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O IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) definiu a banca IDECAN como banca do novo concurso IFAP!

Segundo o extrato de dispensa de licitação publicado através do Diário Oficial da União, o certame ofertará vagas para cargos efetivos da carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto.

Ainda não foram divulgadas as especialidades e o quantitativo de vagas que serão contempladas pelo certame. Entretanto, com a escolha da banca, a expectativa é que o edital seja publicado em breve.

Confira mais informações no decorrer do artigo!

  • Concurso IFAP
  • Status: banca definida
  • Banca: IDECAN
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: a definir
  • Último edital: Edital IFAP 2019

Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

  • Situação atual
  • Último concurso
    • Cargos e vagas
    • Etapas e provas
  • Cursos e assinaturas
  • Ficha técnica

Concurso IFAP: situação atual

Foi publicado através da edição do dia 08 de dezembro do Diário Oficial da União o extrato de dispensa de licitação que oficializa o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) como banca organizadora do novo concurso IFAP.

A seleção ofertará vagas para Professor. Confira abaixo o documento!

IDECAN é a banca do novo concurso para professores do IFAP.
IDECAN é a banca do novo concurso para professores do IFAP.

Último concurso

O último concurso IFAP, realizado em 2019 e inicio de 2020, também ofertou 14 vagas para os cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.

Cargos/ Vagas do Concurso IFAP

  • Agroindústria – (1 vaga)
  • Agrícola – (1 vaga)
  • Educação Especial e Inclusiva – (1 vaga)
  • Educação Física – (1 vaga)
  • Física – (1 vaga)
  • Matemática – (1 vaga)
  • Geografia – (1 vaga)
  • Informática – (1 vaga)
  • Gestão – (1 vaga)
  • Veterinária 1 – (1 vaga)
  • Veterinária 2 – (1 vaga)
  • Letras – (1 vaga)
  • Publicidade – (1 vaga)
  • Letras-Espanhol – (1 vaga)

Remuneração do concurso IFAP

Os candidatos que forem aprovados no certame foram submetidos ao regime de 40 horas semanais determinado pela Lei 12.772/2012, que rege a carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

O ingresso de candidatos aprovados no concurso para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico refere-se no nível 1, Classe DI, conforme a Lei nº 12.772/2012.

Confira abaixo:

Titulação Vencimento básico (R$) Retribuição por titulação (R$) Auxílio-alimentação (R$) Total (R$)
Graduação 4.472,64 458,00 4.930,64
Aperfeiçoamento 4.472,64 447,26 458,00 5.377,90
Especialização 4.472,64 894,53 458,00 5.825,17
Mestrado 4.472,64 2.236,32 458,00 7.166,96
Doutorado 4.472,64 5.143,54 458,00 10.074,18

Etapas de provas do último concurso IFAP

Prova Objetiva

A prova objetiva do certame, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada aos candidatos de todas as áreas. O exame foi composto de 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo que cada questão conteve 5 opções de resposta e somente uma correta, comum a todas as áreas.

A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro de 2020.

Confira abaixo as disciplinas e questões do certame:

  • Legislação educacional e dos Institutos Federais – 15 questões
  • Legislação do regime jurídico dos servidores da União – 10 questões
  • Legislação da carreira do Magistério EBTT – 5 questões

Vale lembrar aos concurseiros que foi reprovado e eliminado do concurso o candidato que obteve nota abaixo de 6,0 pontos na prova objetiva.

As provas objetivas e discursivas foram realizadas nas cidades de Macapá-AP e Santana-AP. Os locais de prova foram divulgados no portal online da banca organizadora, o IFAP.

Prova Discursiva

A prova discursiva avaliou a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados à área para a qual concorre, além de demonstrar a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinadas e conhecimento técnico.

Para a área de letras – espanhol, a prova discursiva foi elaborada na língua correspondente ao respectivo código linguístico.

Avaliação da prova discursiva pelo avaliador de Língua Portuguesa:

Quesito Descrição Pontuação Máxima
Adequação ao gênero textual solicitado O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão adequados ao gênero. O texto é em prosa, contém parágrafos estruturas e desenvolvidos, com recuo. 1,0
Adequação à situação comunicativa Formalidade, clareza e adequação do texto ao público leitor. 1,0
Coesão, coerência e concordância Utilização adequada dos conectivos para estabelecer o nexo e a relação no contexto esperado. Adequação dos modalizadores à exposição e operadores argumentativos comumente empregados em dissertações com coerência. Concordância: 1) Verbal: adequação conforme 3,0
as regras de uso da norma padrão da língua portuguesa;2) Nominal: adequação de acordo com as regras da norma padrão da língua portuguesa.
Conteúdo Adequação do texto ao tema sorteado, sem fugas do tema. Demonstração de conhecimento, segurança e domínio do tema. 3,0
Acentuação gráfica, pontuação e ortografia Utilização correta da acentuação. Domínio básico do uso dos sinais de pontuação. Utilização da pontuação adequada. Grafia das palavras em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, de acordo com o último acordo ortográfico. 1,0
Legibilidade Utilização de letra legível na escrita. 1,0

Avaliação da prova discursiva pelos especialistas da área:

Quesito Descrição Pontuação Máxima
Domínio e abrangência do conteúdo Conhecimento e compreensão dos conceitos e princípios do tema exposto. Aplicação e relação dos conceitos e princípios. Contextualização do conteúdo no qual foi produzido e relação com o conhecimento atual. Abordagem de questões relevantes e atualizadas acerca do conteúdo. Abrangência e clareza na abordagem do tema. 2 pontos
Utilização da terminologia técnico-científica Utilização de vocabulário técnico correto e atualizado sobre o tema. Apresentação de qualidade e rigor na utilização da terminologia técnico-científica. Utilização de exemplos coerentes, conforme a especificidade técnico-científica do tema abordado. 6 pontos
Atualidade teórica e bibliográfica Desenvolvimento do texto com base em fundamentos teóricos. Emprego de bibliografia pertinente e atualizada a respeito do tema. 2 pontos

Prova de Desempenho Didático

A prova de desempenho didático consistiu em uma aula expositiva, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 30 minutos e máximo de 40 minutos. O exame valeu 10,0 pontos.

Confira abaixo os critérios de avaliação que serão usados no certame:

Avaliação da prova de desempenho didático pelo avaliador pedagogo:

Quesito Descrição Pontuação Máxima
Composição do plano: identificação, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e referências. Qualidade do material impresso: ortografia, layout, tipografia e impressão. Coerência e clareza dos objetivos.
Plano de Aula Detalhamento dos conteúdos. Coerência entre objetivos e conteúdos planejados. Detalhamento dos procedimentos metodológicos a serem utilizados. Descrição dos recursos didáticos coerente com os procedimentos metodológicos. Descrição dos 3,0
procedimentos de avaliação da aprendizagem correlatos com objetivos e conteúdos planejados. Apresentação das referências segundo as normas da ABNT
Clareza na exposição da aula. Contextualização do tema. Organização dos conteúdos: seleção, sequência lógica, atualidade e adequação à série e ao curso. Clareza, domínio e segurança na exposição dos
Desenvolvimento da aula conteúdos. Motivação e criatividade no desenvolvimento da aula. Articulação teórica prática. Coerência entre o plano e o desenvolvimento da aula. Organização e emprego apropriado dos recursos didáticos. Gestão do tempo da aula. Utilização de 5,0
estratégias e instrumentos avaliativos para verificação da aprendizagem em conformidade com objetivos planejados e conteúdos da aula. Adequação da linguagem técnica para o nível, forma e modalidade do curso.
Postura profissional docente Clareza na comunicação. Adequação da linguagem à situação comunicativa de sala de aula. Apresentação pessoal e postura em sala. Organização do ambiente. Espontaneidade e autocontrole 2,0

Avaliação da prova de desempenho didático pelos especialistas da área:

Quesito Descrição Pontuação Máxima
Introdução Apresentação do tema e dos objetivos a serem alcançados na aula. 1,0
Conteúdo Segurança e domínio na transmissão do conteúdo. Apresentação de conhecimento atualizado sobre o tema. Aplicação de metodologia de ensino. Distribuição e controle do tempo de aula. Utilização de recursos didáticos. 3,0
Vocabulário Utilização de linguagem de acordo com o nível do público-alvo e de vocabulário técnico adequado ao tema. 2,0
Aprendizagem Avaliação da aprendizagem. Recomendação de exercícios para fixação do conteúdo. Realização de revisão dos pontos chaves da aula. 3,0
Bibliografia Indicação ou referência a bibliografia utilizada. 1,0

Prova de Títulos

Os candidatos convocados para a realização da prova de desempenho didático entregaram os documentos a serem considerados para a prova de títulos no mesmo dia e local.

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♦Informações do último concurso IFAP

►Data da prova: 26 de janeiro de 2020
►Vagas: 14 vagas
►Lotações: Amapá
►Requisito: Nível superior
►Banca: IFAP
►Edital: Edital IFAP 2019

Retificações IFAP

Fonte: Estratégia Concursos

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