Acesse o conteúdo completo – banca definida para novo edital!
O IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) definiu a banca IDECAN como banca do novo concurso IFAP!
Segundo o extrato de dispensa de licitação publicado através do Diário Oficial da União, o certame ofertará vagas para cargos efetivos da carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto.
Ainda não foram divulgadas as especialidades e o quantitativo de vagas que serão contempladas pelo certame. Entretanto, com a escolha da banca, a expectativa é que o edital seja publicado em breve.
Confira mais informações no decorrer do artigo!
- Concurso IFAP
- Status: banca definida
- Banca: IDECAN
- Vagas: a definir
- Salário inicial: a definir
- Último edital: Edital IFAP 2019
Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
- Situação atual
- Último concurso
- Cargos e vagas
- Etapas e provas
- Cursos e assinaturas
- Ficha técnica
Concurso IFAP: situação atual
Foi publicado através da edição do dia 08 de dezembro do Diário Oficial da União o extrato de dispensa de licitação que oficializa o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) como banca organizadora do novo concurso IFAP.
A seleção ofertará vagas para Professor. Confira abaixo o documento!
Último concurso
O último concurso IFAP, realizado em 2019 e inicio de 2020, também ofertou 14 vagas para os cargos de professor do ensino básico, técnico e tecnológico.
Cargos/ Vagas do Concurso IFAP
- Agroindústria – (1 vaga)
- Agrícola – (1 vaga)
- Educação Especial e Inclusiva – (1 vaga)
- Educação Física – (1 vaga)
- Física – (1 vaga)
- Matemática – (1 vaga)
- Geografia – (1 vaga)
- Informática – (1 vaga)
- Gestão – (1 vaga)
- Veterinária 1 – (1 vaga)
- Veterinária 2 – (1 vaga)
- Letras – (1 vaga)
- Publicidade – (1 vaga)
- Letras-Espanhol – (1 vaga)
Remuneração do concurso IFAP
Os candidatos que forem aprovados no certame foram submetidos ao regime de 40 horas semanais determinado pela Lei 12.772/2012, que rege a carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
O ingresso de candidatos aprovados no concurso para o cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico refere-se no nível 1, Classe DI, conforme a Lei nº 12.772/2012.
Confira abaixo:
Titulação | Vencimento básico (R$) | Retribuição por titulação (R$) | Auxílio-alimentação (R$) | Total (R$) |
Graduação | 4.472,64 | — | 458,00 | 4.930,64 |
Aperfeiçoamento | 4.472,64 | 447,26 | 458,00 | 5.377,90 |
Especialização | 4.472,64 | 894,53 | 458,00 | 5.825,17 |
Mestrado | 4.472,64 | 2.236,32 | 458,00 | 7.166,96 |
Doutorado | 4.472,64 | 5.143,54 | 458,00 | 10.074,18 |
Etapas de provas do último concurso IFAP
Prova Objetiva
A prova objetiva do certame, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada aos candidatos de todas as áreas. O exame foi composto de 30 questões do tipo múltipla escolha, sendo que cada questão conteve 5 opções de resposta e somente uma correta, comum a todas as áreas.
A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro de 2020.
Confira abaixo as disciplinas e questões do certame:
- Legislação educacional e dos Institutos Federais – 15 questões
- Legislação do regime jurídico dos servidores da União – 10 questões
- Legislação da carreira do Magistério EBTT – 5 questões
Vale lembrar aos concurseiros que foi reprovado e eliminado do concurso o candidato que obteve nota abaixo de 6,0 pontos na prova objetiva.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas nas cidades de Macapá-AP e Santana-AP. Os locais de prova foram divulgados no portal online da banca organizadora, o IFAP.
Prova Discursiva
A prova discursiva avaliou a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados à área para a qual concorre, além de demonstrar a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinadas e conhecimento técnico.
Para a área de letras – espanhol, a prova discursiva foi elaborada na língua correspondente ao respectivo código linguístico.
Avaliação da prova discursiva pelo avaliador de Língua Portuguesa:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Adequação ao gênero textual solicitado | O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão adequados ao gênero. O texto é em prosa, contém parágrafos estruturas e desenvolvidos, com recuo. | 1,0 |
Adequação à situação comunicativa | Formalidade, clareza e adequação do texto ao público leitor. | 1,0 |
Coesão, coerência e concordância | Utilização adequada dos conectivos para estabelecer o nexo e a relação no contexto esperado. Adequação dos modalizadores à exposição e operadores argumentativos comumente empregados em dissertações com coerência. Concordância: 1) Verbal: adequação conforme | 3,0 |
as regras de uso da norma padrão da língua portuguesa;2) Nominal: adequação de acordo com as regras da norma padrão da língua portuguesa. | ||
Conteúdo | Adequação do texto ao tema sorteado, sem fugas do tema. Demonstração de conhecimento, segurança e domínio do tema. | 3,0 |
Acentuação gráfica, pontuação e ortografia | Utilização correta da acentuação. Domínio básico do uso dos sinais de pontuação. Utilização da pontuação adequada. Grafia das palavras em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, de acordo com o último acordo ortográfico. | 1,0 |
Legibilidade | Utilização de letra legível na escrita. | 1,0 |
Avaliação da prova discursiva pelos especialistas da área:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Domínio e abrangência do conteúdo | Conhecimento e compreensão dos conceitos e princípios do tema exposto. Aplicação e relação dos conceitos e princípios. Contextualização do conteúdo no qual foi produzido e relação com o conhecimento atual. Abordagem de questões relevantes e atualizadas acerca do conteúdo. Abrangência e clareza na abordagem do tema. | 2 pontos |
Utilização da terminologia técnico-científica | Utilização de vocabulário técnico correto e atualizado sobre o tema. Apresentação de qualidade e rigor na utilização da terminologia técnico-científica. Utilização de exemplos coerentes, conforme a especificidade técnico-científica do tema abordado. | 6 pontos |
Atualidade teórica e bibliográfica | Desenvolvimento do texto com base em fundamentos teóricos. Emprego de bibliografia pertinente e atualizada a respeito do tema. | 2 pontos |
Prova de Desempenho Didático
A prova de desempenho didático consistiu em uma aula expositiva, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 30 minutos e máximo de 40 minutos. O exame valeu 10,0 pontos.
Confira abaixo os critérios de avaliação que serão usados no certame:
Avaliação da prova de desempenho didático pelo avaliador pedagogo:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Composição do plano: identificação, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, avaliação e referências. Qualidade do material impresso: ortografia, layout, tipografia e impressão. Coerência e clareza dos objetivos. | ||
Plano de Aula | Detalhamento dos conteúdos. Coerência entre objetivos e conteúdos planejados. Detalhamento dos procedimentos metodológicos a serem utilizados. Descrição dos recursos didáticos coerente com os procedimentos metodológicos. Descrição dos | 3,0 |
procedimentos de avaliação da aprendizagem correlatos com objetivos e conteúdos planejados. Apresentação das referências segundo as normas da ABNT | ||
Clareza na exposição da aula. Contextualização do tema. Organização dos conteúdos: seleção, sequência lógica, atualidade e adequação à série e ao curso. Clareza, domínio e segurança na exposição dos | ||
Desenvolvimento da aula | conteúdos. Motivação e criatividade no desenvolvimento da aula. Articulação teórica prática. Coerência entre o plano e o desenvolvimento da aula. Organização e emprego apropriado dos recursos didáticos. Gestão do tempo da aula. Utilização de | 5,0 |
estratégias e instrumentos avaliativos para verificação da aprendizagem em conformidade com objetivos planejados e conteúdos da aula. Adequação da linguagem técnica para o nível, forma e modalidade do curso. | ||
Postura profissional docente | Clareza na comunicação. Adequação da linguagem à situação comunicativa de sala de aula. Apresentação pessoal e postura em sala. Organização do ambiente. Espontaneidade e autocontrole | 2,0 |
Avaliação da prova de desempenho didático pelos especialistas da área:
Quesito | Descrição | Pontuação Máxima |
Introdução | Apresentação do tema e dos objetivos a serem alcançados na aula. | 1,0 |
Conteúdo | Segurança e domínio na transmissão do conteúdo. Apresentação de conhecimento atualizado sobre o tema. Aplicação de metodologia de ensino. Distribuição e controle do tempo de aula. Utilização de recursos didáticos. | 3,0 |
Vocabulário | Utilização de linguagem de acordo com o nível do público-alvo e de vocabulário técnico adequado ao tema. | 2,0 |
Aprendizagem | Avaliação da aprendizagem. Recomendação de exercícios para fixação do conteúdo. Realização de revisão dos pontos chaves da aula. | 3,0 |
Bibliografia | Indicação ou referência a bibliografia utilizada. | 1,0 |
Prova de Títulos
Os candidatos convocados para a realização da prova de desempenho didático entregaram os documentos a serem considerados para a prova de títulos no mesmo dia e local.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Quer estudar para o concurso?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
♦Informações do último concurso IFAP
►Data da prova: 26 de janeiro de 2020
►Vagas: 14 vagas
►Lotações: Amapá
►Requisito: Nível superior
►Banca: IFAP
►Edital: Edital IFAP 2019
Retificações IFAP
Fonte: Estratégia Concursos