Fique por dentro – Como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente?

Acesse o conteúdo completo – Como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente?



Baixar apostila para concurso

Confira neste artigo o contexto inusitado de reaplicação de prova e como foi a concorrência do último concurso TJSP para escrevente.

Como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente?
Como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente?

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje analisaremos como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente. 

O último concurso para o cargo de escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) trouxe algumas peculiaridades que não passaram despercebidas por quem acompanha ano a ano o lançamento de editais para a carreira.

​​​Além da concorrência, um fato raro e inesperado marcou o evento: houve anulação da prova na Capital. Mas, afinal de contas, o que aconteceu?

Neste artigo analisaremos as  principais informações referentes ao ocorrido, abordando o contexto inusitado de reaplicação de prova e como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente. Acompanhe!

Em suma, o último edital lançado abriu oportunidades para o preenchimento de 572 vagas, distribuídas para a Comarca da Capital (1ª RAJ –  Região Administrativa Judiciária) e para as comarcas da 2ª até a 10ª RAJ. 

Entretanto, na fase objetiva houve a anulação da prova na Capital, o que pegou muitos candidatos de surpresa.​ Ao que se sabe, o que motivou a decisão foi um problema na aplicação da prova. 

Nesse sentido, em um dos locais de exame na Capital, um dos fiscais encerrou a aplicação da prova uma hora antes do previsto, prejudicando assim os candidatos que ainda tinham tempo para responder às questões.

​Diante da ocorrência, foi necessário agendar uma nova data para a reaplicação da prova objetiva para todos os candidatos que realizaram inscrição na Comarca da Capital.

Contudo, a situação inusitada afetou somente os candidatos inscritos para a Comarca da Capital. Assim sendo, as provas e etapas das demais comarcas seguiram normalmente.

Em síntese, a concorrência do último concurso TJSP escrevente seguiu o padrão que se espera de uma seleção com as dimensões apresentadas. Afinal, trata-se de um certame que oferece centenas de vagas para trabalhar no maior tribunal de justiça do mundo.

Os dados publicados no Site da Vunesp, organizadora habitual da seleção, mostram que só na Capital a quantidade de inscritos quase alcançou a marca de noventa mil candidatos.

Entretanto, quantidade de inscrições não significa necessariamente concorrência. Geralmente, o que determina a concorrência é o quão alta ou quão baixa foi a nota de corte que levou os candidatos à segunda fase do concurso.

Nesse sentido, no Blog Estratégia Concursos há um conteúdo detalhado sobre o tema. Confira as notas de corte do último edital!

Quanto à reaplicação da prova na Capital, houve um resultado interessante. A situação inusitada trouxe uma nota de corte tão baixa que gerou espanto e reacendeu a esperança de muita gente que achava que não teria chance.

Do ponto de vista comparativo, a nota de corte para a lista geral do concurso após a reaplicação da prova foi consideravelmente mais baixa do que o padrão habitual. 

Enquanto em concursos passados a nota de corte já chegou a 8,6 pontos, como ocorreu no certame realizado no ano de 2021, na reaplicação da prova do último concurso o corte ficou na casa dos 7,0 pontos.

A verdade é que não existe uma única razão, mas sim uma combinação de fatores que criaram a “tempestade perfeita” para essa queda histórica.

Em primeiro lugar, há quem diga que a prova foi mais difícil, fator este que teve um efeito direto na nota de corte.

Nesse sentido, a banca que já vinha aumentando o sarrafo nas últimas edições trouxe uma prova com enunciados mais longos e complexos, especialmente nas matérias de Direito e Língua Portuguesa. 

​Por outro lado, o fator psicológico também pode ter tido grande contribuição no resultado geral da reaplicação. A anulação da prova mexeu com o emocional dos candidatos, e muitos podem ter simplesmente desistido de fazer a prova novamente, o que elevou a taxa de abstenção.

​Ademais, o tempo entre a anulação e a reaplicação da prova pode ter impactado negativamente o desempenho geral. Para muitos, o período foi curto demais para se recuperar emocionalmente e retomar o ritmo de estudos.

Primeiramente, nota-se que o nível da prova não atrapalha quem estuda com estratégia. Ou seja, o velho mito de que é necessário gabaritar as questões para ser aprovado está cada vez mais distante da realidade. 

Nesse sentido, uma prova difícil filtra os melhores candidatos, e quem tem estudo sólido e estratégia consegue se destacar independentemente da nota de corte.

Além disso, a reaplicação da prova mostrou que os verdadeiros aprovados são aqueles que não desistem. Por isso, é necessário preparo mental para lidar com situações inusitadas.

Por fim, analisando toda a dinâmica, ​é possível perceber que não é saudável utilizar notas de provas passadas como parâmetro absoluto para garantir um bom desempenho em provas futuras. Cada concurso é único. 

Certamente esta é uma lição que vale mais do que qualquer ponto na prova e pode ser a chave para a sua aprovação!

A plataforma do Estratégia Concursos possui o curso completo para a sua aprovação no concurso para Escrevente Técnico Judiciário do TJSP. Clique e confira:

Então, é isso, pessoal! Chegamos ao fim da nossa análise sobre como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente. Esperamos que tenham gostado.

Confira também:

Se você quer se preparar para chegar competitivo em qualquer prova da área, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única forma de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Como foi a concorrência do último concurso TJSP escrevente?



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile