Fique por dentro – O que estudar para o próximo concurso AFT?

Acesse o conteúdo completo – O que estudar para o próximo concurso AFT?



Baixar apostila para concurso

Confira neste artigo informações sobre o que estudar para o próximo concurso AFT (Auditor Fiscal do Trabalho).

O que estudar concurso AFT

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Depois de anos de espera, o concurso AFT (Auditor Fiscal do Trabalho) finalmente foi autorizado.

Dessa maneira, o órgão já possui o aval para começar a organizar o seu concurso, o qual contemplará incríveis 900 vagas para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.

Com uma remuneração inicial de R$ 22.921,71, este será o maior concurso da área fiscal dos últimos tempos.

Dessa maneira, vamos mostrar, neste artigo, o que estudar para o próximo concurso AFT, durante o pré edital.

Preparados? Então vamos lá!

O que caiu no último concurso AFT?

O último concurso AFT teve o seu edital publicado no ano de 2013, sob a organização da banca Cespe/Cebraspe.

Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. Analisando este último certame, conseguimos ter a dimensão deste novo concurso que foi autorizado: são 9 vezes mais vagas. Chance única para os concurseiros da área.

No tocante às provas, foram aplicadas duas objetivas, com a cobrança de 220 questões, no famoso estilo Cespe certo/errado. Já a prova discursiva exigiu a resolução de 6 questões, 1 dissertação e 1 parecer técnico. Podemos notar que este foi um concurso bastante extenso e cansativo.

A prova objetiva do último concurso AFT exigiu o conhecimento nas seguintes disciplinas:

Conhecimentos Básicos (100 questões):

  • Português;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direitos Humanos;
  • Administração Geral e Pública;
  • Noções de Informática.

Conhecimentos Específicos (120 questões):

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Auditoria;
  • Economia do Trabalho;
  • Direito do Trabalho;
  • Seguridade Social;
  • Legislação Previdenciária;
  • Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Legislação do Trabalho;
  • Contabilidade Geral.

Mas você deve estar se perguntando: “Quantas questões foram cobradas em cada disciplina?” Bom, a resposta para esta pergunta você pode encontrar logo abaixo:

DisciplinaNº questões
Direito do Trabalho27
Português26
Direitos Humanos22
Administração Geral e Pública22
Segurança e Saúde no Trabalho21
Raciocínio Lógico15
Noções de Informática15
Contabilidade Geral15
Economia do Trabalho12
Legislação Previdenciária11
Auditoria10
Direito Constitucional7
Direito Administrativo7
Seguridade Social7
Legislação do Trabalho3

O que estudar para o próximo concurso AFT?

Pessoal, é bastante provável que o próximo concurso venha com um conteúdo programático similar ao do certame de 2013. Contudo, vale destacar que algumas disciplinas podem ser retiradas e outras incluídas. Mas as alterações devem ser pontuais.

Dessa maneira, neste primeiro momento, recomendamos que o candidato estude o conteúdo programático presente no edital do último concurso de AFT.

Bom, analisando a tabela de distribuição das questões acima, percebe-se que a disciplina de Direito do Trabalho teve a maior participação no concurso, com a exigência de 27 questões no certame. Isso corresponde a mais de 12% do total de questões. Como foram cobradas 15 disciplinas, este pode ser considerado um percentual bem considerável.

Após Direito do Trabalho, a disciplina de Português foi a que teve maior incidência no certame, com 26 questões. Desse modo, você já deve ter percebido que negligenciar esta disciplina não é uma opção.

Direitos Humanos, Administração Geral e Pública e Segurança e Saúde no Trabalho foram as próximas disciplinas mais exigidas, também com mais de 20 questões cada. Por não serem disciplinas comuns em concursos da área fiscal, elas podem ser um grande diferencial na prova. Contudo, salientamos que ainda não é certeza que estas disciplinas serão cobradas na próxima prova, ou se terão a mesma relevância do último certame.

Raciocínio Lógico, Informática e Contabilidade Geral formam o bloco das disciplinas que tiveram 15 questões cada. É provável que elas sejam cobradas novamente no próximo certame, com a alteração de informática para Tecnologia da Informação.

Por fim, as demais disciplinas tiveram incidência similar. Importante salientar, mais uma vez, que os tópicos que foram objetos de questões na última prova não necessariamente serão cobrados novamente no próximo concurso. Contudo, eles podem ser um guia sobre quais pontos são os mais cobrados.

IMPORTANTE: Perceba que há várias disciplinas relacionadas à área do Trabalho, como Direito do Trabalho, Segurança e Saúde no Trabalho, Economia do Trabalho e Legislação do Trabalho. Como o concurso é voltado para a área de auditoria do trabalho, é provável que elas sejam exigidas novamente no seu próximo certame.

Quais são os melhores cursos para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho?

Bom, pessoal! Finalizamos o nosso artigo sobre o que estudar para o próximo concurso AFT. Esperamos que vocês tenham gostado.

Vocês devem ter percebido que esta será uma grande chance para aqueles que sonham em conquistar o seu tão sonhado cargo público, uma vez que serão ofertadas incríveis 900 vagas, para um cargo com remuneração de quase R$ 23.000,00.

Assim, é importante que a sua preparação para este certame seja realizada de modo adequado eficiente, já que apesar de haver uma grande quantidade de vagas, a concorrência também será muito grande.

Dito isto, você não pode ficar de fora desta excelente oportunidade. Assim, caso queira se preparar para chegar competitivo neste concurso, invista nos cursos para o concurso AFT do Estratégia Concursos, a empresa que mais aprova em concursos públicos no Brasil. 

Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todas as disciplinas que estarão no conteúdo programático do edital do concurso de Auditor Fiscal do Trabalho.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões. 

Bons estudos a todos e até a próxima!

Quer estudar para o concurso AFT?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2023

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Fonte: Estratégia Concursos

Download disponível – O que estudar para o próximo concurso AFT?



Baixar apostila para concurso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com