Acesse o conteúdo completo – Petrobras divulga novas informações do concurso em coletiva!
Acesse agora o Grupo de Estudos da Petrobras
Com a publicação do novo edital de concurso público esta semana, a Petrobras realizou uma coletiva de imprensa on-line para tirar dúvidas sobre o certame. Nossa equipe esteve presente e traz os principais detalhes ao longo do artigo!
Antes, vale lembrar que o edital oferta 6.412 vagas, sendo 916 vagas imediatas e 5.496 em cadastro de reserva para diversos cargos de nível técnico.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de janeiro, no site da banca organizadora, o Cebraspe.
Requisitos
O edital traz vagas, exclusivamente, para cargos com exigência de formação técnica. Entretanto, uma dúvida frequente é se formações de nível superior ou tecnólogo são aceitas.
Dependendo do curso de formação superior, é possível fazer a equivalência, apesar de não estar explícito no edital. Entretanto, vale ressaltar que será feita uma análise por parte da organização.
Convocações
Conforme o cronograma do edital, o resultado final do concurso é previsto para junho de 2024. Assim, a perspectiva é de nomeações das vagas imediatas ao longo do segundo semestre, porém de forma escalonada.
Quanto aos aprovados no cadastro reserva, é importante ressaltar que não há uma garantia de convocação, o que irá depender do orçamento disponível, assim como a necessidade da empresa durante o prazo de vigência do concurso (que poderá ser prorrogado por mais 18 meses).
Representatividade
Um ponto que tem vem sendo fortemente trabalho pela Petrobras é o aumento de representatividade em seu quadro de trabalho, através de candidatos e candidatas com deficiência, negros e de mulheres.
Inclusive, o edital define 20% das vagas exclusivamente para PcDs, sendo que a lei prevê apenas 5%. Para garantir qualidade de trabalho para os futuros aprovados, diversas medidas têm sido tomadas, como por exemplo, a melhoria na acessibilidade dos prédios da Petrobras.
“A reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência é uma medida inovadora, que mostra, na prática, o comprometimento da Petrobras com a inclusão. Acreditamos que um corpo técnico diverso nos torna não só uma companhia mais justa, como também é um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo”, destaca o presidente da companhia, Jean Paul Prates.
Além disso, candidatos PcD ou que possuem filhos com deficiência podem optar pelo teletrabalho de forma integral. Se necessário, também recebem o benefício de “auxílio-cuidador”, reembolsado pela Petrobras.
Quanto ao aumento da força feminina na empresa, o planejamento é que, até 2030, ao menos 25% dos cargos de liderança sejam preenchidos por mulheres.
De modo a atrair esse público, a companhia oferece benefícios como a redução da carga horária para lactantes (até 2 horas por dia), ampliação da licença maternidade (até 180 dias) e salas de apoio à amamentação.
Lotações
O edital traz três polos de trabalho aos quais o candidato poderá optar no ato da inscrição, são eles: Sudeste, Sul e Ipojuca/PE.
Apesar disso, a cidade/unidade de lotação será definida pela empresa, após o curso de formação. Ou seja, o candidato não poderá optar pela cidade de atuação.
Junto a isso, vale destacar que os aprovados em cargos de funções administrativas poderão optar pelo teletrabalho híbrido, ou seja, dois dias presenciais e três de forma remota.
Novos concursos da Petrobras em 2024?
Com um concurso vigente (2021) e outro recém-publicado, ainda não existem planos para a realização de um novo certame no próximo ano. Caso isso venha a mudar, a empresa irá divulgar amplamente.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso Petrobras, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso Petrobras
Cursos para o concurso Petrobras
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos