agosto foi enviado à presidência da comissão, sugerindo a ação e a prorrogação do prazo de inscrições para que não haja qualquer prejuízo aos candidatos.

Apesar disso, a banca organizadora do concurso, o Cebraspe, respondeu aos questionamentos sobre a ausência da reserva que essa medida se aplica apenas à administração pública direta.

“Dessa forma, inexiste norma legal específica que institua a obrigatoriedade de reserva de vagas para candidatos negros e indígenas nos concursos promovidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul”, diz a resposta encaminhada pelo Cebraspe.

Para mais informações sobre o concurso TCE MS, além da ação judicial, acesse o link abaixo!

Saiba mais: concurso TCE MS


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – MP entra com ação judicial para suspender concurso TCE MS!



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile