Acesse o conteúdo completo – tudo sobre o cargo de Analista de Inteligência Artificial
A utilização da Inteligência Artificial já é realidade no dia a dia de muitas pessoas, empresas e órgãos!
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) lançou seu novo edital e trouxe a oferta de vagas em cadastro de reserva para Técnico e Analista (com e sem especialidades).
Dentre as vagas, está o cargo de Analista de Inteligência Artificial, uma novidade no quadro de servidores do tribunal.
Confira abaixo os requisitos e quais são as atribuições desse novo cargo!
Analista de Inteligência Artificial
REQUISITOS
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em alguma das áreas abaixo:
- Matemática,
- Estatística,
- Ciência da Computação,
- Engenharia da Computação,
- Sistemas de Informação,
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas,
- Ciência de Dados,
- Inteligência Artificial,
- Tecnologia da Informação,
- Engenharia de Controle e Automação,
- Engenharia de Software.
ATRIBUIÇÕES
- Desenvolver e implementar soluções baseadas em inteligência artificial e inteligência artificial generativa;
- utilizar técnicas de aprendizado de máquina para predições, identificar padrões e auxiliar na tomada de decisões;
- aplicar processamento de linguagem natural para análise e compreensão de documentos legais facilitando a pesquisa jurisprudencial e a identificação de informações relevantes;
- coletar, limpar e analisar dados utilizando técnicas de ciência de dados para extrair insights e gerar relatórios que possam apoiar os sistemas judiciais;
- colaborar com equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos de inovação, incluindo a integração de tecnologias emergentes para melhorar os sistemas judiciais;
- fornecer suporte técnico e treinamento para magistrados e servidores no uso de ferramentas e sistemas baseados em inteligência artificial;
- avaliar continuamente o desempenho e a eficácia das soluções de inteligência artificial implementadas, realizando ajustes e melhorias conforme as necessidades do PJERJ.
A IA no TJ RJ
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro lançou, em 2024, o assistente de inteligência artificial generativa – Assis – uma ferramenta de suporte aos juízes, capaz de construir minutas de relatórios, decisões e sentenças em processos judiciais eletrônicos.
O TJRJ projeta que, caso o ASSIS economize apenas duas horas diárias daqueles integrantes do PJERJ responsáveis por construir decisões diretamente (magistrados) ou propor seus conteúdos (assessores de desembargador e secretários de juiz), serão 2.916.000 horas de trabalho por ano, o equivalente ao acréscimo produtivo de mais 1.506 desembargadores, juízes, assessores e secretários reforçando a elaboração de textos decisórios.
Oxford e o TJ RJ
Instituto de Tecnologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, considerou a ferramenta do TJRJ com o uma das mais avançadas e importantes do mundo.
A análise foi realizada em um estudo mundial sobre ferramentas de IA no Judiciário, e afirmou que o sistema opera de forma segura, com governança de dados e registros de auditoria, não reutilizando dados para treinamento de IA.
A utilização da ferramenta foi possível após o Conselho Nacional de Justiça emitir diretrizes detalhadas sobre o uso de Inteligência Artificial no Judiciário, por meio da Resolução 615/2025, que estabelece uma matriz de risco para sistemas de IA e enfatiza a necessidade de supervisão humana, transparência e respeito aos direitos fundamentais.
O TJRJ está em fase de tratativas com outros tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias de diversos estados, que manifestaram interesse em realizar acordos de cooperação técnica para a cessão da tecnologia do ASSIS.
Saiba além do cargo de Analista de Inteligência Artificial em:
Concurso TJ RJ
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso TJ RJ?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para TJ RJ:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos

