Acesse o conteúdo completo – Como funciona a hierarquia da Polícia Militar?
Fala, estrategistas! Neste artigo vamos entender como funciona a Hierarquia da Polícia Militar.
A escala hierárquica da Polícia Militar obedece, em ordem ascendente, a seguinte configuração: soldado, cabo, terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento, subtenente, segundo tenente, primeiro tenente, capitão, major, tenente coronel e coronel.

Qual é a hierarquia na Polícia Militar?
Na Polícia Militar observa-se uma estrutura hierárquica rigorosa que fundamenta a organização e disciplina da corporação. Essa hierarquia da Polícia Militar divide-se em duas grandes categorias: o quadro de praças e o quadro de oficiais.
Vamos entender cada uma dessas divisões:
- Quadro de Praças:
- Soldado
- Cabo
- Terceiro Sargento
- Segundo Sargento
- Primeiro Sargento
- Subtenente
- Quadro de Oficiais:
- Segundo Tenente
- Primeiro Tenente
- Capitão
- Major
- Tenente Coronel
- Coronel
Como ingressar na Polícia Militar?
O Curso de Formação Profissional (CFP) é uma das etapas para quem deseja ingressar na hierarquia da Polícia Militar.
Inicialmente, o curso tem uma duração que varia de seis meses a um ano. Após a conclusão do CFP, o militar é promovido a Soldado de 1ª Classe.
Já os aspirantes a oficial passam por um CFP mais extenso, com a duração de dois a três anos, durante o qual recebem a denominação de Cadete ou Aluno-Oficial.
Ao final do curso, os aprovados na carreira de oficial são nomeados Aspirantes-a-Oficial por um período de seis meses, para somente então serem promovidos ao posto de 2º Tenente.
Durante o curso de formação, os alunos já recebem remuneração e benefícios, como auxílio-alimentação e saúde. Isso permite uma maior tranquilidade para se dedicar aos estudos aos cargos na hierarquia da Polícia Militar.
Como funciona a progressão na Polícia Militar?
Já progressão na carreira militar pode ocorrer por meio de diversos critérios estabelecidos pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais.
Os principais são: tempo de serviço, mérito e ato de bravura. Cada um desses critérios apresenta novas perspectivas para que o policial militar avance na hierarquia.
Promoção por tempo de serviço
Um dos mecanismos mais tradicionais de ascensão na carreira militar é a promoção por tempo de serviço.
Essa modalidade de promoção é automática, ou seja, não depende da abertura de vagas para a patente, mas sim do tempo de serviço prestado à corporação.
A contagem do tempo começa a partir da data de ingresso na Polícia Militar.
Vamos ver como funciona a progressão por tempo de serviço para cada quadro:
- Soldado:
- Soldado: menos de 10 anos de carreira.
- Cabo: 10 a menos de 20 anos de serviço.
- 3º Sargento: 20 a menos de 30 anos de serviço.
- 2º Sargento: 30 ou mais anos de serviço.
- Oficial:
- 1º Tenente: menos de 10 anos de carreira.
- Capitão: 10 a menos de 20 anos de serviço.
- Major: 20 a menos de 30 anos de serviço.
- Tenente-Coronel: 30 ou mais anos de serviço.
Promoção por mérito
A promoção por mérito é oferecida aos policiais militares com desempenho acima do esperado em suas habilidades.
Para ser alcançada é necessário uma avaliação de mérito rigorosa em que se analisam diversos pontos, a saber: dedicação, eficiências nas tarefas, capacidade de liderança e realização de cursos e especializações e, por fim, comprometimento com a corporação.
Esse processo é composto por análise de desempenho, entrevistas e avaliações feitas pelos superiores. Os critérios variam a depender da corporação, porém todos têm o objetivo de reconhecer aqueles profissionais que se destacam em suas funções.
Promoção por Ato de Bravura
A promoção por ato de bravura é concedida àqueles que demonstram coragem e heroísmo de maneira excepcional no exercício de suas funções.
Essa modalidade é uma forma de reconhecer e recompensar os policiais que se destacam por atitudes que vão além do cumprimento normal do dever, colocando sua própria vida em risco para proteger a sociedade ou defender os valores da corporação.
O policial militar deve praticar atos que sirvam de exemplo para os demais integrantes da corporação na hieraquia da Polícia Militar. Dessa forma, será elegível à promoção por ato de bravura.
Lembramos que ainda é preciso enviar um requerimento administrativo detalhando a ocorrência para abertura de sindicância ou investigação. Após a análise do caso, o Comandante Geral da Corporação decide sobre a bravura e o merecimento da promoção.
Por hoje é isso, pessoal!
Abraços e até a próxima.
Bárbara Rocha
Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação 🙂
ASSINE AGORA – Assinaturas
Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Fique por dentro de todos os concursos:
Concursos abertos
Concursos 2025
Fonte: Estratégia Concursos