Acesse o conteúdo completo – Confira as sugestões de recursos para a PND
As provas objetivas do concurso da Prova Nacional Docente (PND) foram aplicadas no último domingo (26/10) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de pedagogo.
Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!
Prova 1: Questão 15
Prova 2: Questão 22
Prova 3 : Questão 19
Prova 4: Questão 30
Questão 19 — Gabarito Preliminar: Letra A
Pedido de Alteração para: Letra B
Solicito a troca de gabarito da questão da prova da letra A para a letra B.
A alternativa A não expressa adequadamente o enfoque da Educação Ambiental Crítica, pois afirmar que as ações “normalizam o consumo e o acúmulo de bens como origem da produção dos resíduos” é incorreto: em nenhum momento o enunciado indica que os estudantes reforçaram práticas consumistas ou acríticas.
Pelo contrário, o texto evidencia propostas participativas, dialógicas e transformadoras, que buscam refletir sobre o descarte e promover práticas de conscientização social — elementos centrais da vertente crítica.
De acordo com Guimarães (2004) e Loureiro (2004), a Educação Ambiental Crítica:
“propõe a superação da visão conservacionista e individualista, estimulando a reflexão sobre as causas sociais e econômicas da degradação ambiental e promovendo processos de conscientização coletiva.”
As ações descritas na questão — como o diálogo com catadores, o envolvimento de movimentos sociais e a formação de famílias em torno da separação do lixo — expressam engajamento social e valorização de saberes populares, o que se alinha aos princípios de uma educação ambiental emancipatória e crítica, e não à normalização do consumo.
Já a alternativa B reconhece que tais práticas proporcionam uma mudança comportamental e de consciência em relação ao descarte de resíduos, o que condiz com o movimento inicial da Educação Ambiental Crítica, que busca formar sujeitos reflexivos e participativos, ainda que em um nível prático-comportamental.
Portanto, a opção mais coerente com os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Ambiental Crítica é a letra B, visto que:
- Promove mudança de atitudes coletivas com base em reflexão e diálogo;
- Não reforça o consumo, mas sim a conscientização social e ambiental;
- Representa uma ação educativa transformadora e participativa.
Referências que sustentam o recurso:
- GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: da prática pedagógica à política educacional. Papirus, 2004.
- LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica. Cortez, 2004.
- JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, 2003.
Quer saber mais detalhes sobre o concurso PND além das principais dúvidas tiradas neste artigo? Então, acesse nosso artigo na íntegra com todas as informações:
Dúvidas da PND tiradas, mas acompanhe todos os detalhes no link ao lado: Prova Nacional Docente
Agora que você conferiu sobre as principais dúvidas da PND, que tal estudar para a próxima Prova Nacional Docente?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos

