Acesse o conteúdo completo – o que priorizar nos estudos pós-edital?
Fala, estrategistas! Todos sabemos que o caminho para aprovação em concursos públicos envolve muitas variáveis. Uma das mais importantes é saber como organizar o estudo de maneira correta, especialmente no concurso da Polícia Civil Pós edital.
As provas, normalmente, acontecem dentro de dois e quatro meses a partir da publicação do edital.
Saber como programar os seus estudos no pós edital é de suma importância, e uma organização mal feita pode comprometer o seu sucesso.

Conhecendo os conteúdos e etapas de Concursos da Polícia Civil
Inicialmente, destaca-se a importância de manter uma frequência diária de estudos para atingir uma determinada meta com foco nas disciplinas mais cobradas nos editais de concursos da Polícia Civil Pós edital.
Vamos, a título de exemplo, analisar o conteúdo cobrado para o cargo de investigador da Polícia Civil nos concursos recentes:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Informática Básica
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Penal e Processual Extravagante
- Noções de Direitos Humanos
- Noções de Medicina Legal
- Noções de Criminologia
Etapas de prova do Concurso da Polícia Civil
Normalmente o concurso compõe-se das seguintes fases:
- Prova Objetiva
- Exames Biomédicos e Biofísicos
- Avaliação Psicológica
- Provas de Títulos
- Investigação Social
Como organizar o estudo pós-edital para o Concurso da Polícia Civil?
Em primeiro lugar é preciso LER o EDITAL com muita atenção. Por meio deste instrumento você irá se familiarizar com os detalhes da prova e saber todas as exigências que estão sendo feitas pela banca examinadora.
É importante indagar sobre quantas vagas foram oferecidas? A sua formação lhe permite assumir o cargo? Quantas provas serão aplicadas e em qual data prevista? Quais disciplinas serão cobradas e qual o peso de cada uma delas?
Esses detalhes quando conhecidos pelo candidato de início não o pegará desprevinido.
Em seguida é hora de conferir o conteúdo programático das disciplinas.
É importante fazer um check-list item a item das disciplinas exigidas para que você consiga mapear o que você já estudou e o que você ainda não viu. Você pode criar uma tabela no excel ou no word para auxiliar.
Por meio do avanço dos conteúdos e das disciplinas estudadas você consegue avaliar o quanto você já sabe o quanto ainda lhe resta aprender.
Este será o seu ponto de partida para descobrir como organizar o estudo pós-edital.
Caso a maior parte do conteúdo programático do seu concurso já tenha sido vista, a sua organização deverá priorizar a revisão dessas matérias, encaixando no seu ciclo o estudo do pouco que lhe falta para aprender.
Pelo contrário, se você estudou muito pouco do que se cobra na prova e ainda falta bastante conteúdo para estudar, você deverá priorizar em sua carga horária o aprendizado desses novos assuntos sem deixar de incluir no seu ciclo um tempo para revisão.
Como priorizar no estudo pós-edital?
Para realizar uma prova de concurso o ideal é que você tenha passado por todos os conteúdos do edital pelo menos uma vez.
Contudo, sabemos que nem sempre isso é possível. Por essa razão, é importante ser estratégico na hora de organizar o estudo pós-edital buscando:
- Uma melhor preparação para as provas das disciplinas de maior peso;
- Estudar a maior quantidade de itens cobrados possível;
- Estudar os itens mais fáceis e de maior cobrança de todas as disciplinas;
- Superar o “medo” das disciplinas em que você tem mais dificuldade.
Por que se preparar para as disciplinas de maior peso?
Ao ler o edital, você já saberá quais disciplinas são mais importantes para conseguir a sua aprovação.
Em regra, são as disciplinas de conhecimento específico do seu concurso, que costumam vir com um maior número de questões e com um peso superior às demais. Em alguns casos, a pontuação total dessas disciplinas específicas representa mais de 70% do total de pontos da prova.
Faça priorizações entre as disciplinas de maior peso
No estudo das disciplinas mais importantes e com maior peso é necessário estabelecer uma priorização entre elas.
Sugere-se estudar por um tempo maior as disciplinas com maior número de questões incidentes na prova; as disciplinas cujo conteúdo programático ainda não foi finalizado e as disciplinas que você considera ter maior grau de dificuldade.
Recomenda-se que você consiga finalizar todo o conteúdo programático das matérias mais importantes até a data da sua prova.
Pela expressividade da pontuação e, por geralmente, apresentarem um maior número de questões, o examinador poderá cobrar não apenas o básico, mas também os detalhes dessas disciplinas.
Portanto, você precisa dominar essa parte do conteúdo com segurança visando a sua aprovação. Boa parte dos seus estudos irão para o aprendizado e revisão dessas matérias.
Após definir a sua carga horária para as disciplinas de maior peso, de acordo com a sua disponibilidade de estudo semanal, você deve distribuir o seu tempo restante de estudo entre as outras disciplinas.
Venha se preparar com o melhor time para sua aprovação em concursos!
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação 🙂
ASSINE AGORA – Assinaturas
Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Fique por dentro de todos os concursos:
Concursos abertos
Concursos 2026
Fonte: Estratégia Concursos

