Acesse o conteúdo completo – por que você não deve deixar esse concurso de lado
Concurseira(o) imparável, teremos concurso para a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA PR)! Serão 50 vagas para Auditoras e Auditores Fiscais.
Panorama – último concurso da SEFA PR
Foi no ano de 2012 a última seleção de servidoras e servidores para o cargo de Auditor Fiscal. A oferta era para um total de 100 vagas, sendo 85 delas distribuídas para a ampla concorrência, 10 foram reservadas para pessoas que se declararam negras e outras 5 para pessoas com deficiência.
Foram quatro etapas, sendo elas: Provas Objetivas, Prova de Títulos, Avaliação Médica e Curso de Formação.
Ademais, as provas objetivas foram divididas em dois turnos: o matutino para a resolução de 70 questões de Tecnologia da Informação e Conhecimentos Gerais (abrangendo Matemática, Estatística e Lógica); e o vespertino para 90 questões de Contabilidade e Direito (Constitucional, Tributário, Administrativo, Privado, Penal e Legislação Tributária do Paraná).
Motivo 1 – requisitos e atividades relacionadas à TI
As principais exigências para o ingresso no cargo de Auditor Fiscal são:
- possuir diploma de nível superior em qualquer área;
- possuir carteira nacional de habilitação (CNH) de categoria B, no mínimo.
É importante ressaltar que apesar de o último edital não restringir a uma determinada área do conhecimento, a pontuação da prova de títulos incluía certificações em ITIL (metodologia que envolve boas práticas na gestão de Tecnologia da Informação), bem como em gestão de projetos.
Nesse sentido, algumas das tarefas relacionadas no perfil profissiográfico do cargo são:
- proceder à gestão da TI, em todas as suas áreas de atuação, inclusive as relativas ao desenvolvimento de sistemas, infraestrutura e operações, comunicação, prospecção tecnológica, gestão de projetos e de contratos, bem como segurança da informação;
- efetuar auditoria e verificações em escritas fiscais e contábeis de contribuintes, usuários ou não de escrituração fiscal digital (EFD) e escrituração contábil digital (ECD), bem como em quaisquer documentos necessários à implementação da ação fiscal, objetivando a fiscalização de tributos estaduais.
Ademais, tais atribuições se enquadram muito bem com o momento de aprimoramento dos serviços nas áreas fiscal, fazendária e financeira com o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II).
Por isso, conforme já trazido pelo Estratégia, é possível que o próximo edital traga a exigência de especialidades como Análise de Dados, Análise de Comportamento de Riscos e Análise de Tendências.
Portanto, a chegada de novas Auditoras e novos Auditores poderá trazer ainda mais contribuições no atendimento à população e às empresas. Esse é um bom motivo para, inclusive, a Administração perceber a necessidade de convocar mais candidatas(os) para compor o quadro, devido à necessidade e à importância de profissionais para lidar com a tecnologia em implantação.
Motivo 2 – remuneração e outros benefícios
O reajuste de vencimentos e subsídios do Estado do Paraná mais recente foi no ano de 2023. Assim, atualmente a tabela de vencimento para Auditoras(es) Fiscais está dessa forma:
Portanto, perceba que no final da carreira é possível auferir quase 30 mil reais mensais!
Ademais, a remuneração é composta por vencimento + prêmio de produtividade. Conforme a Lei Complementar n° 131/2010, o prêmio é estabelecido por desempenho individual e plural e incorpora à aposentadoria.
Além disso, existe a Escola Fazendária do Paraná (EFAZ), que disponibiliza cursos e eventos para capacitação e atualização das servidoras e dos servidores, além de conteúdos de notícias e de podcasts relacionados a assuntos fazendários.
Motivo 3 – convocações
Ao todo, inicialmente, foram convocadas(os) 103 candidatas(os) aprovadas(os) nas provas e consideradas(os) aptas(os) nas demais fases. Assim, realizaram-se dois Cursos de Formação, sendo o primeiro Curso com 50 e outro com 53 pessoas.
Além disso, se observarmos o tempo das etapas, a ansiedade da(o) concurseira(o) nem conseguiu se manifestar, isso porque:
- a prova aconteceu em outubro/2012 JUNTAMENTE com a entrega dos títulos (sim! As(os) candidadas(os) entregaram seus certificados aos fiscais de sala!);
- a avaliação médica ocorreu em janeiro/2013;
- e o primeiro Curso de Formação teve início em fevereiro/2013.
É bem verdade que a publicação da nomeação só veio em janeiro/2014 e a convocação para a escolha de vagas em junho/2014, ou seja, um pouco mais de 1 ano desde a data da prova.
Contudo, no decorrer do certame, aconteceram algumas desistências e pontuações insuficientes na fase de Prova de Títulos. Isso acarretou uma convocação além das(os) 100 primeiras(os) candidatas(os) – não contando as pessoas que entraram com ação judicial para garantir o direito de serem chamadas (sub judice).
Motivo 4 – postos de trabalho
O objetivo do próximo certame é preencher as vagas das unidades localizadas em diferentes municípios paranenses: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Portanto, as unidades atendem tanto àquelas pessoas que preferem a agitação de Curitiba quanto ao pessoal que opta pela tranquilidade de Pato Branco.
Curiosidade que pode ajudar na sua futura escolha de lotação: Ponta Grossa é o município mais próximo da capital Curitiba, e Umuarama o mais distante (mais de 7 horas de carro), dentre as unidades acima. O bom é que Paraná conta com alguns aeroportos com voos para todo o Brasil, como o Afonso Pena e o de Foz do Iguaçu.
O fato é que o Estado paranaense é o 1° colocado no ranking de Estados Mais Inovadores e Sustentáveis do ano de 2023. Ademais, nesse estudo promovido pela plataforma de tecnologia Bright Cities, 3 cidades do Paraná também estão no pódio:
Perceba que as cidades premiadas possuem unidades da SEFA PR. Isso ajuda na escolha de lotação mais lá na frente, concorda?
Motivo 5 – e agora?
Existe ainda a previsão de outras 10 vagas para o cargo de Agente Fazendário, que passou por reestruturação na carreira e também está em fase de estudos. Ficaremos de olho!
Ainda não houve a seleção da banca organizadora nem para o certame de Agente Fazendário nem para o de Auditor Fiscal da SEFA PR. Mas sabemos que a hora de começar a estudar é essa!
Mas será que já tem material para estudar? Claro, tá na mão!
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Concursos abertos
Concursos 2024
Fonte: Estratégia Concursos