Conteúdo liberado – Teoria das Necessidades de Maslow

Acesse o conteúdo completo – Teoria das Necessidades de Maslow



Baixar apostila para concurso

Olá pessoal! O presente artigo aborda um assunto importante e muito cobrado em provas de Concurso Público na disciplina de Administração: a teoria das necessidades de Maslow, ou simplesmente Pirâmide de Maslow. 

Teoria das Necessidades de Maslow
Teoria das Necessidades de Maslow

Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos: 

  • Comentar sobre a importância da Administração; 
  • Conhecer a teoria das necessidades de Maslow; 
  • Entender observações relevantes sobre o tema. 

Administração 

Administrar é adotar técnicas e habilidades para gerir e conduzir algo, pode ser um negócio, um encontro, uma aula, um grupo de colegas, a criação dos filhos, a relação com cônjuge, é desenvolver ações que mantenham o objeto que está sendo administrado sob controle e harmonia, visando melhoria e crescimento para todos os lados envolvidos, e mitigando riscos. 

No âmbito empresarial, essa gestão é essencial para o atingimento dos resultados. Para isso, é fundamental que a companhia mantenha seus colaboradores motivados, pois são eles que de fato operacionalizam o negócio. 

Nessa linha, na disciplina Administração, inúmeras teorias são utilizadas para aplicação em relação às pessoas, visando compreender como elas são estimuladas. Dentre essas teorias, podemos citar a mais cobrada em provas de concurso público, a teoria das necessidades de Maslow. 

A teria das necessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow, afirma que o ser humano é movido para atender suas necessidades que ainda não foram satisfeitas, sendo que algumas são mais essenciais que outras, ou seja, há uma hierarquia entre as necessidades. 

Justamente por haver uma hierarquia é que a teoria poder ser vista também como uma espécie de triângulo que forma uma pirâmide, onde as necessidades são dispostas. As mais básicas ficam na parte de baixo, na base de pirâmide, e só é possível subir na pirâmide para um próximo nível após estas necessidades da base serem satisfeitas. No topo, na parte de cima da pirâmide, estão necessidades que só serão buscadas pelo indivíduo após todos os níveis da pirâmide serem atendidos, quer dizer, respeita-se a hierarquia. 

Logo, está correto dizer que atender as necessidades de um determinado nível é requisito para buscar satisfazer as necessidades de um nível seguinte na pirâmide de Maslow. Atenção nisso! 

E é justamente sobre aspectos relacionados à teoria das necessidades de Maslow que iremos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora. 

Teoria das Necessidades de Maslow 

A teoria das necessidades de Maslow foi criada na década de 1940 por Abraham Maslow, e é bastante reconhecida por estudiosos e doutrinadores. Para Maslow, “o indivíduo está sempre em busca de satisfazer suas necessidades. Portanto, o indivíduo é motivado por diversas necessidades”.  

Por isso, basicamente, nessa teoria as necessidades foram classificadas por Maslow em 5 níveis: 

  • Necessidades fisiológicas (ou biológicas); 
  • Necessidades de segurança; 
  • Necessidades sociais (ou afetivo-sociais); 
  • Necessidades de estima (ou de autoestima); e, 
  • Necessidades de autorrealização. 

Sendo que as primeiras ficam representadas na base, na parte de baixo da pirâmide (fisiológicas), e as últimas ficam mais para a parte de cima, no topo da pirâmide (de autorrealização). 

Lembrando que existe uma hierarquia entre elas. E uma pessoa só busca satisfazer uma necessidade superior após satisfazer uma necessidade inferior. 

Logo, necessidades fisiológicas são satisfeitas antes das necessidades de segurança, que são satisfeitas antes das necessidades sociais, que são satisfeitas antes das necessidades de estima, que são satisfeitas antes das necessidades de autorrealização. 

Além disso, na teoria das necessidades de Maslow, o próprio tratou de esclarecer o que se enquadra em cada tipo de necessidade, vamos ver: 

  • “Necessidades Fisiológicas (ou biológicas): são as necessidades básicas do indivíduo, tais como: alimento, água, sono, sexo etc. Elas exigem uma satisfação reiterada, com o objetivo de garantir a sobrevivência do indivíduo. Estão na base da hierarquia.  
  • Necessidades de Segurança: são as necessidades de estar livre de perigos “físicos” e “psicológicos”, tais como: proteção contra violência, abrigo, estabilidade no emprego, segurança no ambiente de trabalho, liberdade etc. Também estão relacionadas à sobrevivência do indivíduo.  
  • Necessidades Sociais (ou afetivo-sociais): são as necessidades relacionadas às relações interpessoais, tais como: necessidade de amor, amizade, afeição, interação com colegas, necessidade de “ser aceito” pelos demais etc.  
  •  Necessidades de Estima (ou de autoestima): se relacionam à forma como a pessoa “se vê” (fatores internos) e como ela é vista pelos outros (fatores externos). Exemplo de fatores internos: autorrespeito, autoimagem, orgulho etc. Exemplos de fatores externos: reconhecimento social, reputação, status, notoriedade etc.  
  • Necessidades de Autorrealização: são as necessidades mais elevadas de um indivíduo e se encontram no topo da hierarquia. Estão relacionadas ao desenvolvimento e maximização das capacidades e das aptidões pessoais. Trata-se da tentativa de cada indivíduo realizar seu próprio potencial em busca de se tornar aquilo que ele deseja se tonar”.  

Passamos, portanto, pelos pontos mais importantes referentes à teoria das necessidades de Maslow, bastante utilizada na Administração contemporânea. 

Considerações Finais 

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre a teoria das necessidades de Maslow, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados. 

Um grande abraço e até mais! 

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2024 

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Teoria das Necessidades de Maslow



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile