Fique por dentro – confira as possibilidades de recursos

Acesse o conteúdo completo – confira as possibilidades de recursos



Baixar apostila para concurso

Quer interpor recursos contra o gabarito do concurso SERPRO? Confira as possibilidades neste artigo!

O concurso SERPRO teve suas provas aplicadas no último domingo, 23 de julho. Com isso, já foram divulgados os gabaritos preliminares da etapa. 

Pretende interpor recurso para o concurso do Serviço Federal de Processamento de Dados? Todo o processo deve ser realizado até o dia 27 de julho, através do site do Cebraspe.

E para te ajudar, nossos professores analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo:

Concurso SERPRO: recursos de Português

Olá, pessoal. Tudo tranquilo?

Como previsto no vídeo de correção, a banca deu como certos dois itens que, rigorosamente, estão errados. Eu já tinha avisado que a intenção do examinador era fazer o item “certo”, mas vamos fundamentar aqui os erros.

Vou deixar aqui a explicação resumida, pois vocês naturalmente têm acesso às provas e aos textos. Recomendo também assistir à correção, pois já deixamos o recurso “pronto” lá.

Questão 5: Os sentidos do texto e a sua correção gramatical seriam preservados caso o primeiro período do terceiro parágrafo fosse reescrito da seguinte forma: Confinado em seu quarto, correu para a janela depois do beijo de boa noite de sua mãe e ali, vigia do réveillon, ficou.

Gabarito preliminar: Certo.

Gabarito pretendido: Errado.

A explicação é bem simples: o adjunto adverbial “depois do beijo de boa noite de sua mãe” deveria ser marcado por vírgulas, por ser de grande extensão. Além disso, ele está coordenado a outro, o “para a janela”, termo que também é adjunto adverbial. Então, deveriam ser separados por vírgula.

No texto original, não estava separado, então a banca ignorou esse fato. Contudo, ao falar de “correção gramatical”, deveria ter observado a pontuação.

Questão 12: Segundo o texto, Tesla apresentou sua invenção, o primeiro sistema de controle remoto via ondas de rádio, na Feira Electrical Exhibition, em 1898.

Gabarito preliminar: Certo.

Gabarito pretendido: Errado.

A informação central do texto é que Tesla apresentou um “sistema inteligente” que respondia a comandos por voz. Mas o próprio texto diz que apresentou um truque, ele não revelou que era um sistema de controle remoto via ondas de rádio.

Como podemos dizer que apresentou o sistema de controle remoto, se ele disse que era um sistema por comandos vocais e não revelou a verdadeira tecnologia?

Ele não mencionou sequer o sistema de ondas, apresentou um truque, sem revelar o segredo.

Isso, inclusive, está confirmado pela questão seguinte:

13: Entende-se da leitura do texto que o “sistema inteligente” ao qual Tesla se referiu era (na verdade) o sistema de controle remoto via ondas de rádio.

Portanto, o item está incorreto. Ele não apresentou o sistema de controle via rádio, apresentou um truque, com uma explicação falsa.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – confira as possibilidades de recursos



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com