Acesse o conteúdo completo – quais as atribuições de Papiloscopista?
Para quem pretende se tornar um Papiloscopista no Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, preparamos um artigo com as principais atribuições do cargo do concurso IGP RS 2025!
Mas antes, convém frisar que são ofertadas 40 vagas imediatas. As oportunidades se distribuem entre ampla concorrência, candidatos com deficiência, negros, pessoas trans e integrantes de povos indígenas.
O salário inicial da carreira é de R$ 8.930,74, para jornada de 40 horas semanais. Além disso, as inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no site do Instituto AOCP, até às 23h59 do dia 28 de abril.
Quais as atribuições de Papiloscopista do concurso IGP RS?
Conforme o edital do concurso público do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP RS), um Papiloscopista conta com as seguintes atribuições:
- Realizar atividades de nível superior de grande complexidade, relativas à perícia papiloscópica em nível estadual, através da coleta de provas periciais relacionadas à papiloscopia, realizando exames e laudos periciais relacionados às investigações criminais requisitados pela autoridade judiciária ou policial, bem como exercer atividades no âmbito da identificação humana, bem como realizar outras atividades no âmbito da administração.
Descrição Analítica:
- Diligenciar ou pesquisar visando à coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais;
- Realizar perícia papiloscópica em local de crime, em veículos e materiais;
- Realizar perícia necropapiloscópica em cadáveres com finalidade de estabelecer a identificação;
- Realizar perícia em vestígios papiloscópicos, efetuando análise técnico-científica de impressões e fragmentos papilares coletados em local de crime;
- Lavrar o auto de verificação de violência;
- Executar o processo de identificação papiloscópica e antropológica civil e criminal, abrangendo a classificação, confronto e análise de impressões digitais, bem como a verificação de dados biográficos dos requerentes de cédulas de identidade e de atestado de antecedentes;
- Realizar perícia papiloscópica em documentos, efetuando análise e pesquisa de dados de identificação e de padrões papilares;
- Realizar perícia poroscópica, objetivando à identificação humana;
- Proceder a estudos e pesquisas no campo da identificação humana, visando ao desenvolvimento da tecnologia papiloscópica; e
- Executar outras atividades correlatas de acordo com o grau de complexidade das atribuições e investidura no cargo.
Para saber todos os detalhes do novo concurso IGP RS 2025, bem como sobre as atribuições de um Papiloscopista, acesse nosso artigo na íntegra:
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso IGP RS?
Concurso IGP RS
Preparação completa com foco no edital ✨
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos