Acesse o conteúdo completo – Os melhores concursos para criminalistas.
Olá caro (a) amigo (a) leitor (a), como é bom ter você por aqui! Então hoje você quer saber quais são os melhores concursos para criminalistas?
Sem problemas, pois nós preparamos um guia muito especial para você, que vai sanar suas dúvidas, não precisa mais sair procurando por aí, você já encontrou!
É só rolar o mouse com a gente que é sucesso! Vamos lá então?
Introdução
A carreira na área criminal é muito disputada, isso porque a remuneração desses profissionais são excelentes e fisgam o candidato por si só.
Todavia, o que está em jogo não é apenas a bela remuneração no mundo criminal, mas a satisfação em exercer essas profissões, que muitas são consideradas como os ‘heróis da vida real’, temos como exemplo os policiais, que fazem esse belo trabalho de promover a segurança pública.
O mundo das leis, dos crimes, e da justiça é pra quem está determinado a fazer mudança, pois a sociedade conta com esses profissionais para poder viverem mais tranquilamente. Na verdade, eles são essenciais para continuidade da existência que conhecemos, pois mantém a ordem no dia a dia.
Quais os melhores concursos para criminalistas?
Há muitas profissões na área criminal, muitas delas são com base em cargos concursados, e estes são os mais desejados, tendo em vista a estabilidade no emprego e a boa remuneração.
Entretanto, hoje trouxemos 5 profissões na área criminal concursada, que mais brilham aos olhos da galera que ama um direito penal, vamos conhece-las?
1. Defensor Público – Os melhores concursos para criminalistas.
Eles são advogados, agem na defesa, porém quem os remunera é o poder público, ou seja, eles atendem a parcela mais hipossuficiente da população, aqueles que não possuem condições de arcar com o alto custo de um profissional advogado.
A CRFB/88 (Constituição da República Federativa do Brasil), em seu artigo 5º inciso LXXIV, aduz sobre o dever do Estado brasileiro de prestar assistência jurídica integral e gratuita, para essas pessoas que não possuem recursos financeiros suficientes para arcar com o custo da justiça:
Art. 5º. (…)
LXXIV – o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;
(CRFB/88).
É com base nesse artigo que foi criada a Defensoria Pública.
A carreira de Defensor para ser seguida, deve haver a aprovação em concurso público próprio da defensoria.
O cargo prevê vagas na União, no Distrito Federal e nos estados membros.
A população carcerária precisa muito da defensoria, pois é grande a hipossuficiência dos presos e a vulnerabilidade que possuem quanto a violação de seus direitos, principalmente quando se fala de direitos humanos.
2. Promotor de Justiça – Os melhores concursos para criminalistas.
Estes também são como os advogados, mas agem na acusação, ou seja, defendem a aplicação da lei, um exemplo disso é fiscalizar a aplicação de penas aos infratores da lei.
Eles também são grandes atuantes na proteção de interesses coletivos, mas também promovem os direitos individuais, afinal, sua missão é a busca pela verdadeira justiça, não apenas pela formal da lei, mas a de acordo com o caso concreto que lhe são apresentados. Além disso, eles também possuem o dever de zelar pelos bens e serviços públicos.
E sim, para ingressar nesta carreira é necessário passar pelo concurso público, e este concurso público é realizado pelo próprio Ministério Público, que poderá ser a nível estadual ou federal. Eles têm uma ampla atuação, atuando também na área criminal:
Art. 1º – O Ministério Público, instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, é responsável, perante o Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses indisponíveis da sociedade, pela fiel observância da Constituição e das leis, e será organizado, nos Estados, de acordo com as normas gerais desta Lei Complementar.
Art. 2º – São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a autonomia funcional.
Art. 3º – São funções institucionais do Ministério Público:
I – velar pela observância da Constituição e das leis, e promover-lhes a execução;
II – promover a ação penal pública;
III – promover a ação civil pública, nos termos da lei.
(Lei complementar nº. 40, de 14 de dezembro de 1981).
3. Juiz de Direito – Os melhores concursos para criminalistas.
Um dos cargos mais desejados pelos juristas, e isto é indiscutível!
O cargo de Juiz tem seu charme, além das remunerações e subsídios que esses profissionais recebem que são pra lá de satisfatórios, socialmente são muito bem vistos, quem chega a um cargo desses recebe grande reconhecimento pelos seus ao seu redor.
Eles são aqueles que conduzem os processos judiciais e representam o Estado para auxiliar na decisão e resolver as problemáticas entre os indivíduos.
A magistratura é nacional é parte integrante do poder judiciário brasileiro.
Neste sentido, você já sabe, é necessário a provação em concurso público para ser Juiz.
A área criminal nessa atividade é desafiadora, e vai requerer do magistrado um conhecimento e resiliência exorbitantes.
4. Delegado – Os melhores concursos para criminalistas.
Entramos agora na área policial, e não poderíamos deixar de iniciar falando do cargo de Delegado.
Eles são os líderes da polícia onde atuam. Comandam atividades de investigação criminal.
No final dessa investigação eles encaminham um relatório ao Juízo, que dará prosseguimento com o processo.
Sua missão é a prevenção de crimes, organização e investigação criminal, assim como direcionar as atividades administrativas da unidade policial onde atua.
Na Polícia Civil, as competências são atribuídas a ele na jurisprudência para a qual ele for designado.
Mas quando falamos da Polícia Federal, sua competência é presidir os inquéritos policiais e as atividades da polícia judiciária.
Você já sabe, é necessário passar em concurso específico para delegado, seja na Polícia Civil, seja na Polícia Federal.
5. Policial Oficial Militar – Os melhores concursos para criminalistas.
Para fazer parte da Polícia Militar, você precisa gostar da ação e do combate de frente, pois eles são aqueles que vão estar na rua no dia a dia para promover a segurança pública.
Esse é o diferencial, enquanto a Polícia Civil é a que investiga, a Polícia Militar é a que combate a criminalidade de frente, por isso também é chamada de polícia ostensiva. Portanto, ela está incumbida do patrulhamento ostensivo das ruas para manter a ordem pública e garantir a segurança das pessoas e do patrimônio das cidades.
É preciso que o agente seja corajoso, determinado, ativo e proativo, além de ter autocontrole e estabilidade emocional, pois são situações diárias vividas que são muito perigosas.
Para fazer parte das forças de segurança pública, é necessário a aprovação em concurso público para o cargo. Estes concursos poderão ser a nível nacional, estadual e municipal. Não esquecendo do TAF (Teste de Aptidão Física), esta é um fase que desbanca muitos concurseiros, então bora treinar!
Conclusão
Você sabia que essas profissões decorrem da aprovação em concurso público? Não? Sim, elas são extremamente disputadas!
Policial Oficial, Delegado, Juiz de Direito, Promotor de Justiça e o Defensor Público, são profissionais muito importantes para a nossa sociedade e a sua ordem respectivamente, pois eles promovem a segurança pública e a justiça no seu dia a dia.
Foi um prazer ter você por aqui amigo (a). Continue pesquisando com a gente, e até a próxima!
REFERÊNCIAS.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp40.htm
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Concursos abertos
Concursos 2024
Fonte: Estratégia Concursos