Um levantamento realizado pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon RJ) revelou diferenças alarmantes no preço de material escolar, com variações superiores a 600% em produtos de marcas semelhantes. A pesquisa, que abrangeu 157 itens escolares mais procurados neste início de ano, foi realizada em dez sites entre os dias 2 e 5 deste mês.
O estudo concentrou-se no comércio eletrônico, visando encontrar os menores preços entre os fornecedores. Entre as descobertas mais surpreendentes, destaca-se uma variação de 639,13% para uma borracha branca.
Outro exemplo foi uma borracha plástica com cinta, que variou de R$ 1,38 em um site para R$ 9,90 em outro. As menores variações foram registradas em uma tesoura, com oscilação de 3,16%, e em um caderno de caligrafia de 48 folhas, com 3,41%.
O monitoramento revelou que as maiores médias de preços foram encontradas no compasso de precisão e em uma agenda, enquanto as menores foram em borrachas.
+Inscrição Sisu 2024: liberada lista de universidades com vagas; Veja TOP 6
Preço do material escolar: dicas para economizar
Cássio Coelho, presidente do Procon RJ, enfatizou que a tradição de realizar esse levantamento de valores tem como objetivo ajudar o consumidor a economizar, mostrando que, com pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, com grandes variações de preços em diferentes estabelecimentos.
Confira a seguir algumas dicas para conseguir o melhor preço:
-
Pesquise em Diferentes Estabelecimentos: Compare preços em diversas lojas físicas e online para encontrar as melhores ofertas.
-
Aproveite Promoções e Descontos: Fique de olho em promoções sazonais, liquidações e descontos oferecidos por estabelecimentos.
-
Opte por Produtos Genéricos: Considere escolher produtos genéricos ou de marcas menos conhecidas, que muitas vezes apresentam qualidade semelhante a preços mais acessíveis.
-
Compre com Antecedência: Evite deixar as compras para última hora, possibilitando a pesquisa de preços e a compra de itens com descontos.
-
Reutilize Materiais do Ano Anterior: Verifique se há itens do ano anterior que podem ser reutilizados, como mochilas, estojos e outros materiais em bom estado.
-
Negocie Descontos em Compras em Quantidade: Ao comprar em grande quantidade, negocie descontos diretamente com os fornecedores ou estabelecimentos.
-
Participe de Grupos de Compra Coletiva: Considere participar de grupos de compra coletiva, onde é possível conseguir preços mais baixos ao adquirir produtos em conjunto com outros consumidores.
+Seguro DPVAT vai voltar a ser cobrado dos motoristas em 2024? Entenda
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil