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O IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) definiu a banca IDECAN como banca do novo concurso IFAP!

Segundo o extrato de dispensa de licitação publicado através do Diário Oficial da União, o certame ofertará vagas para cargos efetivos da carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto.

Ainda não foram divulgadas as especialidades e o quantitativo de vagas que serão contempladas pelo certame. Entretanto, com a escolha da banca, a expectativa é que o edital seja publicado em breve.

Confira mais informações no decorrer do artigo!

  • Concurso IFAP
  • Status: banca definida
  • Banca: IDECAN
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: a definir
  • Último edital: Edital IFAP 2019

Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

  • Situação atual
  • Último concurso
    • Cargos e vagas
    • Etapas e provas
  • Cursos e assinaturas
  • Ficha técnica

Concurso IFAP: situação atual

Foi publicado através da edição do dia 08 de dezembro do Diário Oficial da União o extrato de dispensa de licitação que oficializa o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) como banca organizadora do novo concurso IFAP.

A seleção ofertará vagas para Professor. Confira abaixo o documento!

IDECAN é a banca do novo concurso para professores do IFAP.
IDECAN é a banca do novo concurso para professores do IFAP.

Último concurso

O último concurso IFAP, realizado em 2019 e inicio de 2020, também ofertou 14 vagas para os cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.

Cargos/ Vagas do Concurso IFAP

  • Agroindústria – (1 vaga)
  • Agrícola – (1 vaga)
  • Educação Especial e Inclusiva – (1 vaga)
  • Educação Física – (1 vaga)
  • Física – (1 vaga)
  • Matemática – (1 vaga)
  • Geografia – (1 vaga)
  • Informática – (1 vaga)
  • Gestão – (1 vaga)
  • Veterinária 1 – (1 vaga)
  • Veterinária 2 – (1 vaga)
  • Letras – (1 vaga)
  • Publicidade – (1 vaga)
  • Letras-Espanhol – (1 vaga)

Remuneração do concurso IFAP

Os candidatos que forem aprovados no certame foram submetidos ao regime de 40 horas semanais determinado pela Lei 12.772/2012, que rege a carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

O ingresso de candidatos aprovados no concurso para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico refere-se no nível 1, Classe DI, conforme a Lei nº 12.772/2012.

Confira abaixo:

TitulaçãoVencimento básico (R$)Retribuição por titulação (R$)Auxílio-alimentação (R$)Total (R$)
Graduação4.472,64458,004.930,64
Aperfeiçoamento4.472,64447,26458,005.377,90
Especialização4.472,64894,53458,005.825,17
Mestrado4.472,642.236,32458,007.166,96
Doutorado4.472,645.143,54458,0010.074,18

Etapas de provas do último concurso IFAP

Prova Objetiva

A prova objetiva do certame, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada aos candidatos de todas as áreas. O exame foi composto de 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo que cada questão conteve 5 opções de resposta e somente uma correta, comum a todas as áreas.

A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro de 2020.

Confira abaixo as disciplinas e questões do certame:

  • Legislação educacional e dos Institutos Federais – 15 questões
  • Legislação do regime jurídico dos servidores da União – 10 questões
  • Legislação da carreira do Magistério EBTT – 5 questões

Vale lembrar aos concurseiros que foi reprovado e eliminado do concurso o candidato que obteve nota abaixo de 6,0 pontos na prova objetiva.

As provas objetivas e discursivas foram realizadas nas cidades de Macapá-AP e Santana-AP. Os locais de prova foram divulgados no portal online da banca organizadora, o IFAP.

Prova Discursiva

A prova discursiva avaliou a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados à área para a qual concorre, além de demonstrar a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinadas e conhecimento técnico.

Para a área de letras – espanhol, a prova discursiva foi elaborada na língua correspondente ao respectivo código linguístico.

Avaliação da prova discursiva pelo avaliador de Língua Portuguesa:

QuesitoDescriçãoPontuação Máxima
Adequação ao gênero textual solicitadoO texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão adequados ao gênero. O texto é em prosa, contém parágrafos estruturas e desenvolvidos, com recuo.1,0
Adequação à situação comunicativaFormalidade, clareza e adequação do texto ao público leitor.1,0
Coesão, coerência e concordânciaUtilização adequada dos conectivos para estabelecer o nexo e a relação no contexto esperado. Adequação dos modalizadores à exposição e operadores argumentativos comumente empregados em dissertações com coerência. Concordância: 1) Verbal: adequação conforme3,0
as regras de uso da norma padrão da língua portuguesa;2) Nominal: adequação de acordo com as regras da norma padrão da língua portuguesa.
ConteúdoAdequação do texto ao tema sorteado, sem fugas do tema. Demonstração de conhecimento, segurança e domínio do tema.3,0
Acentuação gráfica, pontuação e ortografiaUtilização correta da acentuação. Domínio básico do uso dos sinais de pontuação. Utilização da pontuação adequada. Grafia das palavras em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, de acordo com o último acordo ortográfico.1,0
LegibilidadeUtilização de letra legível na escrita.1,0

Avaliação da prova discursiva pelos especialistas da área:

QuesitoDescriçãoPontuação Máxima
Domínio e abrangência do conteúdoConhecimento e compreensão dos conceitos e princípios do tema exposto. Aplicação e relação dos conceitos e princípios. Contextualização do conteúdo no qual foi produzido e relação com o conhecimento atual. Abordagem de questões relevantes e atualizadas acerca do conteúdo. Abrangência e clareza na abordagem do tema.2 pontos
Utilização da terminologia técnico-científicaUtilização de vocabulário técnico correto e atualizado sobre o tema. Apresentação de qualidade e rigor na utilização da terminologia técnico-científica. Utilização de exemplos coerentes, conforme a especificidade técnico-científica do tema abordado.6 pontos
Atualidade teórica e bibliográficaDesenvolvimento do texto com base em fundamentos teóricos. Emprego de bibliografia pertinente e atualizada a respeito do tema.2 pontos

Prova de Desempenho Didático

A prova de desempenho didático consistiu em uma aula expositiva, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 30 minutos e máximo de 40 minutos. O exame valeu 10,0 pontos.

Confira abaixo os critérios de avaliação que serão usados no certame:

Avaliação da prova de desempenho didático pelo avaliador pedagogo:

QuesitoDescriçãoPontuação Máxima
Composição do plano: identificação, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e referências. Qualidade do material impresso: ortografia, layout, tipografia e impressão. Coerência e clareza dos objetivos.
Plano de AulaDetalhamento dos conteúdos. Coerência entre objetivos e conteúdos planejados. Detalhamento dos procedimentos metodológicos a serem utilizados. Descrição dos recursos didáticos coerente com os procedimentos metodológicos. Descrição dos3,0
procedimentos de avaliação da aprendizagem correlatos com objetivos e conteúdos planejados. Apresentação das referências segundo as normas da ABNT
Clareza na exposição da aula. Contextualização do tema. Organização dos conteúdos: seleção, sequência lógica, atualidade e adequação à série e ao curso. Clareza, domínio e segurança na exposição dos
Desenvolvimento da aulaconteúdos. Motivação e criatividade no desenvolvimento da aula. Articulação teórica prática. Coerência entre o plano e o desenvolvimento da aula. Organização e emprego apropriado dos recursos didáticos. Gestão do tempo da aula. Utilização de5,0
estratégias e instrumentos avaliativos para verificação da aprendizagem em conformidade com objetivos planejados e conteúdos da aula. Adequação da linguagem técnica para o nível, forma e modalidade do curso.
Postura profissional docenteClareza na comunicação. Adequação da linguagem à situação comunicativa de sala de aula. Apresentação pessoal e postura em sala. Organização do ambiente. Espontaneidade e autocontrole2,0

Avaliação da prova de desempenho didático pelos especialistas da área:

QuesitoDescriçãoPontuação Máxima
IntroduçãoApresentação do tema e dos objetivos a serem alcançados na aula.1,0
ConteúdoSegurança e domínio na transmissão do conteúdo. Apresentação de conhecimento atualizado sobre o tema. Aplicação de metodologia de ensino. Distribuição e controle do tempo de aula. Utilização de recursos didáticos.3,0
VocabulárioUtilização de linguagem de acordo com o nível do público-alvo e de vocabulário técnico adequado ao tema.2,0
AprendizagemAvaliação da aprendizagem. Recomendação de exercícios para fixação do conteúdo. Realização de revisão dos pontos chaves da aula.3,0
BibliografiaIndicação ou referência a bibliografia utilizada.1,0

Prova de Títulos

Os candidatos convocados para a realização da prova de desempenho didático entregaram os documentos a serem considerados para a prova de títulos no mesmo dia e local.

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♦Informações do último concurso IFAP

►Data da prova: 26 de janeiro de 2020
►Vagas: 14 vagas
►Lotações: Amapá
►Requisito: Nível superior
►Banca: IFAP
►Edital: Edital IFAP 2019

Retificações IFAP

Fonte: Estratégia Concursos

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