Entenda os riscos do monóxido de carbono, gás invisível que causou morte de quatro jovens em SC

Quatro jovens foram encontrados mortos em uma BMW, em Balneário Camboriú, Santa Catarina na segunda-feira (1º). A polícia suspeita que uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, tenha causado a morte do grupo devido à presença de monóxido de carbono no veículo.

Segundo informações preliminares, uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel teria vazado o gás, levando à asfixia e parada cardiorrespiratória dos ocupantes. O alerta sobre os riscos do monóxido de carbono é reforçado, principalmente porque o gás não tem cheiro nem cor, tornando-o imperceptível às vítimas em caso de vazamento.

O delegado Bruno Effori destacou que as vítimas permaneceram por cerca de quatro horas dentro do carro, com o ar-condicionado em funcionamento.

Entenda o que é e como o monóxido de carbono age no nosso corpo 

O monóxido de carbono, conhecido como CO, é um gás invisível e inodoro que, quando inalado, pode causar problemas de saúde e levar à morte. As moléculas de CO se ligam à hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio no organismo, essencial para a vida humana, e podendo resultar em asfixia.

  • Onde o gás é encontrado?

Presente nas emissões de combustão, como aquelas de carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento, o monóxido de carbono pode se acumular em espaços fechados, causando intoxicação em pessoas e animais.

  • Quais os sintomas de intoxicação com monóxido de carbono?

Os sintomas variam, começando com cansaço, moleza e evoluindo para sonolência, torpor, podendo resultar em coma e morte se a pessoa não receber socorro. Dor de cabeça, tontura, fraqueza, dores abdominais, vômitos, dor no peito e confusão mental são sinais comuns de envenenamento por CO.

  • Como evitar acidentes com monóxido de carbono? 

Para evitar acidentes com monóxido de carbono, é recomendado que aquecedores a combustível e outros aparelhos passam por vistoria técnica anual. Nunca deixar carros ligados em ambientes fechados, não utilizar fogão para aquecer a casa, manter geradores e máquinas a uma distância segura, instalar detectores de CO em casa e procurar ajuda imediatamente em caso de suspeita de vazamento são medidas preventivas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil


Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile