Acesse o conteúdo completo – projeto básico detalha etapas do edital!
Atenção, corujas! Circulam informações nas redes sociais acerca do possível projeto básico do concurso público Sefaz DF (Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal).
Vale destacar que é possível que o projeto básico tenha sido disponibilizado no próprio Portal Nacional de Contratações, como geralmente ocorre na maioria dos certames. No entanto, o link está indisponível no momento.
No portal é possível observar que existem as opções de acessar a contratação com o Cebraspe, bem como o processo eletrônico do concurso. Veja logo abaixo:

Apesar de o link que supostamente permitiria o acesso ao projeto básico do concurso Sefaz DF estar fora do ar, a equipe do Estratégia vai te ajudar e adiantar tudo o que consta no documento!
Concurso Sefaz DF – Informações do projeto básico
O projeto básico do concurso Sefaz DF revela que as 115 vagas imediatas e as 150 oportunidades para formação de cadastro reserva no cargo de Auditor Fiscal serão distribuídas da seguinte maneira:
| Cargo | Vagas | Ampla Concorrência (AC) | Pessoa Hipo-suficiente (HS) | Pessoa Preta ou Parda (PPP) | Pessoa com Deficiência (PcD) | TOTAL: |
| Auditor-Fiscal da Receita do Distrito Federal | Imediatas e CR | 57 + 75 CR | 12 + 15 CR | 23 + 30 CR | 23 + 30 CR | 115 + 150 CR |
Já a remuneração do cargo, conforme havíamos antecipado, é de R$ 23.597,07 (contando com o reajuste de 8% que será feito a partir de janeiro de 2026).
No entanto, esse valor aumenta ainda mais quando somados os benefícios da carreira, podendo ultrapassar os R$ 30 mil!
Etapas de provas
Uma das etapas mais importantes do concurso é a fase de provas, que determinará quem são os candidatos aprovados na seleção e que ganharão a chance de assumir as vagas contempladas.
Os candidatos que se inscreverem no concurso Sefaz DF terão de enfrentar três etapas importantes, todas de caráter eliminatório. Portanto, preparo e constância nos estudos são essenciais para conquistar a aprovação.
- Etapa 1: Provas Objetivas (eliminatório e classificatório).
- Etapa 2: Provas Discursivas (eliminatório e classificatório).
- Etapa 3: Sindicância da Vida Pregressa (eliminatório).
Sob organização do Cebraspe, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas em um único domingo, com a objetiva na manhã e a discursiva no período da tarde.
- Prova Objetiva: Consistirá em itens no modelo Certo e Errado, variando entre 120 e 160 questões. A correção adota o sistema de penalização: um item errado anula um item certo.
- Prova Discursiva: Será composta por duas partes:
- Parte 1: Duas questões de até 20 linhas cada.
- Parte 2: Uma dissertação de até 60 linhas.
A prova discursiva, especificamente, será dividida em duas partes (1 e 2), da seguinte forma:
- Parte 1: será composta de 2 questões relacionadas a tema específico do cargo, de até 20 linhas cada uma;
- Parte 2: será 1 dissertação relacionada a tema específico do cargo, de até 60 linhas.
Além disso, o projeto básico do concurso Sefaz DF esclarece que serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos classificados em até 3 vezes o número de vagas ofertadas.
Ademais, é importante lembrar que a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal tem cerca de 531 cargos vagos de um total de 1.000 criados em seu quadro pessoal.
Isso significa que, apesar de contemplar 265 vagas no novo edital, há grandes chances de haver convocações de excedentes para preenchimento conforme a necessidade do órgão.
Como prova disso, vale lembrar que no último concurso foram ofertadas 120 vagas (entre imediatas e cadastro reserva), entretanto, 202 aprovados foram convocados.
Para saber TODOS os detalhes desta grande oportunidade de ingresso na carreira pública, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos sobre o concurso Sefaz DF:
SAIBA MAIS: Concurso SEFAZ DF
Cursos e assinaturas para o concurso Sefaz DF:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Fonte: Estratégia Concursos

