Acesse o conteúdo completo – Concurso Sefaz SE: veja os recursos de Auditor Fiscal
As provas objetivas do concurso Sefaz SE foram aplicadas no último domingo (29) e aqui você confere o gabarito extraoficial para Auditor Fiscal Tributário (Tecnologia da Informação – TI).
Com isso, pensando sempre em ajudá-los, nosso time de professores preparou quais questões são passíveis de recursos. Basta conferir abaixo:
Disciplina: Português
Questão 04
Embora seja útil para economistas, o economês pode parecer um código fechado para quem não faz parte desse mundo. Mas isso não deveria ser assim! Afinal, os fenômenos econômicos também afetam a vida dessas pessoas.
A respeito das relações coesivas no terceiro parágrafo do texto CG1A1, assinale a opção correta.
- A) A expressão “dessas pessoas” é empregada em referência tanto aos economistas quanto à sociedade em geral, que é afetada pelos fenômenos econômicos.
- B) O termo “Afinal” introduz uma explicação.
- C) O termo “assim” tem valor comparativo.
- D) A expressão “desse mundo” refere-se ao economês.
- E) O termo “isso” remete à utilidade do economês apenas para os economistas.
GABARITO OFICIAL: B
Primeiramente, “Afinal” não indica “explicação”, indica tempo ou conclusão. “Afinal” significa “no final das contas”, “enfim”, empregado na conclusão de raciocínios.
Note que não há previsão de essa palavra indicar explicação. O dicionário Caldas Aulete compra isso:

O Dicionário Michaelis estabelece também sentido de tempo ou conclusão.

O sentido de conclusão, de “no fim das contas” foi exatamente o uso no texto;
Embora seja útil para economistas, o economês pode parecer um código fechado para quem não faz parte desse mundo. Mas isso não deveria ser assim! Afinal/No fim das contas, os fenômenos econômicos também afetam a vida dessas pessoas.
Então, o gabarito na alternativa B contraria diretamente o sentido expresso pelos dicionários consagrados da nossa língua.
Além disso, a alternativa D encontra respaldo no texto:
Embora seja útil para economistas, o economês pode parecer um código fechado para quem não faz parte desse mundo. Mas isso não deveria ser assim! Afinal, os fenômenos econômicos também afetam a vida dessas pessoas.
Se o economês é o jargão dos economistas, as pessoas que não fazem parte desse mundo se referem às pessoas que não fazem parte desse universo econômico, no qual se emprega o economês, em suma, ao mundo dos economistas.
É coerente com o texto pensar que o sentido é não fazer parte desse mundo técnico. Caso contrário, o próprio termo “desse mundo” ficaria sem referente no texto. O referente é uma ideia, não é exatamente o termo isolado “economês”. O “economês” remete ao mundo econômico, do qual as pessoas não fazem parte.
Assim, argumentamos para alteração do gabarito para a letra D.
Saiba mais: Concurso Sefaz SE 2025
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Fonte: Estratégia Concursos