O dólar iniciou a semana em alta, ultrapassando a marca de R$ 5 pela primeira vez desde outubro. O movimento ocorre em meio à expectativa dos investidores em relação às decisões de política monetária que serão divulgadas pelo Banco Central do Brasil e pelo Federal Reserve dos Estados Unidos na quarta-feira (20).
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
No Brasil, os mercados aguardam uma possível redução na taxa Selic, atualmente em 11,25% ao ano. A projeção é que o Comitê de Política Monetária (Copom) promova um corte de 0,5 ponto percentual, levando a taxa para 10,75% ao ano.
Nos Estados Unidos, a expectativa é de manutenção das taxas entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas os investidores aguardam com atenção o comunicado do Fed para vislumbrar as próximas movimentações.
Além das decisões sobre as taxas de juros, os investidores também estão atentos à divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O indicador apresentou um aumento de 0,6% em janeiro, em comparação com o mês anterior.
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa brasileira, encerrou o dia em alta, refletindo a cautela dos investidores diante dos eventos econômicos que ocorrerão ao longo da semana.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil