De acordo com um estudo realizado pela Fundação Seade, o Estado de São Paulo registrou um aumento de 0,4% no número de empregos CLT’s formais, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, em abril deste ano em relação ao mês anterior.
O estudo revela que foram gerados 55 mil novos postos de trabalho no período, totalizando 190 mil vagas criadas nos quatro primeiros meses do ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os setores que apresentaram variação positiva foram:
- agricultura (1,1%);
- construção (0,9%);
- serviços (0,4%);
- indústria (0,4%); e
- comércio (0,3%).
Em números absolutos, os empregos foram distribuídos da seguinte forma: agricultura, pecuária e pesca (3.716); indústria (9.339); construção (6.686); comércio (7.425); e serviços (27.744). Dentre os serviços, merece destaque os segmentos de transporte, armazenagem e correio, com 8 mil empregos, e saúde humana e serviços sociais, com 6 mil empregos.
Empregos CLT’s por região
Analisando a distribuição dos empregos por regiões administrativas, observou-se que a capital paulista liderou com o maior saldo de emprego, totalizando 12.310 vagas. Em seguida, aparecem:
- Região Administrativa de Campinas, com 11.585 empregos;
- Região Metropolitana de São Paulo e a Região Metropolitana de São Paulo – Macro São Paulo (RMSP-MSP), com 8.222 vagas;
- Região Administrativa de Sorocaba, com 4.394 empregos;
- Região Administrativa de Bauru, com 3.700 empregos; e
- Região Administrativa de São José dos Campos, com 2.944 empregos.
Para obter mais informações e acessar os dados detalhados sobre as regiões e municípios, os interessados podem consultar a íntegra da pesquisa no site oficial da Fundação Seade (https://trabalho.seade.gov.br/).
Saiba mais sobre a Seade
A Fundação Seade, Sistema Estadual de Análise de Dados, é reconhecida nacionalmente há mais de 40 anos pela produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.
Seus principais produtos incluem o Seade SP Economia, com análises setoriais da economia paulista, o SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento em São Paulo e suas regiões, e o Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em determinada região e período.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil