Conteúdo liberado – Perfil da banca: CEBRASPE

Acesse o conteúdo completo – Perfil da banca: CEBRASPE



Baixar apostila para concurso

Perfil da banca: CEBRASPE

O presente artigo pretende traçar o perfil da banca: CEBRASPE, antiga CESPE/UNB.

Primeiramente, pontua-se que a banca CEBRASPE é uma das principais organizadoras de concursos públicos no Brasil.

Assim, a CEBRASPE é tradicionalmente responsável pelo concurso da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União e de Diplomata. Atualmente foi responsável pelo concurso de Técnico do Tribunal de Contas da União. Também já organizou o de diversas Agências Reguladoras, como ANAC, ANP e ANCINE, entre outras.

Portanto, pela sua importância, traçar um perfil da banca CEBRASPE é muito importante para o candidato se sair bem em suas provas, não só em conteúdo, mas em estratégia.

Assim, este artigo tenta mostrar os principais aspectos da banca, tanto nos básicos, quanto nos que ela se diferencia das outras organizadoras de concurso. 

Perfil da banca: CEBRASPE – Método certo ou errado

Iniciando a análise do perfil da banca: CEBRASPE, aborda-se o método certo ou errado adotado pela banca examinadora.

Apesar de às vezes utilizar o método de múltiplas alternativas, a CEBRASPE utiliza o método de certo ou errado na maioria de suas provas de concurso.

Assim, no método certo ou errado, cada questão é uma frase curta em si. E o candidato deve julgar, em sua resposta, a sentença com valor certo ou errado, ainda podendo deixar a resposta em branco.

Cada resposta certa vale um ponto, e cada resposta errada anula uma resposta certa. Já a resposta em branco não vale nenhum ponto nem anula uma certa.

Exemplificando, se uma pessoa, numa prova de 50 questões, acertar 35, e errar 15, o resultado é 20 pontos. Se tivesse acertado 35, deixando 10 em branco, e errando 5, ficaria com 30 pontos.

Portanto, é necessário pensar bem antes de chutar, e pensar com estratégia quantas deixar em branco, para não prejudicar a nota.

Outra dica interessante é que, se se arrepender de responder, e quiser anular uma questão, marcando o campo certo e errado do gabarito simultaneamente, ela se torna nula, e não afeta a nota.

Dificuldade da prova 

Continuando com o tema perfil da banca: CEBRASPE, o foco é a dificuldade das provas.

Em relação ao nível de exigência da disciplina em si, a banca tende para um nível mediano para alto. Porém não tão alto quanto bancas como a FGV, que tem dificuldade elevada na maioria das vezes.

Entretanto, a banca CEBRASPE, apesar de usar frases mais curtas, gosta de utilizar pegadinhas em suas questões.

Habitualmente, a banca utiliza dupla negativa, colocando um não no meio da frase, e outro no seu início, confundindo a leitura. Também usa frases categóricas, com expressões como todo ou nenhum, que costumam ser erradas.

Assim, é recomendada uma leitura calma e atenta das frases das questões, para evitar erros induzidos pelas pegadinhas da banca.

Ademais, as provas da CEBRASPE costumam ser mais textuais, até mesmo em exatas e contabilidade. E em direito, ela gosta de jurisprudências atualizadas. 

Ainda, a banca utiliza, em alguns casos, autores desconhecidos, com teses não muito usuais, porém válidas, contra as quais não cabem recursos.

Perfil da banca: CEBRASPE – Nota de corte e recursos

Prosseguindo com o artigo Perfil da banca: CEBRASPE, aborda-se a análise sobre a nota de corte e os recursos de suas provas.

Devido ao método de certo ou errado, as notas das provas objetivas do CEBRASPE acabam não sendo muito parecidas. Quanto às discursivas, como costuma se basear em espelhos de correção, empatam um pouco mais. Entretanto, no geral, as notas finais não acabam muito empatadas.

Apesar da dificuldade de conteúdo não ser tão elevada, o método de certo ou errado dificulta a prova, e a nota de corte acaba girando em torno de 7,5 a 8,5 dependendo da prova.

Quanto aos recursos, tanto em provas objetivas quanto discursivas, a banca costuma manter firme a postura de seus gabaritos. Assim, a banca fundamenta seus gabaritos com literalidade de leis e jurisprudências, e de autores que usou para elaboração de suas questões.

Aplicação das provas

Finalizando o tema perfil da banca: CEBRASPE, seguem dicas para o dia de aplicação da prova da banca examinadora.

A CEBRASPE foi pioneira em exigir que alimentos e bebidas não estejam com rótulos, e sempre em embalagens transparentes. Tal procedimento é adotado, atualmente, pela maioria das bancas.

Também, em suas provas, a CEBRASPE só libera o caderno de questão para o candidato nos 15 últimos minutos de aplicação de provas.

Além disso, a banca exige canetas pretas para a execução de suas provas.

Quer aumentar a chance de ser aprovado em provas da CEBRASPE? Estude com os melhores, a equipe Estratégia Concursos.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Perfil da banca: CEBRASPE



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile