O novo concurso CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) já conta com banca organizadora definida. A escolhida é o Cebraspe, de acordo com documento publicado no diário oficial da União do último dia 16 de agosto. Desta forma, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deve ocorrer nos próximos dias. Somente então poderá ser definida a data precisa de publicação do edital. Além disso, o conselho anunciou a distribuição de vagas pelas respectivas áreas de atuação. A publicação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até 13 de dezembro.
Ao todo, o CNPq deve oferecer 50 vagas para a carreira de analista em ciência e tecnologia. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.662,48.
As atribuições do cargo são as seguintes:
- Analisar, desenvolver, coordenar, orientar, executar, acompanhar, avaliar ou divulgar estudos, programas, planos, projetos, sistemas e correlatos, nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia, bem como realizar atividades inerentes à área de administração.
De acordo com a portaria que autoriza a seleção, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a publicação do edital.
Concurso CNPq: veja a distribuição de vagas por áreas
A distribuição das 50 vagas de analistas pelas respectivas áreas de atuação será a seguinte:
- analista pleno I de gestão de pessoas – 8 vagas (sendo 6 para ampla concorrência e 2 reservadas para pretos)
- analista pleno I de gestão de recursos logísticos – 8 vagas (sendo 6 para ampla concorrência e 2 reservadas para pretos)
- analista pleno I em gestão orçamentária, financeira e contábil – 8 vagas (sendo 6 para ampla concorrência e 2 reservadas para pretos)
- analista pleno I em gestão de acompanhamento de projetos e programas em ciência e tecnologia – 19 vagas (sendo 15 para ampla concorrência e 4 para pretos)
- analista pleno I em infraestrutura da tecnologia da informação – 2 vagas (sendo 1 para ampla concorrência e 1 reservada para pretos)
- analista pleno I em desenvolvimento de arquitetura de software – 2 vagas (sendo 1 para ampla concorrência e 1 reservada para pretos)
- analista pleno I em gestão de dados corporativos – 1vaga para ampla concorrência
- analista pleno I em gestão e governança da tecnologia da informação – 1 vaga para ampla concorrência
Saiba como foi a última seleção
O último concurso do CNPq ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 95 vagas, sendo 46 para analista e 49 para assistente I. A remuneração do cargo, na época, foi de R$ 4.549,63, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cespe/UnB, atual Cebraspe.
A seleção foi composta de 120 questões objetivas, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa e análise de títulos.
Conhecimentos básicos contou com temas sobre as seguintes disciplinas:
- língua portuguesa;
- conhecimentos de informática;
- atualidades;
- língua inglesa; e
- língua espanhola.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2023provas anteriores