Acesse o conteúdo completo – Como serão as cotas no Concurso Unificado?
Com a realização da 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado ainda em 2023, surgem muitas dúvidas a respeito da seleção, sendo uma delas sobre as vagas para cotas.
Muito tem se falado sobre o assunto nos últimos tempos, desde o aumento na porcentagem de vagas reservadas até a criação de novas cotas.
Mas no caso do CNU, tudo ficará na mesma. Ou seja, 20% das vagas serão reservadas para candidatos negros ou pardos e 5% para pessoas com deficiência (PcD).
Além disso, como a Lei estabelece, nos casos em que não houver candidatos cotistas aprovados, as vagas serão revertidas para ampla concorrência.
A informação foi confirmada pela Diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas, em transmissão ao vivo realizada no dia 1º de setembro.
Governo quer aumentar a quantidade de vagas para cotistas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, aliado ao Ministério da Igualdade Racial, informou que irá propor a elevação de cotas raciais, de 20% para 30%, com metade destinada a mulheres pretas.
A proposta ainda será oficializada através de um Projeto de Lei que será enviado ao Congresso nas próximas semanas.
Segunda a diretora da pasta da Igualdade Racial, Anna Venturini, o objetivo da tramitação é aumentar, o mais rápido possível, a representação racial no serviço público atual.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o Concurso Unificado, que ofertará normalmente vagas para cotas, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações CNU
Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que serão ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos