governadora confirma edital no segundo semestre

A publicação do edital do novo concurso PM PE (Polícia Militar do Estado do Pernambuco) deve ocorrer ainda esse ano, no  segundo semestre. A confirmação foi feita na última terça-feira, 3 de julho, pela governador Raquel Lyra, durante evento para a entrega de viaturas e coletes para a corporação. “A gente está fazendo todos os levantamentos necessários para novas nomeações e editais de concurso público. E, com o lançamento do programa Juntos Pela Segurança, que acontecerá durante este mês de julho, iniciamos esse movimento. O edital sai a partir do início desse programa e deve sair ainda neste ano”, disse.

Ao todo, a PM PE tem previsão de uma oferta de 600 vagas, segundo declaração do comandante-geral da corporação, coronel Tibério César dos Santos, em maio.

As oportunidades serão destinadas aos cargos de soldados e oficiais. Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, enquanto a exigência para oficial é de nível superior em direito. Além disso, os interessados devem possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”. As remunerações iniciais são de R$ 3.065,85para soldados e R$ 9.253,96 para oficiais.

Vale lembrar que foi sancionada, em 2022, a Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para 30 anos. Para oficial médico, a idade foi alterada para 35 anos.

Uma outra novidade para a seleção é que todas as vagas oferecidas serão para preenchimento imediato, sem previsão de formar cadastro reserva de pessoal.

Concurso PM PE: saiba como foi a última seleção

O último concurso PM PE ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 580 vagas, sendo 500 destinadas ao cargo de soldado, 60 para oficial da PM e de 20 para oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A banca organizadora foi a Upenet.

A seleção de soldado foi composta de cinco etapas:

  • provas objetivas
  • exames médicos
  • provas de aptidão física
  • avaliação psicológica
  • curso de formação profissional

A prova objetiva contou com 60 questões, da seguinte forma:

  • língua portuguesa – 15 questões
  • matemática – 10 questões
  • geografia – 10 questões
  • histórias – 10 questões
  • direitos e garantias fundamentais – 15 questões

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursosconcursos pe (pernambuco)concursos 2023provas anteriores

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile