Fique por dentro – como foi o concurso 2016

Acesse o conteúdo completo – como foi o concurso 2016



Baixar apostila para concurso

Confira neste artigo como foi o último concurso para área de Taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC).

O que rolou no último concurso para a área de Taquigrafia da Câmara Municipal do Rio Branco (AC)?
O que rolou no último concurso para a área de Taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC)?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

O Instituto AOCP organizou o edital do último concurso para a área de Taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC), lançado em 2016.  

O certame ofertou 03 vagas imediatas para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia, com carga horária semanal de 30 horas e requisito de formação de Nível Superior em qualquer área + habilitação em Taquigrafia, além de uma remuneração inicial de R$ 2.186,66.

Agora, a Câmara do Rio Branco (AC) iniciou um novo processo administrativo, visando a contratação da banca organizadora que será responsável pelo seu próximo concurso. Desse modo, o lançamento de um novo edital se aproxima. 

Portanto, confira no artigo de hoje, como foi o último certame para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC).

O último concurso para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC) foi dividido em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório:

  1. Prova Objetiva
  2. Prova Prática de Taquigrafia.

Prova Objetiva

Conforme o edital, esta fase do certame constou de uma Prova Objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, valendo 100 pontos. Desse modo, cada questão somou 2 pontos à nota integral da etapa. A distribuição das questões se deu da seguinte maneira:

  • Questões de Língua Portuguesa10
  • Questões de Raciocínio Lógico e Matemático5
  •  Questões de Informática5
  • Questões de Conhecimentos Específicos 30

Prova Prática de Taquigrafia 

Já na etapa da Prova Prática de Taquigrafia, valendo 100 pontos, apenas 12 candidatos obtiveram a nota mínima exigida na Prova Objetiva, e, assim, conquistaram a habilitação necessária para esta fase.

De acordo com o edital do certame, esta etapa do concurso poderia convocar até 30 candidatos aprovados e melhor classificados na etapa da Prova Objetiva. 

Dessa forma, apenas 40% das vagas foram preenchidas para esta fase do concurso, o que denota a baixa concorrência na ocasião específica deste certame, para a especialidade de Taquigrafia.

Em suma, nesta etapa do concurso, os candidatos realizaram o apanhamento taquigráfico de um texto com um total de  400 palavras, com duração de 5 minutos, seguida de digitação e tradução do ditado, ao final do apanhamento, em um processador de textos

No caso específico do concurso da Câmara do Rio Branco (AC), a velocidade do ditado teve a seguinte distribuição:

Velocidade do ditado do concurso de taquigrafia da Câmara do Rio Branco (AC)

Após a última fase do certame, depois que 12 candidatos foram convocados para realizar a Prova Prática de Taquigrafia, apenas 4 concorrentes obtiveram êxito na etapa, fazendo-se habilitados e classificados para compor a listagem final de aprovados

Desse modo, apenas 33,33% dos candidatos convocados para realizar a Prova Prática de Taquigrafia obtiveram o aproveitamento adequado na etapa. Ou seja, 8 dos 12 candidatos convocados foram eliminados na fase.

Na ocasião, a nota mínima exigida para que os candidatos fossem aprovados era de 50%.

É muito importante que, ao se inscrever para um concurso da área de Taquigrafia, o candidato esteja ciente de que haverá a etapa da Prova Prática de Taquigrafia. Nesse sentido, será necessário dominar algum método Taquigráfico. 

O percentual de reprovação da etapa da Prova Prática de Taquigrafia do último concurso da Câmara do Rio Branco é mais comum do que se imagina, e, além disso, vem se tornando recorrente nos certames para essa especialidade

Infelizmente, esse despreparo se deve a uma desinformação geral, pois os candidatos acabam se inscrevendo em concursos dessa natureza, pensando que a Prova Prática será de digitação ou que será realizada com a utilização de algum tipo de “maquininha”. 

Por isso, não deixe para buscar conhecimento somente quando o edital do seu concursoestiver aberto. Então, comece agora mesmo, pois aprender um Método Taquigráfico demanda tempo e dedicação.

Desse modo, desenvolva uma rotina e mantenha a disciplina, pois, assim, com certeza você conseguirá aprimorar as suas habilidades Taquigráficas e alcançará o seu objetivo, que é a sua aprovação.

Pessoal, chegamos ao fim da nossa análise sobre o último concurso realizado para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia da Câmara Municipal do Rio Branco (AC). Espero que tenham gostado.

Você tem interesse em ingressar na carreira de Taquígrafo?

Então, fique atento! Haverá oportunidades para os profissionais da área de Taquigrafia no Concurso ALE RO: comissão formada! Mais de 300 vagas

E também está em iminência um novo concurso para a Câmara dos Deputados, com oportunidades para o cargo de Analista Legislativo da área de Registro e Redação (antigo Taquígrafo Legislativo), com iniciais de  até R$ 26.136,43.

Caso queira se preparar para chegar competitivo em qualquer prova desta área, invista nos cursos da área de Taquigrafia  do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – como foi o concurso 2016



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile