Acesse o conteúdo completo – você sabe o que é regulação? Saiba sobre o bloco 9!
Tema central do bloco 9 do CNU 2025 será a regulação; fique por dentro!
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está vez mais próximo de ter sua prova objetiva oficialmente aplicada, já que está prevista para o dia 5 de outubro.
Ou seja, faltam 18 dias para a sua realização. Isso significa que, agora, os candidatos devem focar completamente no conteúdo de revisão, não mais no aprofundamento de temas.
Mas, diante de uma necessidade, é sempre importante ficar a par dos temas mais importantes do seu bloco temático.
É por isso que saber mais sobre o ponto central do edital é essencial: afinal, a Regulação será, sem dúvidas, um tema passível de eliminação de muitos candidatos.
No conteúdo programático, ele integra não somente um dos tópicos, mas se mistura com outros e é bem provável que seja abordado de outras formas de interpretação.
Então, saber sobre é mais do que essencial para fazer uma boa prova. Fique por dentro logo abaixo:
Tema central do bloco 9 – CNU 2025: regulação, o que é?
Conforme já falado, a Regulação é um dos temas centrais do bloco temático 9, que contempla oportunidades de nível médio para Agência Reguladoras.
Assim, esse conteúdo aparece com certa importância no documento em que exibe quais serão os assuntos a serem abordados nas provas do ENEM dos concursos.
Mas, afinal, o que é regulação? De forma ampla, a regulação é uma forma de controle, ordenação e direção que o Estado exerce sobre atividades da sociedade.
O que significa que pode ser considerada uma intervenção do Governo Federal em domínios econômicos e sociais, com o objetivo de corrigir falhas de mercado, garantir direitos fundamentais ou apenas o interesse público.
Por isso, o conteúdo programático do bloco 9 abrange um total de 9 pontos sobre Regulação e Agências Reguladoras. Veja:
- 1. O papel regulador do Estado: pressupostos, objetivos e instrumentos; conceitos básicos: regulação econômica e social; externalidades, bens públicos e bens comuns, assimetria de informação; falhas de mercado (barreiras de entrada); Estado e regulação; falhas de governo; conceitos de regulação, autorregulação, desregulação e regulação.
- 2. Agências Reguladoras: histórico, conceito, estrutura jurídica, funções e controle. Autonomia administrativa e poder normativo.
- 3. Reforma do Estado e o papel das Agências Reguladoras.
- 4. Boas práticas regulatórias:
- 4.1. Análise de Impacto Regulatório (AIR).
- 4.2. Avaliação de Resultado Regulatório (ARR).
- 4.3. Agenda Regulatória e o processo de participação e controle social.
- 5. Boas práticas de fiscalização.
- 6. Noções de gerenciamento, controle e garantia da qualidade. Auditoria da qualidade.
- 7. Noções de análise e gerenciamento de risco.
- 8. Fiscalização responsiva.
- 9. Processo administrativo sancionador.
Assim, você deve ficar atento e se aprofundar nos temas acima, garantindo que você tenha conhecimento o suficiente para a resolução de questões da prova objetiva.
É necessário levar o cartão de confirmação no CNU 2025?
É preciso realmente levar o cartão de confirmação no dia da prova? A resposta é que NÃO necessariamente.
O cartão de confirmação não é obrigatório, mas é uma ótima alternativa para facilitar a localização da sala e consultar rapidamente informações da prova, como o horário, conforme mencionado.
Lembrando que o cartão de confirmação será divulgado a partir do dia 22 de setembro, quando os candidatos terão acesso ao documento através do site da banca FGV.
A ideia é que o interessado acesse o site da banca assim que a consulta for liberada, evitando imprevistos no dia da aplicação e confirmando dados importantes.
Para mais informações sobre o CNU 2025, além da regulação, acesse o link abaixo!
Saiba mais: CNU 2025
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos