governo anuncia grupo de trabalho para revisão de dados criminais de 2022

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou a formação de um grupo de trabalho para revisar as estatísticas criminais do ano de 2022. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26). O grupo será composto por representantes da secretaria e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, e terá um prazo máximo de 35 dias para realizar a análise dos dados do ano passado.

Essa medida surge logo após a divulgação das estatísticas criminais do estado, que ocorre mensalmente no dia 25. Esses dados abrangem roubos, estupros, furtos, homicídios e latrocínios em todo o estado sendo comparados aos do mesmo mês do ano anterior. No entanto, a revisão das estatísticas agora é motivada por possíveis inconsistências nos registros criminais referentes a abril de 2022.

No último balanço divulgado pela secretaria, referente ao mês de março, foram observados aumentos no número de homicídios, estupros, roubos e furtos em comparação ao ano anterior.

+++ Como ter prioridade na restituição do imposto de renda? Governo explica

Governo de São Paulo informou que foram identificadas inconsistências em dados criminais

A secretaria não esclareceu se a revisão está diretamente relacionada a esse aumento de casos. Em comunicado, o órgão informou que foram identificadas inconsistências em registros criminais de roubos e furtos de veículos em diferentes regiões do estado, que foram erroneamente incluídos em outros indicadores. Esses dados foram revisados e as estatísticas criminais divulgadas para abril de 2023 já refletem as correções.

Antes da revisão, os números de estupros em abril deste ano mostravam um aumento de 14,9% em relação a abril de 2022. Após a correção, o número de casos de estupro em abril do ano passado passou de 980 para 1.013 ocorrências, resultando em uma variação de 11,2% em comparação a abril deste ano.

Em relação aos furtos, o total registrado em abril deste ano foi de 45.232 ocorrências, uma queda de 3,7% em relação a abril de 2022, após a correção. Antes da revisão, os dados indicavam um aumento de 1,1% nos furtos.

No caso dos roubos, houve uma queda de 10,4% em relação a abril de 2022 corrigido, totalizando 18.343 ocorrências. Os números de latrocínios (roubo seguido de morte) não sofreram alterações, permanecendo em 16 ocorrências.

Os números de homicídios dolosos também não foram alterados, passando de 230 casos em abril de 2022 para 226 casos em abril deste ano, uma variação de 1,7%.

Veja tabela com os dados divulgados: 

Arte/SSP-SP
Arte/SSP-SP

*Com informações da Agência Brasil

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile