Acesse o conteúdo completo – Câmara recebe projeto nesta terça (8)
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, recebeu nesta terça-feira (8) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que trata do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), em reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
A transmissão foi realizada ao vivo, por meio do canal da Câmara dos Deputados, na plataforma YouTube. As informações são da Agência Câmara.
Segundo Motta, a sociedade tem cobrado uma reação do Estado a esse problema e cabe ao Poder Executivo enfrentá-lo.
“Excepcionalizamos gastos para tudo, e por que não fazemos isso para a segurança? O cidadão quer resolver e discutir o problema de fato e quer uma resposta: se o Estado for pra cima com os instrumentos que temos, como o grau de inteligência, atacando onde estão os financiamentos do crime, duvido que não se resolva o problema”, avaliou o presidente.
Recentemente, o ministro Lewandowski declarou a proposta estaria madura para ser encaminhada ao Congresso Nacional, após longa discussão com a sociedade civil, governadores e demais interessados.
“Houve o consenso, entre os presentes, que depois de uma discussão ampla dessa PEC, não apenas com os governadores, com a sociedade civil, mas também com a academia, ela estaria madura para ser enviada ao Congresso Nacional. Essa PEC pretende, em linhas gerais, criar um SUS da Segurança Pública, ou seja, o Sistema Único da Segurança Pública que estará na Constituição da República Federativa do Brasil, com recursos próprios e integrando todas as forças policiais do Brasil para combater a criminalidade organizada“, disse.
Detalhes da PEC da Segurança Pública
No material obtido pelo jornalismo do Estratégia Concursos, é detalhado o plano de transformação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Polícia Viária Federal, as novas atribuições da Polícia Federal e outras mudanças. Veja nos documentos abaixo!
A PEC da Segurança Pública propõe alterações nos arts. 21, 22, 23, 24 e 144, de modo a conferir à União a competência para estabelecer diretrizes gerais quanto à política de segurança pública, defesa social e sistema penitenciário.
Ademais, a proposta visa atualizar as competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.
A ideia da pasta é padronizar protocolos, informações e dados estatísticos, estabelecendo diretrizes para a segurança pública de acordo com o que já ocorre atualmente.
Para mais informações acerca da PEC de Segurança Pública, que será recebida na Câmara nesta terça (8), acesse os links abaixo. Preparamos artigos exclusivos para você!
Concursos PF | PRF
Leia também:
Quer saber mais sobre a PEC da Segurança Pública e estudar para concursos políciais?
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos