Fique por dentro – Concurso de Taquigrafia da ALE-RR

Acesse o conteúdo completo – Concurso de Taquigrafia da ALE-RR



Baixar apostila para concurso

Artigo

Confira neste artigo como foi o último concurso de Taquigrafia da ALE-RR para o cargo de Taquígrafo

Concurso para Taquígrafo da ALE-RR (Foto: ALE-RR)

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

O último concurso de Taquigrafia da ALE-RR teve seu edital lançado em 2018. Na ocasião, a organização do certame ficou por conta da  Banca FUNRIO. 

Conforme o edital, a seleção ofertou 03 vagas para o cargo de Taquígrafo, com remuneração inicial de R$ 3.218,50, para uma jornada semanal de trabalho de 40 horas.

Na oportunidade, o certame exigiu dos candidatos nível médio de formação escolar como pré-requisito de investidura no cargo.

Fique atento, pois a Banca Vunesp será a organizadora do próximo concurso da ALE-RR! Além disso, podemos dizer que, se depender do resultado do último certame, com certeza haverá oferta de vagas para o cargo de Taquígrafo neste próximo edital.  

Assim sendo, no artigo de hoje, analisaremos como foi o último concurso para o cargo de Taquígrafo da ALE-RR, e o seu incrível desfecho.

Etapas do último concurso 

De acordo com o edital de 2018, o concurso de Taquigrafia da ALE-RR se dividiu nas seguintes etapas, ambas de caráter eliminatório classificatório: 

  1. Prova Objetiva;
  2. Prova Prática de Taquigrafia. 

Na etapa da Prova Objetiva, valendo no máximo 110 pontos, os candidatos realizaram uma prova composta por 50 questões, distribuídas conforme a tabela abaixo:

Em síntese, foram aprovados para a próxima etapa do concurso todos os candidatos que obtiveram as pontuações mínimas exigidas nos conteúdos elencados.

Já na etapa da Prova Prática de Taquigrafia, valendo no máximo 100 pontos, os candidatos habilitados e melhor classificados na etapa da Prova Objetiva foram desafiados a realizar um apanhamento taquigráfico

Nesse sentido, de acordo com o procedimento padrão adotado em provas dessa natureza, um texto com um total de  400 palavras foi ditado a uma velocidade constante de 80 palavras por minuto, com duração de 5 minutos, e, em seguida, o candidato teve que transcrever a tradução das notas taquigráficas em um processador de textos.

A correção da prova  se efetuou com base no texto digitado e conforme os seguintes critérios:

Em suma, nesta fase do concurso, foram aprovados somente os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 60 pontos.

Resultado final de aprovados

Finalmente, após a realização das etapas da prova para o cargo, a ALE-RR divulgou em seu Portal da Transparência o resultado final de aprovados para as vagas de Taquígrafo.

E dos 24 convocados para realizar a Prova Prática de Apanhamento Taquigráfico, um total de 00 (ZERO) candidatos foram aprovados. Pasmem! É isso mesmo o que você leu.

Reflexão e Dica para o próximo concurso de Taquigrafia da ALE-RR

Pessoal, este foi o incrível desfecho do último certame para o cargo de Taquígrafo da ALE-RR.

Muito se fala sobre o fim da Taquigrafia, mas, será mesmo que a Taquigrafia está acabando ou será que a desinformação está impedindo as pessoas de se desenvolverem na profissão?

Este tipo de situação é mais comum do que se imagina. De modo geral, os editais para a especialidade de Taquigrafia abordam os aspectos que dizem respeito à prova prática de apanhamento taquigráfico de maneira extremamente superficial

O candidato desavisado lê o edital bem “por cima”, faz a sua inscrição para o cargo e deixa para buscar entendimento sobre o que é Taquigrafia somente após a sua aprovação na primeira etapa do certame. 

Desse modo, acaba frustrado, pois percebe que neste curto espaço de tempo entre o dia da convocação para a Prova Prática de Taquigrafia e o dia da sua realização, será muito difícil (para não dizer impossível) atingir a velocidade taquigráfica necessária para lograr êxito na etapa.  

Portanto, não faça isso! Não deixe para começar a praticar Taquigrafia somente quando o edital do seu concursoestiver aberto. Comece agora mesmo, pois aprender um Método Taquigráfico demanda tempo e dedicação. 

Assim sendo, busque conhecimento, pratique assiduamente e desenvolva as suas habilidades Taquigráficas. Ou seja, pratique um pouco a cada dia, pois, com certeza, a sua dedicação te levará ao resultado almejado, que é a sua aprovação.

Então, é isso! Chegamos ao fim da nossa análise sobre o incrível desfecho do último concurso de Taquigrafia da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima para o cargo de Taquígrafo. Espero que tenham gostado.

Você tem interesse pela área?

Pois saiba que você também pode colocar outros certames no seu radar! Acompanhe como foram as provas de outros concursos para a especialidade:

1. Taquigrafia da Câmara do Rio Branco: como foi o último concurso para a área?

2. Taquigrafia: saiba como foi o último concurso da ALE-RO

Além disso, está em iminência um novo concurso da Câmara dos Deputados, com oportunidades para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Registro e Redação (antigo Taquígrafo Legislativo), com iniciais de  até R$ 26.136,43.

Caso queira se preparar para chegar competitivo em qualquer prova desta área, invista nos cursos da área de Taquigrafia  do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – Concurso de Taquigrafia da ALE-RR



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile