Acesse o conteúdo completo – PEC da Segurança Pública encaminhada ao Congresso Nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 23 de abril, a PEC da Segurança Pública.
A proposta busca incluir o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) ao nível constitucional, com intenção de ampliar a capacidade do Estado no enfrentamento ao crime organizado.
“Hoje, eu estou assinando a nossa proposta de emenda à Constituição. É uma decisão e uma posição muito sábia do Governo Federal, que não quer interferir na responsabilidade e na autonomia de cada estado no tratamento da questão da segurança pública. O que nós queremos é dizer ao povo brasileiro que o Governo Federal assumiu definitivamente a responsabilidade de se colocar totalmente à disposição dos estados para que a gente possa cuidar da segurança do povo brasileiro e não permitir que o povo continue andando assustado em todas as ruas, de todas as cidades, de todos os estados brasileiros”, declarou Lula.

Detalhes da PEC da Segurança Pública
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, que segue avançando na construção da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, revelou detalhes do anteprojeto e ampla apresentação da proposta.
No material obtido pelo jornalismo do Estratégia Concursos, é detalhado o plano de transformação para a Polícia Viária Federal, novas atribuições das corporações e outras mudanças. Veja nos documentos abaixo!
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública sugere modificações na Constituição Federal de 1988, conferindo à União a competência para definir diretrizes gerais para a política de segurança pública e defesa social, abrangendo o sistema penitenciário e consultando os entes federados.
Ademais, a PEC propõe a atualização das atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de tornar constitucionais os fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária.
Por fim, a proposta busca uniformizar protocolos, informações e dados estatísticos, definir as responsabilidades das guardas municipais e criar corregedorias e ouvidorias com autonomia funcional.
Para mais informações acerca da PEC de Segurança Pública, que foi encaminhada ao Congresso Nacional, acesse os links abaixo. Preparamos artigos exclusivos para você!
Concursos PF | PRF
Leia também:
Quer saber mais sobre a PEC da Segurança Pública encaminhada ao Congresso e estudar para concursos policiais?
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos